Salão de Xangai: GWM revela SUVs e confirma no Brasil picape rival da Hilux

Nesta edição especial do Carona, o apresentador Jorge Moraes desembarca na China para mostrar os principais lançamentos do Salão de Xangai, o maior evento automotivo do mundo.

Em 2025, o evento tem um apelo especial, pois várias montadoras chinesas estão prestes a iniciar operações no Brasil, juntando-se a marcas já estabelecidas em nosso país, como BYD, GWM, Caoa Chery e Omoda Jaecoo.

GWM vai lançar e produzir no Brasil família de picapes médias Poer em versões diesel e híbrida a gasolina
GWM vai lançar e produzir no Brasil família de picapes médias Poer em versões diesel e híbrida a gasolina Imagem: Daniel Neves/UOL

Prestes a iniciar produção de veículos nas antigas instalações da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior paulista, a GWM apresentou em Xangai novos modelos da família de SUVs urbanos Haval e confirmou a produção brasileira da picape Poer, em versões a diesel e híbrida plug-in.

A Poer chegará ao Brasil a partir no segundo semestre deste ano inicialmente importada e com motorização a diesel. Também haverá uma opção híbrida plug-in com propulsor a gasolina.

Além dos motores diferentes, as duas configurações terão visual, equipamentos e posicionamento de preço distintos.

Marcas de outros países também se fazem presentes no salão, como a Nissan. No estande da marca japonesa, a principal atração é a novíssima Frontier, que exibe visual bem diferente e tecnologia híbrida plug-in. Será lançada no Brasil, importada do México.

Nova Nissan Frontier traz dianteira imponente cheia de LEDS e propulsão híbrida plug-in
Nova Nissan Frontier traz dianteira imponente cheia de LEDS e propulsão híbrida plug-in Imagem: Jorge Moraes/UOL

Moraes também apresenta uma prévia da nova Volkswagen Amarok ao mostrar a Saic Maxus, picape chinesa que servirá como base para o desenvolvimento da próxima geração do utilitário da Volks - com estreia marcada para 2027, mantendo a produção na Argentina.

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Prestes a iniciar produção de veículos nas antigas instalações da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior paulista, a GWM apresentou em Xangai novos modelos da família de SUVs urbanos Haval e confirmou a produção local da picape Poer, em versões a diesel e híbrida plug-in.

Perto de ser lançada no Brasil, nova Chevrolet Captiva se chama Wulling Starlight S no mercado chinês
Perto de ser lançada no Brasil, nova Chevrolet Captiva se chama Wulling Starlight S no mercado chinês Imagem: Daniel Neves/UOL

Por sua vez, os novos modelos 100% elétricos que a GM irá lançar no mercado brasileiro em 2025 também deram as caras no salão, trazendo emblemas com os quais são vendidos na China, de onde virão importados, porém com a gravatinha da Chevrolet: os SUVs Captiva e Spark EUV.

No evento, Jorge Moraes também conversa com Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD para o Brasil. O executivo revela o que já tem sido especulado: a BYD, que está finalizando sua fábrica em Camaçari (BA), está desenvolvendo uma picape inédita, menor do que a Shark, que terá produção na Bahia.

Sucesso de vendas no Brasil, compacto elétrico BYD Dolphin exibe visual reestilizado na China
Sucesso de vendas no Brasil, compacto elétrico BYD Dolphin exibe visual reestilizado na China Imagem: Reprodução

A BYD também levou para o evento as reestilizações de dois modelos elétricos já comercializados no Brasil - Song Pro e Dolphin - e exibiu o SUV híbrido 4x4 Denza 5, que em breve vai estrear em nosso mercado, importado.

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Já a Omoda Jaecoo, cujas operações no Brasil acabam de começar, levou a Xangai modelos como o crossover híbrido C5 - modelo que está programado para comercialização em nosso país.

Elétrico e com porte de Compass, B10 será um dos 2 primeiros modelos da Leapmotor no mercado brasileiro
Elétrico e com porte de Compass, B10 será um dos 2 primeiros modelos da Leapmotor no mercado brasileiro Imagem: Jorge Moraes/UOL

Moraes mostra, ainda, os SUVs elétricos C10 e B10 da Leapmotor - fabricante chinesa controlada pela Stellantis que estreia no Brasil no segundo semestre, trazendo rede de concessionárias própria, avançadas tecnologias de condução semiautônoma e acabamento caprichado.

O C10 tem porte semelhante ao do Jeep Commander, medindo 4,74 m de comprimento, e autonomia superior a 530 km na configuração mais completa, segundo o ciclo chinês. Já o B10, com 4,51 m, se compara ao Jeep Compass em tamanho e virá importado, como o C10, trazendo 218 cv de potência e alcance de até 460 km com uma carga completa da bateria.

Por fim, no quadro Fala Carona, Moraes responde a dúvidas da audiência sobre o mercado automotivo.

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