Topo

Blocos de Rua

Lambabloco resgata aulas de lambaeróbica no carnaval do Rio

Thiago Camara

Colaboração para UOL, no Rio

21/01/2020 04h00

Se o ditado diz que "quem dança é mais feliz", o Lambabloco comprovou isso na prática no último sábado, 18, em seu primeiro ensaio aberto no Rio de Janeiro, na Praça Ana Amélia, no Centro. A ideia de quatro amigas, que já faziam parte de outros blocos de carnaval na cidade, era resgatar as aulas de lambaeróbica que reinavam absolutas nas academias cariocas nos anos 90.

Na trilha sonora, os melhores hits da axé-music coreografados misturaram nostalgia e liberdade entre os foliões que curtiram um rolê que parecia uma entrada numa máquina do tempo. O evento reuniu cerca de 1.000 pessoas, segundo Rodrigo Furtado, organizador do Ensaio Aberto do Castelo, do qual o Lambabloco fez parte.

"Embora tenha tido uma adolescência bem reprimida, a lambaeróbica me permitia ser quem eu era de verdade", disse o folião Luiz Paulo Labredo. "Neste bloco é possível ser subversivo e feliz, ainda mais no contexto político de perseguição à comunidade LGBT. Aqui nos sentimos parte da sociedade", completou o funcionário público, que trazia o rosto pintado com a expressão "ele não", em referência a uma campanha realizada nas eleições de 2018 para evitar que o atual presidente chegasse ao poder.

Antes do ensaio começar os três dançarinos que ficam à frente dos músicos fizeram um alongamento, já prevendo os inúmeros músculos a serem ativados na hora e meia de música ininterrupta. E foi com o hit "Olha a Onda", do grupo carioca Tchakabum, que os trabalhos começaram. A nostalgia, porém, teve seu auge com os foliões "segurando o Tchan", "descendo na boquinha da garrafa", dançando a "Dança do Vampiro" e passando por debaixo da cordinha, nos hits de É o Tchan, Companhia do Pagode e Asa de Águia.

Os ensaios abertos têm ajudado a tornar o Lambabloco conhecido. Seu primeiro desfile no Carnaval do Rio já tem data, 16 de fevereiro, mas ainda sem local definido. As expectativas dos organizadores são as melhores. "A resposta das pessoas já é muito boa por ser um bloco diferente e por ser emocional, trazer muitas coisas à memória. Mas queremos mesmo é colocar todo mundo pra dançar", conta Mariana Poppins, produtora e instrumentista do Lambabloco.

E o bloco fez sucesso até para quem nem era nascido no auge do sucesso dessas músicas. Gabrielle Albuquerque nasceu em 1998, mas também se emocionou com os hinos dançantes vindos da Bahia. "Aprendi a dançar e a sambar com essas músicas. Minha mãe, tias e primas colocavam elas para tocar e eu aprendi a gostar. Mesmo não sendo da minha época, estou adorando esse bloco e essa vibe, afirma a jovem que dançava sincronizada com a namorada.

Para um estreante, o Lambabloco mal começou seu primeiro Carnaval e já está concorrendo com blocos mais antigos na preferência dos foliões. Como a de José Neto, dançarino profissional, que já dividiu o palco com Ivete Sangalo, e elogiou o ensaio aberto do grupo. "Não adianta ser megabloco, ser tradicional e você não poder se divertir, ficar preocupado se vai dar confusão. Isso aqui é que é Carnaval. Todo mundo na paz, sem bagunça. As pessoas vêm para curtir."

Ensaio aberto Empolga às 9 e Lambabloco

Onde: Rio Scenarium

Quando: Terça-feira, 21 de janeiro

Horário: A partir das 18h30

Quanto: R$ 20,00

Saiba mais: https://www.facebook.com/events/2494552694122930/

Ensaio aberto bloco Que pena amor convida Lambabloco

Onde: Boate Boas Intenções

Quando: Quinta-feira, 23 de janeiro

Horário: A partir das 20h

Quanto: R$ 20,00

Saiba mais: https://www.facebook.com/events/2372578482847847/

Blocos de Rua