Nova pintura da Mercedes-Benz será capaz de recarregar carros elétricos
Ler resumo da notícia
A Mercedes-Benz anunciou que está trabalhando em uma "pintura solar", que poderá dar a veículos elétricos mais autonomia.
De acordo com a marca alemã, a pintura, quando for lançada comercialmente nos respectivos automóveis, deverá oferecer cerca de 40 km extras por dia em condições ideais - ou seja, em dias ensolarados.
O que aconteceu
Visando aumentar o alcance de veículos elétricos, a Mercedes está desenvolvendo uma solução inteligente. Chamada de "pintura solar", ela será aplicada em veículos elétricos, trazendo um revestimento fotovoltaico por baixo que gera energia e pesa aproximadamente 50 g por metro quadrado.
A tinta - que pode ser de qualquer cor - permite que 94% da energia solar passe para o revestimento. A eletricidade obtida então é armazenada na bateria do sistema elétrico de propulsão.
A Mercedes-Benz estima que a carga adicional gerada pela pintura fotovoltaica será suficiente para gerar mais de 14 mil km de autonomia por ano.
Esses dados foram contabilizados "em condições ideais" por meio de testes em Pequim (China). A Mercedes destaca que a nova tecnologia não substituirá uma recarga normal - apenas irá complementá-la.
A marca também está em fase de pesquisas para desenvolver um "freio inovador e mais sustentável". Os alemães dizem que esse novo freio, além de não enferrujar e de não perder a eficiência sob altas cargas, "quase não se desgasta e praticamente não requer manutenção".
Além disso, a Mercedes está trabalhando com a Universidade de Waterloo, no Canadá, em computação visando aprimorar os sistemas autônomos de seus carros. A intenção é "tornar os cálculos de inteligência artificial significativamente mais rápidos e eficientes em termos de energia".
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Arthur Eduardo Freitas Heinrich
O Sol atinge sua maior radiação quando incide perpendicularmente. Se estimarmos a área de pintura sobre o veículo em cerca de 4 M2, a energia recebida do Sol em momento de pico será de aproximadamente 5 KW. Cerca de 15% pode ser convertido em eletricidade, resultando em 750 W. Se considerarmos 12 h de Sol com uma absorção média de 300 W, da quase 13 MJ por dia, no máximo. Que seriam suficientes para rodar até 26 Km, segundo a estatística milagrosa dos veículos chineses. Dá pouco mais de 9 mil Km/ano, se todos os dias fossem ensolarados e deixássemos o veículo no Sol o dia todo. Na prática, acho que não vai passar de 1000 Km por ano, mas já é alguma coisa. Dá para percorrer essa distância com cerca de 55 L de gasolina. Será que o custo dessa tecnologia vai custar menos de R$ 300/ano?
Jose Valdemir Pintor
CARRO ELETRICO , NAO TEM ONDE CARREGAR NAS ESTRADAS, ENTAO COMO FAZER, EMPURRA ATE ENCONTRAR UM CARREGADOR RAPIDO
Jose Valdemir Pintor
CARRO ELETRICO , NAO TEM ONDE CARREGAR NAS ESTRADAS, ENTAO COMO FAZER, EMPURRA ATE ENCONTRAR UM CARREGADOR RAPIDO