Topo

CarnaUOL

Foco na voz e não no corpo: Luísa Sonza conta preparação para o CarnaUOL

7.fev.2020 - Luísa Sonza se apresenta neste fim de semana no CarnaUOL em São Paulo - Lucíola Vilella/UOL
7.fev.2020 - Luísa Sonza se apresenta neste fim de semana no CarnaUOL em São Paulo Imagem: Lucíola Vilella/UOL

Lola Ferreira

Colaboração para o UOL, no Rio

07/02/2020 16h00

Sábado (8) ela faz show como uma das atrações principais do CarnaUOL; na próxima semana, puxa um trio em São Paulo; e, depois, desfila na Sapucaí e faz mais uma apresentação no Camarote CarnaUOL N1: esta vai ser a maratona da cantora Luísa Sonza, 21, neste Carnaval. Um dos novos nomes de destaque da música nacional, ela se prepara para ser também um dos grandes nomes da folia. Em entrevista exclusiva ao UOL, Luísa dá detalhes do que o público pode esperar dela em fevereiro.

Para o show de amanhã, promete surpresas para o público: "Eu sempre faço show diferente. Óbvio que é a mesma estrutura, mas eu sempre mudo a proposta de cada show. Tento trazer uma experiência única todas as vezes", explica.

Cuidadosa, Luísa conta que presta atenção em cada detalhe, e que a meta é sempre entregar um espetáculo muito pessoal: "Meus fãs gostam que eu esteja presente".

No Rio, o show no Camarote CarnaUOL N1, que também será especial para a data, é no mesmo dia em que a cantora estreia em um desfile da Sapucaí. Convidada pela Grande Rio, ela confessa ansiedade para viver a noite e revela a emoção de participar de um ensaio de escola de samba pela primeira vez.

"Cresci vendo Carnaval na TV, acompanhando, e quando a Grande Rio me convidou eu achei incrível. Não via a hora de ir aos ensaios, conhecer, aprender mais sobre a escola. No ensaio eu já chorei, achei emocionante, uma energia única."

Carnaval pela TV

A relação de Luísa com o Carnaval sempre foi assim: acompanhando de longe, pela TV. Nascida em Tuparendi, cidade do interior do Rio Grande do Sul, com menos de 10 mil habitantes, o único contato que tinha com a festa era esse. Havia também os bailes no clube e as festinhas na cidade, mas ela não participava.

Porto Alegre, a cidade grande mais próxima, ficava a oito horas de distância. Ela também fez muitos shows com a banda da qual participava antes de se tornar conhecida nacionalmente, cantando em casamentos, velórios e, claro, festas de Carnaval. Por isso, foi tão emocionante a primeira vez que ela cantou em cima de um trio: foi em Salvador, com Claudia Leitte.

Ivete, Claudinha, Anitta e Ludmilla

Na Bahia ela também viveu o que elegeu como um dos momentos mais marcantes da vida e da carreira. "Salvador sempre me proporciona coisas inimagináveis. Meu primeiro Carnaval lá foi com a Claudinha e o último, ano passado, foi com Ivete, na volta dela. Eu chorava tanto que ela chorou comigo e me abraçou. Ela é minha diva master: eu amo, me inspiro, sempre sonhei estar com ela. Ainda mais cantar com ela numa volta, um momento histórico e especial para todo mundo", relembra.

Luísa também já foi convidada para cantar com Anitta, Ludmilla e outros trios no Carnaval. Este ano, pela primeira vez, ela irá comandar, junto com Matheus Carrilho e Aretuza Lovi, um trio. Será em São Paulo, no dia 16, que o bloco Sonzeira irá levar muito pop e funk para os fãs. O repertório, claro, será focado no Carnaval.

"Carnaval é um momento diferente porque todo mundo pode estar ali. Pensei em trazer pessoas que eu gosto e que eu sei que meu público gosta, então aproveitei para me divertir também", revela a cantora, que já convidou MC Zaac, Pocahontas, PK, Kelly Key e Pepita, que também será musa do Sonzeira.

Preparação com fonoaudióloga

Para aguentar a maratona, a principal preocupação de Luísa é a voz. "Hoje eu estou um pouco rouca porque às vezes o corpo não aguenta", explica. Para ela, a principal preparação tem de ser com a fonoaudióloga."

Se eu falar que estou fazendo dieta é mentira, se eu falar que estou cuidando do corpo é mentira. O que eu estou cuidando mais, que é o mais importante, minha ferramenta de trabalho, é a voz".

Intimidade com o samba

Na Sapucaí, o que chama mais a atenção é o samba na pé e a cantora promete que "vai dar o nome". Filha de uma professora de Educação Física, que também é apta para dar aula de dança em escolas, ela cresceu vendo a mãe praticando o samba, então o contato com o ritmo já existia.

Mas só com a estreia na Sapucaí é que Luísa se viu sambando em público pela primeira vez. Ainda que tenha sido aprovada pela comunidade, ela garante que irá fazer mais aulas.

"Eu vou fazer aula sim, me preparar para o desfile, para na Sapucaí dar o nome. É a Grande Rio! Já falei para o presidente: 'relaxa, vou fazer muita aula'", diverte-se.

"Boa menina"

Mesmo com a maratona, a cantora não pretende parar. Depois do Carnaval, já planeja lançar um novo trabalho, que já está sendo gravado. Uma participação já foi anunciada: o cantor Dilsinho. A junção com o pagode chamou a atenção, e Luísa avisa que realmente será um trabalho diferente de tudo que já fez.

"Estou tocando muitos projetos para este ano e o próximo, ainda não posso contar muita coisa, tudo está em processo ainda. É muita coisa nova, diferente, mas ao mesmo tempo com a mesma 'boa menina' de sempre, essa identidade que eu venho trazendo. Acho que a galera vai gostar muito do que está por vir."

Festival CarnaUOL 2020 - São Paulo
Data: sábado, 8 de fevereiro
Horário: das 12h às 23h
Local: Jockey Club, Avenida Lineu de Paula Machado, 1263
Compra de ingressos: https://www.uol.com.br/carnaval/2020/carnauol

CarnaUOL