Conteúdo publicado há 1 mês

Gabriel David assume presidência da Liesa: 'Trazer inovação ao Carnaval'

O empresário Gabriel David, 26, se tornou a pessoa mais jovem a assumir a presidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro).

O que aconteceu

Novo presidente e se comprometeu com diversidade e unir tradição com inovação. "Não podemos perder o que o ele é, mas precisamos estar antenados para trazer inovação [ao Carnaval] na parte artística e dentro da Liesa também", afirmou Gabriel David em coletiva que anunciou a nova diretoria foi apresentada em evento nesta sexta-feira (26).

Pela primeira vez, a Liesa terá mulheres em cargo de direção. Evelyn Bastos, ex-Rainha da Mangueira, assume a Direção Cultural, Natália Louise passa a comandar a Comunicação e Rafaela Bastos assume a direção de Marketing — comandada até então por Gabriel David.

Evelyn Bastos defendeu menos burocrática para aumentar a presença de crianças na Marquês de Sapucaí. "A gente precisa conversar com a liga mirim. Trazer as crianças não só para a Marques de Sapucaí, mas também para as suas quadras. Você nasce e já um time, as crianças não têm mais escolas de samba."

Gabriel David, que é filho do patrono da Beija-Flor de Nilópolis, o contraventor Anísio Abrahão, se torna o presidente mais jovem da história da Liesa. Antes de ser eleito, ele já atuava como diretor de marketing da Liesa e foi responsável pela criação da marca Rio Carnaval. Viralizou em 2021 por defender mudança dos desfiles para a Barra da Tijuca, na Zona Oeste. É casado com a atriz Giovanna Lancellotti.

Natalia Louise, Evelyn Bastos e Rafaela Bastos assumem direção da Liesa, no Rio
Natalia Louise, Evelyn Bastos e Rafaela Bastos assumem direção da Liesa, no Rio Imagem: Roberto Filho/Brazil News

Mais informação

Regulamento vai ser inteiramente discutido com o apoio dos presidentes da escola de samba. Isso vai acontecer antes do sorteio para ordem dos desfiles de 2025. "Vai ser uma decisão tomada com os 12 dirigentes das escolas de samba."

Continua após a publicidade

Sorteio para definir a ordem dos desfiles do Carnaval 2025 vai acontecer no dia 23 de maio. A data acontece mais cedo que o habitual. Ele explicou que o calendário vai ser antecipado em um mês para lançar as músicas dos sambas-enredo mais cedo, no máximo, no início de novembro. "Ter três meses para trabalhar as músicas nas plataformas de streaming."

David prometeu a criação do Museu do Carnaval e mais eventos na Cidade do Samba ao longo do ano. "Carnaval tem conteúdo em excesso, a gente tem dificuldade em como mostrar."

Presidente foi cobrado por mais diversidade entre o júri que julga o carnaval — historicamente feito por homens brancos. "Sabemos que é um problema."

Ele frisou que o Sambódromo é um equipamento da prefeitura, mas reforçou que quer torná-lo mais acessível. "Temos a necessidade de melhorar a experiência de quem vai ao Sambódromo como os banheiros. Estamos cobrando mudanças, mas nem todas competem a gente... Quero tornar o sambódromo mais acessível para as pessoas das comunidades. Isso não é fácil: mexe com a principal arrecadação das próprias escolas de samba? quero propor um estudo para o setor 1 abrigar mais pessoas ali junto do corpo de bombeiros, talvez criar mais saídas."

Deixe seu comentário

Só para assinantes