Topo

Alto Astral


Finalmente, Saturno não está retrógrado: veja o que acontece com seu signo

Movimentação de Saturno traz novos avanços em trabalho, governo e gerenciamento do tempo - Aphelleon/iStock
Movimentação de Saturno traz novos avanços em trabalho, governo e gerenciamento do tempo Imagem: Aphelleon/iStock

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

19/09/2019 04h00

Depois de cinco meses em retrogradação, Saturno, o grande planeta professor, retoma seu movimento direto. Desde quarta-feira (18), a movimentação do astro traz novos avanços nos assuntos que ele cuida: trabalho, governo e gerenciamento do tempo. O planeta também é conhecido como o cruel senhor do carma e rege Capricórnio, signo comumente associado à responsabilidade. Portanto, temos algumas dicas do que vem por aí.

Desde o dia 29 de abril, durante seu período de retrogradação, ele nos fez refletir sobre nossas responsabilidades sociais, familiares, pessoais e econômicas, além das profissionais. Ao mesmo tempo em que é um planeta que cobra estruturação, também castiga severamente os atrasos.

Novo cenário para finanças

Se alguns aspectos estavam sendo levados em banho-maria, em um constante estado de "muita observação e pouca ação", o cenário agora é outro. Nada de insegurança sobre recursos e finanças, muito menos mal-entendidos no âmbito profissional. Portas se abrem e, até 2020, teremos a chance de concretizar o que era apenas uma ideia.

"Ele exige maestria naquilo que estamos fazendo, por isso é o momento de encararmos nossas responsabilidades e estruturar melhor o nosso tempo. A tendência é ter mais disciplina interna para poder manifestar, no mundo externo, nossas criações com solidez. Enfim, a busca por consistência começa a mostrar seus resultados", reflete a astróloga Sonia Rezende.

Reestruturação

Ao mesmo tempo em que Saturno esteve retrógrado, Júpiter e Plutão também andaram para trás.

"É sempre bom lembrar que retrogradações são comuns e partem do ponto de observação terrestre", lembra Sonia, que considera as reavaliações sociais dos últimos meses importantes para que a direção certa seja tomada de agora em diante. "Todo período de retrogradação é um período de revisão. Nos últimos meses, revisamos profundamente as nossas estruturas pessoais e também sociais."

Além de cobrar resultados, Saturno questiona nossa percepção da realidade e pede sustentação.

"Autoridades podem ter sido testadas, muitos podem ter sido desafiados a terem mais disciplina e a sociedade começou a ver alguns aspectos considerados comuns, mas que são arcaicos, ruírem", diz a astróloga.

Veja abaixo o que cada signo pode esperar dos próximos meses.

Áries

Todas as questões profissionais que estavam paradas poderão ser postas em práticas por Áries. Você terá a recompensa pelos seus esforços, mas será preciso provar sua eficiência.

Touro

Você poderá embarcar em viagens a trabalho ou a estudo. Instituições acadêmicas ou profissionais de outros lugares chamam a atenção de Touro. Abra seus horizontes!

Gêmeos

Todos os esforços que foram feitos em grupo começam a surtir efeito para Gêmeos. Aguarde recursos para fazer valer suas ideias e gerencie melhor seu tempo entre tantas tarefas.

Câncer

Alguns relacionamentos serão deixados para trás por Câncer. Outros, poderão ser firmados de maneira concreta. Você saberá quem realmente está do seu lado.

Leão

Muito trabalho para quem é de Leão. Talvez você ganhe uma promoção no trabalho ou tenha que se responsabilizar pela ausência de outros.

Virgem

Coloque tudo em prática de uma maneira sistemática, como quem é de Virgem gosta. É a hora de arregaçar as mangas e trocar as horas de lazer pelo trabalho. Foco no futuro!

Libra

Em primeiro lugar, cuide da saúde. Depois, da administração de imóveis e da família. E não desanime, toda essa responsabilidade só é direcionada a quem tem capacidade de bancar, como você, de Libra.

Escorpião

Escorpião, é um momento de ampliar sua intelectualidade. Que tal fazer novos cursos ou se lançar em novas atividades profissionais? Tenha mais objetividade com suas vontades.

Sagitário

Tenha juízo com seu dinheiro. Os projetos que você estava planejando começarão a fluir, mas será preciso conter gastos. É hora de quem é de Sagitário focar nos seus talentos.

Capricórnio

Cuidado para não exigir mais responsabilidade do que é possível, sua ou dos outros. Reveja erros e acertos, Capricórnio, para focar apenas no que dá resultados.

Aquário

Tudo que parecia muito misterioso ou obscuro vem à tona para Aquário e é preciso tomar cuidado com atitudes duvidosas. Seus esforços começarão a mostrar resultado na prática.

Peixes

Se aproxime de pessoas com a mesma vibe que a sua e aprenda com os mais velhos. Quem é de Peixes poderá descobrir novas maneiras de ter prazer junto com as responsabilidades.

Alto Astral