Topo

Cheia de Capricórnio: signo dos peões de 'A Fazenda 14' promete treta extra

A Fazenda 14: Elenco tem maioria capricorniana e virginiana; o que isso quer dizer? - Reprodução/RecordTV
A Fazenda 14: Elenco tem maioria capricorniana e virginiana; o que isso quer dizer? Imagem: Reprodução/RecordTV

Nathalie Ayres

Colaboração para Universa

20/09/2022 04h00

Quem está acompanhando a temporada 14 de 'A Fazenda' já deve ter percebido que os ânimos andam para lá de exaltados. Tem tido muito "fogo no feno", como diria o ex-apresentador Marcos Mion. Mas, astrologicamente, será que temos realmente muitos signos de fogo ali dentro? E isso se reflete mesmo em mais tretas?

Splash já contou para vocês quais são os signos solares dos participantes! Isso já pode nos dar algumas informações, mas não todas, de acordo com o astrólogo Julio Grobel: "O signo solar reflete o espírito de uma pessoa, um potencial que ela carrega e não é necessariamente o que ela irá expressar".

Ele explica que é importante considerar outros elementos como ascendente e a localização da Lua, Mercúrio, Vênus e Marte, dados aos quais não temos acesso.

Mesmo assim, só olhando pelo Sol mesmo, a análise já bate: "No geral, a casa já parece ter tensão demais, em especial pela quantidade de signos regidos por Saturno (Capricórnio e Aquário), o que vai promover incômodos".

Confira o que os signos solares dos participantes têm a nos dizer sobre essa edição:

Cinco capricornianos = rigidez e cálculo

Os participantes Alex Gallete, Deborah Albuquerque, Lucas Santos, Pétala Barreiros e Shayan Hagbin nasceram com o Sol em Capricórnio, um signo conhecido por ser mais frio e calculista e muito preocupado com dinheiro.

"Quem tem esse signo costuma ser muito prático e em situações que envolvem fama ou ganho a tendência é que sejam de fato mais calculistas. Regidos por Saturno, medem as consequências de seus atos e podem, em um primeiro momento, não mostrarem suas reais ambições".

Normalmente, pessoas com esse posicionamento tendem a ter dificuldade de expressar seus sentimentos, já que costumam lidar com eles de forma mais pragmática. "Costumam assumir o controle e não precisam fazer muito barulho para se destacar, mas podem ser muito duros consigo e com os outros criando inimizades para aqueles que não o conhecem com mais intimidade", finaliza o especialista.

Quatro virginianos = busca por funcionalidade

Pessoas com o Sol em Virgem têm fama de serem metódicas. E entre os participantes dessa edição de A Fazenda temos quatro pessoas com esse posicionamento: Bruno Tálamo, Ruivinha de Marte, Tiago Ramos e Vini Buttel. Mas Julio reforça que nem sempre isso acontece: "para virginianos a regra é funcionalidade, então se a situação estiver funcionando de acordo com seu critério, ou seja, se eles acreditam que detém alguma forma de controle, então está tudo certo".

No entanto, o potencial explosivo que pode render tretas vai depender de outros fatores. "O virgem por si não tem fama de agressivo, é um signo mais passivo, que se culpa. Mas pode sim ser agressivo de acordo com certos posicionamentos no seu mapa", relata o astrólogo. Mas se algo interferir na funcionalidade da situação para eles, podem sim causar conflitos.

Dois sagitarianos = espontaneidade e muitas faíscas

André Marinho e Ingrid Ohara nasceram com o Sol em Sagitário, tendendo a serem espontâneos e até um pouco grossos, afinal são representados pelo centauro: metade homem e metade cavalo. Por serem um signo de fogo e mutável, podem ser instáveis e são difíceis de controlar, algo interessante para a audiência de um reality show. "Não diga a um sagitário o que ele pode ou não fazer, ou o que é certo ou errado. Sagitário é movido por um ideal e costumam ser donos da verdade, até que lhe provem o contrário", explica Julio.

