Novos SUVs elétricos da GM dão as caras na China antes de estreia no Brasil

Nesta edição especial do Carona, o apresentador Jorge Moraes desembarca na China para mostrar os principais lançamentos do Salão de Xangai, o maior evento automotivo do mundo.

Em 2025, o evento tem um apelo especial, pois várias montadoras chinesas estão prestes a iniciar operações no Brasil, juntando-se a marcas já estabelecidas em nosso país, como BYD, GWM, Caoa Chery e Omoda Jaecoo.

Dentre as muitas novidades estão os dois novos modelos 100% elétricos que a GM irá lançar no mercado brasileiro em 2025., trazendo emblemas com os quais são vendidos na China, de onde virão inicialmente importados, porém exibindo a gravatinha da Chevrolet.

Estamos falando dos SUVs Captiva e Spark EUV, que estreiam em breve no mercado brasileiro importados, com a possibilidade de produção local no futuro.

Marcas de outros países também se fazem presentes no salão, como a Nissan. No estande da marca japonesa, a principal atração é a novíssima Frontier, que exibe visual bem diferente e tecnologia híbrida plug-in. Será lançada no Brasil, importada do México.

Nova Nissan Frontier traz dianteira imponente cheia de LEDS e propulsão híbrida plug-in
Nova Nissan Frontier traz dianteira imponente cheia de LEDS e propulsão híbrida plug-in Imagem: Jorge Moraes/UOL

Moraes também apresenta uma prévia da nova Volkswagen Amarok ao mostrar a Saic Maxus, picape chinesa que servirá como base para o desenvolvimento da próxima geração do utilitário da Volks - com estreia marcada para 2027, mantendo a produção na Argentina.

Prestes a iniciar produção de veículos nas antigas instalações da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior paulista, a GWM apresentou em Xangai novos modelos da família de SUVs urbanos Haval e confirmou a produção local da picape Poer, em versões a diesel e híbrida plug-in.

Continua após a publicidade

No evento, Jorge Moraes também conversa com Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD para o Brasil. O executivo revela o que já tem sido especulado: a BYD, que está finalizando sua fábrica em Camaçari (BA), está desenvolvendo uma picape inédita, menor do que a Shark, que terá produção na Bahia.

Sucesso de vendas no Brasil, compacto elétrico BYD Dolphin exibe visual reestilizado na China
Sucesso de vendas no Brasil, compacto elétrico BYD Dolphin exibe visual reestilizado na China Imagem: Reprodução

A BYD também levou para o evento as reestilizações de dois modelos elétricos já comercializados no Brasil - Song Pro e Dolphin - e exibiu o SUV híbrido 4x4 Denza 5, que em breve vai estrear em nosso mercado, importado.

Já a Omoda Jaecoo, cujas operações no Brasil acabam de começar, levou a Xangai modelos como o crossover híbrido C5 - modelo que está programado para comercialização em nosso país.

Elétrico e com porte de Compass, B10 será um dos 2 primeiros modelos da Leapmotor no mercado brasileiro
Elétrico e com porte de Compass, B10 será um dos 2 primeiros modelos da Leapmotor no mercado brasileiro Imagem: Jorge Moraes/UOL

Moraes mostra, ainda, os SUVs elétricos C10 e B10 da Leapmotor - fabricante chinesa controlada pela Stellantis que estreia no Brasil no segundo semestre, trazendo rede de concessionárias própria, avançadas tecnologias de condução semiautônoma e acabamento caprichado.

Continua após a publicidade

O C10 tem porte semelhante ao do Jeep Commander, medindo 4,74 m de comprimento, e autonomia superior a 530 km na configuração mais completa, segundo o ciclo chinês. Já o B10, com 4,51 m, se compara ao Jeep Compass em tamanho e virá importado, como o C10, trazendo 218 cv de potência e alcance de até 460 km com uma carga completa da bateria.

Por fim, no quadro Fala Carona, Moraes responde a dúvidas da audiência sobre o mercado automotivo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.