Topo

Horóscopo do amor: sinastria sobrepõe mapas para achar signos que combinam

De Universa, em São Paulo

18/07/2023 04h00

A astrologia conta com um recurso chamado sinastria, uma ferramenta para verificar o grau de compatibilidade em uma relação entre dois indivíduos. Para isso, o mapa astral de uma das pessoas é projetado sobre o da outra, como se se colocasse um mapa em cima do outro.

"É possível entender mais a fundo sobre as potencialidades e desafios dessa relação, trazer consciência, iluminar, facilitar e, assim, verificar quais qualidades que complementam as do outro, e em que ambos têm capacidade de despertar as potencialidades latentes um do outro", explica Paola Vieira, astróloga especialista em astrocartografia.

Oposto complementar

Outra forma de encontrar signos com afinidades entre si é analisando qual o seu oposto complementar. Ou seja, aquele que está a 180º na sua roda astrológica e que será de um elemento oposto ao seu.

Qual o elemento do meu signo?

Terra: Touro, Virgem e Capricórnio
Fogo: Áries, Leão e Sagitário
Água: Câncer, Escorpião e Peixes
Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Quais são os signos complementares?

Áries + Libra

O nativo de Áries é conhecido por ser cabeça dura, e toda a impulsividade deste signo às vezes precisa de um pouquinho de equilíbrio. Equilíbrio, inclusive, é a palavra que representa a busca incessante dos librianos, que pensam muito nos outros e nas consequências de tudo que é feito. Por isso, nativos de Libra podem perfeitamente ensinar um ariano a ponderar mais seus impulsos e controlar a agressividade. Por outro lado, existe uma dificuldade de os librianos tomarem decisões e perder o medo de agir, que vai ser um grande ensinamento dos arianos.

Touro + Escorpião

Está aí: dois signos que gostam de uma sensualidade. Enquanto os nascidos sob Escorpião possuem inclinação à possessividade e uma intensidade mais forte que os taurinos, os nativos de Touro pedem um pouco mais de calma e estabilidade. Escorpianos vão ser desafiados a provar lealdade e deixar o sentimento de vingança de lado, já que os nativos de Touro precisam se sentir seguros dentro de uma relação, seja ela de amor ou amizade.

Gêmeos + Sagitário

A versatilidade geminiana interessa muito aos nativos de Sagitário, que têm como principal ideal de vida a liberdade. Essa busca por se libertar de padrões pode trazer inflexibilidade aos sagitarianos, o que resulta em um comportamento mandão e até mesmo sarcástico. Para o signo de Gêmeos, expandir as possibilidades é uma atitude natural e pode conquistar os sagitarianos. Quando conseguem encontrar o equilíbrio juntos, a tendência é uma comunicação leve e fluída.

Câncer + Capricórnio

Um é mais sentimental, enquanto o outro é mais prático. Esse é o segredo do equilíbrio! Com fama de metódico, os capricornianos podem trazer mais segurança e amadurecimento para os nativos de Câncer, que por sua vez podem fazer os nativos de Capricórnio abrirem o coração e se entregarem aos sentimentos. É muito provável que haja irritação de ambas as partes envolvidas nessa relação, o importante é lembrar que, sim, são temperamentos diferentes, mas que se complementam para a evolução individual de cada um.

Aquário + Leão

Nascidos sob Leão gostam de aparecer, enquanto os aquarianos detestam qualquer tipo de gabação alheia. Esse é o maior desafio da relação. Porém, das diferenças pode nascer um diálogo honesto, com debates calorosos sobre os mais diversos assuntos e um after pra lá de quente nos lençóis. É importante manter todas as ideias sempre às claras, isso vai fazer com que os nativos de Aquário se inspirem na dinâmica de pensamento dos leoninos, que por sua vez podem aprender a ser mais altruístas e pensar não só em si, mas no todo.

Virgem + Peixes

Virginianos geralmente têm necessidade de organizar tudo em compartimentos, ainda que eles sejam mentais. Enquanto isso, os nativos do signo de Peixes costumam ser mais emotivos e sonhadores. Essa equação tem tudo para dar errado: o virginiano pode se sentir cansado por todas as "viagens" dos piscianos, enquanto eles podem automaticamente se afastar do parceiro de Virgem ao menor sinal de controle. O segredo dessa relação é, para virginianos, aprender a silenciar um pouco a mente racional. Para os piscianos, entender que compartilhar do seu mundo interno com o parceiro é extremamente importante.

A dança dos elementos

É importante lembrar que não somente o signo solar deve ser levado em consideração. "Os principais pontos são o signo solar, a Lua, Vênus, a casa 5 (que diz muito sobre a criatividade, lazer, filhos, romance, diversão) e casa 7 (que fala sobre relacionamentos, casamento, parcerias, sociedades)", analisa o astrólogo Cristhopher Stoievsky.

Paola alerta que a visão geral (comparação somente dos signos solares) pode mudar quando os outros fatores são analisados, uma vez que os aspectos dos planetas podem mostrar também incompatibilidades.

Levando isso em conta, eis aqui as principais combinações entre os signos solares e os elementos da natureza (água, fogo, ar e água). As características de cada combinação foram analisadas pelos astrólogos acima.

Signos de Água com Signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes)

Esses signos, quando se relacionam entre si, tendem a ter um relacionamento altamente emocional e guiado pela intuição. Eles sabem o que fazer para satisfazer as necessidades dos outros e até mesmo antecipar suas reações.

O desafio aqui é que os signos de água são conhecidos por serem introspectivos e excessivamente sensíveis, portanto, pode haver eventuais oscilações de humor, ou o resultado pode ser o ressentimento mútuo.