Dois aquarianos = ideias em choque

Temos o signo de Aquário representado por Bárbara Borges e Tati Zaqui. Quem tem o Sol nessa posição no mapa natal costuma ter um relacionamento bastante seletivo. "São sociáveis ao mesmo tempo que na deles, são carinhosos ao mesmo tempo que distantes e frios. Na realidade, eles escolhem as pessoas com quem se aproximam, por afinidade de pensamento principalmente. Para os demais não fazem questão de se envolver, podem ser educados, mas manifestarão uma reprovação quando essa outra pessoa traz alguma ideia contrário ao seu sistema", resume Julio.

Também são regidos por Saturno, assim como os capricornianos, o que os torna rígidos de pensamento, um tipo de postura que em um reality show pode causar bastante problema. " São os signos que mais costumam causar choque de ideais, que mais incomodam", finaliza o astrólogo.

Uma escorpiana = intensidade à flor da pele

Deolane Bezerra já é famosa nas redes sociais por não levar desaforo para casa, e parte disso pode ser atribuída ao seu Sol em Escorpião, já que esse é um signo intenso e regido por Marte, o planeta da guerra. Ela já começou o jogo com seus aliados muito bem definidos, algo característico desse posicionamento. "Suas alianças são poderosas no jogo, podem se apegar a alguma pessoa ou situação com facilidade, pois quando se abrem ou vinculam é como se criassem um pacto com aquilo", descreve Julio.

É possível apostar que ela terá um perfil mais briguento. "Escorpião sabe atacar quando precisa, mas num primeiro momento pode fazer isso 'calado', o que muitas pessoas leem como rancor", finaliza o astrólogo.

Uma ariana = impulsividade chegando

Bia Miranda, neta de Gretchen, foi a escolhida dentro do Paiol, o que pode ser interessante já que pessoas com o Sol em Áries, como ela, tendem a ser bastante impulsivas e não se importarem em partir para o confronto, o que pode ser benéfico para o jogo.

Aproveitando o gancho para falar sobre o Paiol, poderia ter sido interessante trazer alguém de Peixes, como André Santos e Claudia Baronesa, apesar de o signo ter fama de avoado. "É uma energia contrária a muitos signos que estão na casa — analisando estritamente pelo Sol", considera Julio.

Uma taurina = teimosia à vista

Kerline nasceu quando o Sol estava em Touro, um signo bastante teimoso. E podemos apostar que ela vai levar essa teimosia para sua vontade de ficar mais do que uma semana no reality. "Touros são muito sólidos, teimosos mesmo, tanto para o bem quanto para o mal", explica Julio.

Mas ela pode ter alguns problemas com os desconfortos que aparecem em alguns momentos do jogo, como na Baia. "Touro preza pelo conforto, pela forma, pelo estímulo dos sentidos: ele é movido por esses prazeres materiais da vida, assim não esconde o quanto aproveita de fato momentos que proporcionam isso", comenta o especialista.

Dois cancerianos = emotividade e pinças a postos

Apesar da fama de emotivos e chorões, cancerianos em um reality show podem surpreender. No caso, esse signo está sendo representado por Ellen Cardoso e Rosiane Pinheiro, que ainda não se envolveram em tretas e brigas. "Podem surpreender, especialmente com o tempo, em que vão criando mais intimidade, segurança e confiança. Câncer precisa disso e quando conquista essa condição mostra suas pinças, podendo vir com uma carga emocional muito forte nas discussões e também nos vínculos", descreve Julio. Será que vem aí?

Dois librianos = perigo de virarem plantas

Iran Malfitano e Pelé Milflows são librianos, um signo que pode ter dificuldade em uma situação com um reality show. "Libra considera muito os outros em vários níveis. Em um reality, não existe apenas as pessoas da casa, mas também toda sua rede fora e o público que o assiste, assim podem sentir uma pressão maior e, dependendo do mapa, se não for muito bem resolvido com isso, ceder e até se anular demais — aquelas pessoas que ficam apagadas e são consideradas plantas em um reality", comenta Julio. Costumam também estar bem preocupados com sua imagem, o que pode levá-los a não buscar conflitos.

Um geminiano = potencial jogador

Pessoas com Sol em Gêmeos, como Thomaz Costa, podem ser vistas como fofoqueira, mas na verdade este é um signo que preza pela comunicação. "Para este signo a informação é importante e pode saber dialogar muito bem, entender muito bem o jogo e o que acontece e trabalhar isso com suas alianças", resume Julio.