Topo

Blocos de Rua

Spanta Neném: conheça o bloco que virou festival para 15 mil pessoas no Rio

Festival Spanta Neném acontece na Marina da Glória - Divulgação
Festival Spanta Neném acontece na Marina da Glória Imagem: Divulgação

Monique Arruda

Colaboração para o UOL, no Rio

18/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Ensaios, que aconteciam na sede de remo do Flamengo, viraram um festival na Marina da Glória
  • Entre as atrações, há shows de Luan Santana, Pitty, Djavan, Ludmilla e Luiz Caldas
  • Evento tem três palcos, loja, área de descanso e gastronomia de botecos clássicos do Rio

O Spanta Neném, um dos blocos mais tradicionais do carnaval do Rio de Janeiro, que há 18 anos desfila pela ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas, viu sua história crescer e triplicar. Os ensaios, que aconteciam na sede de remo do Flamengo e reuniam cerca de 5 mil pessoas, agora viraram um festival, que acontece nas partes interna e externa da Marina da Glória, para 15 mil foliões. Entre as atrações, há shows de Luan Santana, Pitty, Djavan, Ludmilla e Luiz Caldas, só para citar alguns.

A estrutura do evento chama atenção. São três palcos, além de espaço make com maquiadoras disponíveis; lojinha de uma marca de departamentos com a coleção de verão; espaço para carregar celulares, balanços para diversão, locais para repouso com espreguiçadeiras e cadeiras de praia e uma área gastronômica com assinatura do projeto BTC - Boteco, Tradição e Cultura, reunindo oito botecos clássicos do Rio. E, também, oito food trucks, duas food bikes, além de comida árabe, cachorro-quente, espetaria gourmet e caldo de cana. Os foliões ainda podem adquirir produtos do festival como cangas, camisas e botons na Casa Spanta. Tudo viabilizado com patrocínios e a venda de ingressos, alimentos e bebidas.

"Nosso DNA já era de festival há anos, pois os ensaios reuniam atrações bem ecléticas, mas não tínhamos o espaço e a estrutura necessários para isso. Éramos muito apegados à lagoa, ao remo, à nossa história naquele local. Quando percebemos que ele não nos permitia receber nossos foliões com a qualidade que gostaríamos, decidimos dar um passo maior e ousado de criar um festival na Marina da Glória", conta Diogo Castelão, um dos fundadores do bloco.

Rafael Cuia, um dos sócios do evento, acredita que este novo formato dos ensaios do bloco veio para ficar: "O Rio de Janeiro não tem um festival de verão grande, como tem em Salvador, por exemplo. E o Spanta veio exatamente para ser o festival de verão oficial da cidade. Max Vianna, nosso curador musical, montou um line up, bem eclético, como já acontecia. Agora viemos para democratizar o bloco de vez. Temos atrações para quem gosta de sertanejo, pagode, samba, MPB, funk, pop, rock, reggae e, claro, nosso carro-chefe, que é a bateria".

O Spanta tem três produtos artísticos: a Spantosa Bateria, que reúne os ritmistas e um carro de som com os puxadores do samba, a banda Chupeta Elétrica, e a Roda do Spanta, que recebe convidados em suas apresentações. Além disso, a Associação e Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Spanta Neném mantém há 10 anos a Escola de Artes do Spanta, no morro Santa Marta, que oferece aulas de música, artes cênicas, orientação acadêmica e psicossocial para crianças e adolescentes.

Para os foliões que querem sair atrás do bloco, ele sai dia 8 de fevereiro na ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas. Para quem quer curtir os ensaios, eles acontecem aos sábados na Marina da Glória com venda de ingressos no local e pela internet.

Confira a programação:

18 de janeiro:

Henrique & Juliano, Anavitória, Malía, Gabz, MC Rebecca, Kevin O Chris, Chupeta Elétrica, Tatau, Marcelo Mimoso, Spantosa Bateria, Netinho de Paula, Homenagem a Beth Carvalho, Roberta Sá, Moacyr Luz, Nelson Sargento, É o Tchan, Roda do Spanta, Céu na Terra, baterias da São Clemente e União da Ilha.

25 de janeiro:

Luan Santana, Belo, Pitty, Xenia França, Chupeta Elétrica, Baile Charme Show, Roda do Spanta, Dona Onete, Banda Eva, Spantosa Bateria, Orquestra Voadora e baterias da Mocidade e Vila Isabel.

01 de fevereiro:

Djavan, Ludmilla, Luiz Caldas, Gaab, Xande de Pilares, Roda do Spanta, Rael, Bloco da Favorita, Fogo e Paixão, Monarco, Spantosa Bateria e baterias do Salgueiro e Grande Rio.

08 de fevereiro:

Desfile do Spanta Neném na ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Corte do Cantagalo.

09h: desfile do Spantinha, bloco destinado às crianças

12h: desfile do Spanta Neném

Festival Spanta Neném

Onde: Marina da Glória. Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro

Horário: das 16h às 02h

Quanto: R$ 120,00

Blocos de Rua