Signos de Água com Signos de Terra (Câncer, Escorpião e Peixes x Touro, Virgem e Capricórnio)

Os signos de Terra tendem a ser mais reativos ao invés de acolhedores, portanto, é preciso encontrar um incentivo vital para a ação.

A frieza da pessoa de signo de Terra muitas vezes a torna incapaz de compreender o lado introspectivo dos signos de Água, que são mais cautelosos. O que torna as relações onde é necessário compreensão e adaptação um ao outro.

Signos de Água com Signos de Fogo (Câncer, Escorpião e Peixes x Áries, Leão e Sagitário)

Os signos de Fogo tendem a exteriorizar suas emoções, enquanto os de Água, expressam menos os seus sentimentos ou até mesmo os escondem. Por isso, qualquer tensão emocional pode ser delicada e, caso chegue a um ápice, a energia, autoconfiança e coragem dos signos de Fogo podem intimidar a sensibilidade dos signos de Água.

Nestes relacionamentos é preciso que pessoas dos signos de Fogo tenham mais paciência com a vulnerabilidade da Água, enquanto signos de Água desapeguem um pouco do instinto de conservação e apego.

Signos de Água com Signos de Ar (Câncer, Escorpião e Peixes x Gêmeos, Libra e Aquário)

Os signos de Ar são mais racionais e práticos, enquanto os de Água tendem a ser movidos pela emoção.

Aqui, as pessoas dos signos de Ar devem tentar não "zombar" das fantasias ilógicas do parceiro de Água, e os nativos de Água devem tentar compreender que o sentimento não-guiado pela razão pode facilmente degenerar num sentimentalismo piegas, tomando-se o seu próprio pior inimigo.

Signos de Fogo com Signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário)

Ambos podem se ver, de certa forma, refletidos um no outro. A energia do fogo inclina para a busca do Eu, verdade interior e desenvolvimento pessoal, portanto, os desejos podem ser conflitantes se um companheiro não estiver preparado para ceder à liderança e vontades do outro.

Contudo, quando duas pessoas de Fogo são capazes de se unir para atingir um objetivo em comum, as possibilidades de iniciativas criativas e de ação são consideráveis.
Nestes relacionamentos não faltam energia, mas é preciso cuidar para não extinguir o Fogo um do outro.

Signos de Fogo com Signos de Terra (Áries, Leão e Sagitário x Touro, Virgem e Capricórnio)

Os signos de Fogo tendem a ser mais expressivos, alegres e entusiastas, enquanto os nativos de Terra se preocupam em estabelecer bases sólidas, racionalizar de maneira prática e avaliar o que é palpável.

Aqui, o conservadorismo da Terra pode entrar em desacordo com os instintos pioneiros do Fogo; e por sua vez, o desejo de Terra de analisar e testar tudo talvez faça os nativos de Fogo se ressintam do seu julgamento ter sido colocado em dúvida.

Signos de Fogo com Signos de Ar (Áries, Leão e Sagitário x Gêmeos, Libra e Aquário)

Os signos de Ar podem fomentar ideias em seus parceiros de Fogo, o que aumenta o entusiasmo, apesar de existir o risco desse relacionamento se tornar instável.

Para que essa relação prospere, os nativos de Fogo precisam instigar os nativos de Ar a serem mais objetivos, mostrando como transformar ideias em ação. Já os signos de Ar podem precisar apelar para a lógica e a frieza racional para acalmar o entusiasmo dos signos de Fogo quando estes parecem distantes do bom senso e da razão.

Signos de Ar com Signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário)

Ambos tendem a ser altamente sociáveis, e, se os compromissos sociais não forem os mesmos, pode haver o risco de se verem pouco. Podem passar mais tempo debatendo os prós e contras de uma situação, do que colocando efetivamente seus planos em ação.

É preciso atenção de ambos para não se tornarem envolvidos demais em assuntos abstratos ou questões teóricas, não direcionando tempo e energia para assuntos práticos e até mais emocionais. Além disso, esse relacionamento precisa de embasamento e gostos intelectuais em comum, caso contrário, a impaciência de cada parceiro só aumenta o nervosismo do outro.

Signos de Ar com Signos de Terra (Gêmeos, Libra e Aquário x Touro, Virgem e Capricórnio)

Os signos de Terra são mais centrados para as realidades práticas da vida, nem sempre apreciando a intelectualidade e a capacidade imaginativa dos signos de Ar. Enquanto isso, os signos de Ar não gostam de métodos lentos, tradicionais e potencialmente limitadores dos signos de Terra.

Portanto, aqui, os signos de Ar precisam entender, com os de Terra, que a realidade e segurança palpável são necessárias para lidar com ideias e aspirações idealistas. Já os signos de Terra precisam se desafiar a admitir que a vida não consiste apenas de experiências seguras e comedidas no plano material, é necessário trocar ideias, comunicar e idealizar mais suas convicções pessoais.

Signos de Terra com Signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio)

Essa parceria tende a resultar em respeito mútuo através do bom senso e praticidade um do outro, mas também tende a ser um relacionamento carente de aventura, criatividade e elementos de novidade.

O ponto alto desse relacionamento é a confiabilidade e as excelentes qualidades de ambição, que fornecem satisfação mútua para ambos. Normalmente, signos de Terra são bastante ligados às suas carreiras e à matéria, e essa combinação é interessante no sentido de instigar ambos a construírem juntos um patrimônio, uma base sólida e segura.

Bruxaria moderna: livros para se aprofundar

Bruxaria Natural: Guia prático

Bruxa Natural

A Casa Bruxa Natural

Diário Mágico

Rodapé content commerce -  -