Topo

Lua cheia é boa para o sexo e fertilidade, mas campo é fértil para brigas

bernardbodo/Getty Images/iStockphoto
Imagem: bernardbodo/Getty Images/iStockphoto

Thaís Lopes Aidar e Claudia Dias

Colaboração para Universa

05/02/2023 04h00

As fases da Lua são usadas como guias para situações que vão desde cortar o cabelo até a estimativa de um parto. Porém, cada uma delas impacta a vida de modos diferentes.

No caso da cheia, quando ocorre o ápice lunar, significa a hora de semear o que foi plantado lá no início do ciclo, na fase nova.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Mas toda essa potencialidade, que afeta também os relacionamentos, pede certa atenção.

"O brilho da Lua cheia clareia aquilo que está oculto. É tempo de se expor. As emoções podem vir à tona, trazendo um turbilhão de sentimentos e dando a chance de curar e solucionar para, assim, concretizar metas", explica a astróloga Nanda Ribeiro.

Desse modo, essa fase pode influenciar de várias formas cada signo, dependendo da posição que ele estiver.

Toda essa energia influencia também na libido, tornando o período não só favorável para o sexo, mas de muita fertilidade —ou seja, é ótimo momento para quem deseja engravidar.

Só é preciso saber equilibrar tantas emoções para esse turbilhão não causar desgastes nas relações com tensões, conflitos e até brigas.

Para entender e viver melhor esse momento, vale ficar de olho em algumas questões astrais. Uma delas é que, quando a Lua está em determinado signo, o Sol se mantém exatamente no oposto. Assim, é pede uma compreensão mínima dos eixos complementares para entender como a Lua cheia pode interferir nas questões de amor e sexo.

Lua cheia e os signos complementares

Áries e Libra

Em Áries, a Lua cheia traz autoconfiança, incentivando o ariano a ir atrás daquilo que deseja, sobretudo no amor. Para o sexo, vai valer tudo, afinal, o nativo tem bastante fogo e vai saber empregá-lo bem na cama. Só é preciso ter cuidado para que tanta energia não acabe em grosserias, atitudes impulsivas ou irritação, colocando tudo a perder. Nesse cenário, o ideal é olhar para seu oposto, Libra, e buscar diplomacia e ponderação.

Já em Libra, a fase lunar joga luz ao romance, ao desejo de uma relação a dois, à parceria e, principalmente, à boa convivência, pois o libriano é mais feliz namorando. Como lembra Nanda Ribeiro, na cama, as coisas devem ficar apimentadas com a Lua em posição libriana, dando evidência ao lado sedutor e à paixão. Mas também é preciso saber equilibrar tudo para lidar com indecisões e inseguranças. Nessa hora, é melhor focar na autoconfiança de Áries, segundo a astróloga.

Touro e Escorpião

Quando a Lua cheia ocorre em Touro, clareia a necessidade de segurança nos relacionamentos e adverte sobre emoções caminhando para a possessividade e o ciúme, já que o taurino não costuma abrir mão de algo. No amor e no sexo é preciso pegar e se apegar para sentir prazer. O conselho da especialista é olhar para Escorpião, seu oposto, e encontrar generosidade e transformações, necessárias para seguir adiante.

O ápice lunar em Escorpião consegue mexer com emoções e sentimentos muito ocultos, daqueles internalizados e constantemente empurrados para frente por não saber como lidar com a situação. Isso inclui mágoas e feridas que possivelmente são resultado de posse e ciúme. Com a lua cheia em Escorpião, amor e sexo são profundos em emoções, sensualidade e magnetismo. A praticidade taurina pode ajudar com as questões mais delicadas.

Gêmeos e Sagitário

Em Gêmeos, a Lua cheia traz dinamismo e muito diálogo na vida a dois. Nas relações amorosas e sexuais, flexibilidade e curiosidade devem dominar os cenários. Porém, com as emoções à flor da pele, nem mesmo o poder da comunicação geminiana ajuda nos sentimentos - o resultado disso pode ser bastante estresse. Nessas horas, é melhor olhar para o oposto Sagitário, a fim de se expandir e desprender das futilidades e encontrar o equilíbrio.

Já em Sagitário, a Lua cheia leva luminosidade com otimismo e entusiasmo para o romance e as aventuras sexuais. É hora de viver descobertas, aproveitar oportunidades e deixar a paixão falar mais alto. Agora, se a pessoa não souber lidar com o lado passional, vai prometer demais e não cumprir. Assim, é melhor usar a comunicação de Gêmeos para evitar mal-entendidos.

Câncer e Capricórnio

Câncer já é regido pela Lua, por isso, sabe bem viver emoções extremas e lidar com o humor oscilante, buscando proteção e acolhimento, não só para si, mas também cuidando dos outros. No amor, é preciso cuidado para não ser controlado. Já no sexo, a Lua cheia em Câncer pede que tudo seja com cuidado e paixão. Ainda assim, toda essa energia pode remeter às questões mais privadas, até então escondidas. Se isso acontecer, seu oposto Capricórnio deve ajudar a resolvê-las, mesmo que internamente, com praticidade.

Em contrapartida, a etapa em Capricórnio mostra que o signo não sabe lidar com assuntos emocionais de um jeito mais profundo como Câncer, já que racionaliza tudo para, depois, solucionar de maneira prática. No campo amoroso, o capricorniano quer lealdade e reconhecimento, podendo considerar perda de tempo a entrega intensa. Por isso, pode pegar emprestado de seu oposto Câncer a intuição e a sensibilidade que faltam.

Leão e Aquário

Lua cheia em Leão é sinônimo de mais brilho, carisma e conexão com a autenticidade. Junto, vem o olhar generoso para o amor, aumentando a paixão e o desejo. Porém, o orgulho e o ego podem levar ao autoritarismo, abalando a relação e até a autoconfiança, dependendo da situação. Para isso, vale pedir a liberdade para ser quem realmente é e se livrar de amarras, como bem faz Aquário, seu oposto.

O ápice lunar em Aquário, por sua vez, intensifica a criatividade e a sociabilidade nos relacionamentos, promovendo ousadia e aventuras no sexo e no amor. Em contrapartida, o distanciamento costuma ser consequência da dificuldade em lidar com questões emocionais e desconhecidas. O signo oposto Leão deve ensinar a colocar mais paixão naquilo que importa de verdade.

Virgem e Peixes

Em Virgem, essa etapa lunar aumenta o desejo de servir dentro da relação. O único problema nessa vontade é quando a perfeição acaba sendo colocada como meta amorosa ou sexual, elevando os níveis de exigência e criando conflitos internos. Que tal ouvir Peixes, seu oposto, e seguir mais a intuição sobre o que sente?

Já quando a fase cheia acontece em Peixes, é preciso jogo de cintura para lidar com tanta emoção, uma vez que esse nativo sente sem precedentes e absorve tudo. Como costuma se doar por inteiro, o sexo pode servir como fuga da realidade. Para nada sair do controle, é essencial ouvir os sentimentos de uma maneira mais gentil e, para isso, o detalhismo e discernimento virginianos tendem a ajudar muito.