Signos que combinam: quais são os casais ideais segundo o mapa astral?

Se quiser saber se uma pessoa combina amorosamente com você, consulte a astrologia. A sinastria verifica o grau de compatibilidade entre dois indivíduos projetando um mapa astral em cima de outro.

"É possível entender mais a fundo sobre as potencialidades e desafios dessa relação. Traz consciência, ilumina, facilita ver quais qualidades que complementam as do outro. Pode despertar as potencialidades latentes um do outro", explica Paola Vieira, astróloga especialista em astrocartografia.

Vai além do signo

Mas, lembre-se: existem vários outros pontos que precisam ser levados em consideração.

Os principais seriam: o signo solar, a Lua, Vênus, a casa 5 (que diz muito sobre a criatividade, lazer, filhos, romance, diversão) e casa 7 (que fala sobre relacionamentos, casamento, parcerias, sociedades).

A visão geral (comparação somente dos signos solares) pode mudar quando os outros fatores são analisados, uma vez que os aspectos dos planetas podem mostrar também incompatibilidades.

Eis aqui as principais combinações entre os signos solares e os elementos da natureza (água, fogo, ar e água).

Signos opostos-complementares que combinam

Áries e Libra

Enquanto, Áries tem uma força explosiva e muita energia para usar gastando-a muito rápido, Libra é mais ponderado e pensa antes de agir, além de ter a questão de ser indeciso.

Continua após a publicidade

Esses signos juntos fazem com que o ariano não seja totalmente explosivo e o libriano não seja tão indeciso. Eles conseguem equilibrar ambos os lados, tomando decisões mais assertivas.

Touro e Escorpião

Touro adora uma zona de conforto o que pode acabar deixando-o estagnado em algum momento. Já Escorpião é bem desapegado de tudo.

Aqui temos um meio termo entre o largar e o agarrar, ou seja, o taurino é capaz de fazer com que o escorpiano se apegue em algo, e o escorpiano pode conseguir tirar o taurino do comodismo.

Gêmeos e Sagitário

Gêmeos é um signo muito curioso e que gosta de conhecer várias coisas, mas sem aprofundamento, enquanto Sagitário é muito da filosofia, é uma pessoa que acredita naquilo, vive por aquilo e não fica mudando muito.

Continua após a publicidade

Pode ser um relacionamento que tenha uma certa dificuldade porque ambos gostam muito de festa e de conhecer pessoas novas. Entretanto, aqui o geminiano pode conseguir fazer com que o sagitariano ouça pensamentos diferentes dos dele e entenda que nem tudo é preciso se aprofundar. Já o sagitariano consegue mostrar para o geminiano que é importante conhecer algumas coisas além da superfície e não ficar sempre pingando de um lugar para o outro.

Câncer e Capricórnio

Enquanto Capricórnio fala muito sobre estrutura, Câncer fala muito sobre nutrição. Isso faz com que seja uma boa junção para uma família.

Câncer gosta muito de ser acolhedor e de estar junto, o que faz com que tenha essa necessidade de estar sempre cuidando dos outros. Capricórnio já é oposto, tende a ser ele por ele mesmo, vai para um lugar do merecimento, da meritocracia, é mais frio.

Essa união faz com que consigam segurar o extremo do outro.

Leão e Aquário

Continua após a publicidade

Leão e Aquário são bem autocentrados, mas enquanto o leonino quer se mostrar para os outros, ser exuberante, mostrar sua nobreza e sua beleza, o aquariano não se importa muito com os outros, ele quer ser diferente, quer ser original e é sempre o que tem novas ideias.

Eles se ensinam muito a como se relacionar com os outros, o leonino aprendendo a não só ficar se mostrando e o aquariano aprendendo não só a falar suas ideias, mas também escutar um pouco o que o outro tem a dizer sobre.

Virgem e Peixes

Virgem é a melhor metáfora de organização e de separação, é como se colocasse tudo em caixinhas. Peixes é o contrário, não tem forma, é uma água que é maleável. Muitas vezes a própria pessoa que tem muito Peixes no mapa não consegue saber direito os limites dela, o que é do outro.

Portanto, aqui o virginiano ajuda o pisciano a entender os limites e o pisciano ajuda o virginiano a tirar os limites, ser mais maleável e não precisar ser tão rígido.

Como cada signo combina com outro?

Signos de Água com Signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes)

Continua após a publicidade

Esses signos, quando se relacionam entre si, tendem a ter um relacionamento altamente emocional e guiado pela intuição. Eles sabem o que fazer para satisfazer as necessidades dos outros e até mesmo antecipar suas reações.

O desafio aqui é que os signos de água são conhecidos por serem introspectivos e excessivamente sensíveis, portanto, pode haver eventuais oscilações de humor, ou o resultado pode ser o ressentimento mútuo.

Signos de Água com Signos de Terra (Câncer, Escorpião e Peixes x Touro, Virgem e Capricórnio)

Os signos de Terra tendem a ser mais reativos ao invés de acolhedores, portanto, é preciso encontrar um incentivo vital para a ação.

A frieza da pessoa de signo de Terra muitas vezes a torna incapaz de compreender o lado introspectivo dos signos de Água, que são mais cautelosos. O que torna as relações onde é necessário compreensão e adaptação um ao outro.

Signos de Água com Signos de Fogo (Câncer, Escorpião e Peixes x Áries, Leão e Sagitário)

Continua após a publicidade

Os signos de Fogo tendem a exteriorizar suas emoções, enquanto os de Água, expressam menos os seus sentimentos ou até mesmo os escondem. Por isso, qualquer tensão emocional pode ser delicada e, caso chegue a um ápice, a energia, autoconfiança e coragem dos signos de Fogo podem intimidar a sensibilidade dos signos de Água.

Nestes relacionamentos é preciso que pessoas dos signos de Fogo tenham mais paciência com a vulnerabilidade da Água, enquanto signos de Água desapeguem um pouco do instinto de conservação e apego.

Signos de Água com Signos de Ar (Câncer, Escorpião e Peixes x Gêmeos, Libra e Aquário)

Os signos de Ar são mais racionais e práticos, enquanto os de Água tendem a ser movidos pela emoção.

Aqui, as pessoas dos signos de Ar devem tentar não "zombar" das fantasias ilógicas do parceiro de Água, e os nativos de Água devem tentar compreender que o sentimento não-guiado pela razão pode facilmente degenerar num sentimentalismo piegas, tomando-se o seu próprio pior inimigo.

Signos de Fogo com Signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário)

Continua após a publicidade

Ambos podem se ver, de certa forma, refletidos um no outro. A energia do fogo inclina para a busca do Eu, verdade interior e desenvolvimento pessoal, portanto, os desejos podem ser conflitantes se um companheiro não estiver preparado para ceder à liderança e vontades do outro.

Contudo, quando duas pessoas de Fogo são capazes de se unir para atingir um objetivo em comum, as possibilidades de iniciativas criativas e de ação são consideráveis.

Nestes relacionamentos não faltam energia, mas é preciso cuidar para não extinguir o Fogo um do outro.

Signos de Fogo com Signos de Terra (Áries, Leão e Sagitário x Touro, Virgem e Capricórnio)

Os signos de Fogo tendem a ser mais expressivos, alegres e entusiastas, enquanto os nativos de Terra se preocupam em estabelecer bases sólidas, racionalizar de maneira prática e avaliar o que é palpável.

Aqui, o conservadorismo da Terra pode entrar em desacordo com os instintos pioneiros do Fogo; e por sua vez, o desejo de Terra de analisar e testar tudo talvez faça os nativos de Fogo se ressintam do seu julgamento ter sido colocado em dúvida.

Continua após a publicidade

Signos de Fogo com Signos de Ar (Áries, Leão e Sagitário x Gêmeos, Libra e Aquário)

Os signos de Ar podem fomentar ideias em seus parceiros de Fogo, o que aumenta o entusiasmo, apesar de existir o risco desse relacionamento se tornar instável.

Para que essa relação prospere, os nativos de Fogo precisam instigar os nativos de Ar a serem mais objetivos, mostrando como transformar ideias em ação. Já os signos de Ar podem precisar apelar para a lógica e a frieza racional para acalmar o entusiasmo dos signos de Fogo quando estes parecem distantes do bom senso e da razão.

Signos de Ar com Signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário)

Ambos tendem a ser altamente sociáveis, e, se os compromissos sociais não forem os mesmos, pode haver o risco de se verem pouco. Podem passar mais tempo debatendo os prós e contras de uma situação, do que colocando efetivamente seus planos em ação.

É preciso atenção de ambos para não se tornarem envolvidos demais em assuntos abstratos ou questões teóricas, não direcionando tempo e energia para assuntos práticos e até mais emocionais. Além disso, esse relacionamento precisa de embasamento e gostos intelectuais em comum, caso contrário, a impaciência de cada parceiro só aumenta o nervosismo do outro.

Continua após a publicidade

Signos de Ar com Signos de Terra (Gêmeos, Libra e Aquário x Touro, Virgem e Capricórnio)

Os signos de Terra são mais centrados para as realidades práticas da vida, nem sempre apreciando a intelectualidade e a capacidade imaginativa dos signos de Ar. Enquanto isso, os signos de Ar não gostam de métodos lentos, tradicionais e potencialmente limitadores dos signos de Terra.

Portanto, aqui, os signos de Ar precisam entender, com os de Terra, que a realidade e segurança palpável são necessárias para lidar com ideias e aspirações idealistas. Já os signos de Terra precisam se desafiar a admitir que a vida não consiste apenas de experiências seguras e comedidas no plano material, é necessário trocar ideias, comunicar e idealizar mais suas convicções pessoais.

Signos de Terra com Signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio)

Essa parceria tende a resultar em respeito mútuo através do bom senso e praticidade um do outro, mas também tende a ser um relacionamento carente de aventura, criatividade e elementos de novidade.

O ponto alto desse relacionamento é a confiabilidade e as excelentes qualidades de ambição, que fornecem satisfação mútua para ambos. Normalmente, signos de Terra são bastante ligados às suas carreiras e à matéria, e essa combinação é interessante no sentido de instigar ambos a construírem juntos um patrimônio, uma base sólida e segura.

Continua após a publicidade

Fonte: Astrólogos Cristhopher Stoievsky e Paola Vieira.

Deixe seu comentário

Só para assinantes