Topo

Autocobrança, rigidez e praticidade: o lado luz e o lado sombra de Virgem

Conexão com a natureza é um dos atributos do signo de Virgem - Noa Buscher
Conexão com a natureza é um dos atributos do signo de Virgem Imagem: Noa Buscher

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

25/08/2022 04h00

A temporada virginiana deste ano começou oficialmente no dia 23 de agosto e, até o dia 22 de setembro, todos do zodíaco poderão sentir um pouco da energia deste signo. Regido por Mercúrio, Virgem traz como aspectos a funcionalidade, a conexão com a natureza e um olhar mais prático sobre a vida.

Considerado um signo mutável, por começar sua temporada bem pertinho da mudança de estação, ele traz a capacidade de se adaptar a situações diversas. No entanto, seu elemento terra traz firmeza para que haja sustentação e equilíbrio. Sendo um dos injustiçados do zodíaco, leva a fama de ser perfeccionista ao extremo, o que pode gerar situações de desgaste e extrema rigidez.

O que poucos destacam sobre Virgem é sua natureza nutridora, tal qual Gaia, a Mãe Terra. Sendo um signo de energia feminina, é capaz de nutrir uma conexão profunda com valores empáticos e construtores. A dedicação ao outro e os dons curativos do signo são alguns dos seus pontos mais favoráveis.

Perceber a completude de cada signo permite lembrar que todos os seres são compostos de luz e sombra, uma dualidade necessária para trazer equilíbrio. O lado luz desperta quando a consciência é trabalhada para trazer mais harmonia e reconhecimento de potencialidades, algo favorecido pela astrologia.

Já o lado sombra geralmente representa desafios e traços de personalidade desarmoniosos que, na verdade, funcionam com uma verdadeira chave de autoconhecimento e consciência para as transformações necessárias.

Abaixo, conheça o lado luz e o lado sombra de Virgem.

Lado sombra

Autocrítica

Querer estar sempre em dia com suas obrigações e responsabilidades pode fazer Virgem adotar uma postura muito crítica em relação a si mesmo. Mais do que isso, seu lar, seu trabalho e suas relações acabam sendo motivo de preocupações constantes e busca por aperfeiçoamento contínuo. Esse comportamento acaba sendo bastante destrutivo para virginianos ou para quem possui o signo forte no mapa astral. O segredo é desapegar e relembrar o lema: às vezes, feito é melhor do que perfeito.

Cobrança

Engana-se quem pensa que Virgem cobra perfeição e bons resultados apenas das outras pessoas. A autocobrança é uma marca registrada desse signo, que pode exigir de si mesmo resultados impossíveis de serem alcançados, ainda que idealizados com força total. Esse comportamento pode trazer momentos de sofrimento e sensação de impotência frente aos objetivos traçados. A maleabilidade é o melhor ingrediente para lidar com a frustração e baixa autoestima derivadas da cobrança exagerada.

Teimosia

Quem nunca ouviu que Virgem é um signo que não dá o braço a torcer? De certa forma, isso pode acontecer com bastante frequência, principalmente em nativos que possuem posicionamentos fortes de elemento terra em seu mapa. Fincar o pé em determinados pontos de vista e não aceitar opiniões divergentes faz com que, muitas vezes, Virgem peque pelo excesso de teimosia, o que pode acabar interferindo na fluidez de relações afetivas e até mesmo em processos profissionais.

Rigidez

Terra é um elemento que, quando em excesso, pode gerar uma extrema rigidez aos signos que cuida. Virgem não fica de fora dessa! Mesmo sendo um signo mutável, pode acabar se prendendo demais a ideais e convenções que, com flexibilidade, seriam muito mais construtivos. Por isso, é importante se atentar à necessidade de manter tudo sob controle. Afinal, o controle é uma ilusão sustentada pelo nosso campo mental que pode criar diversas limitações e comportamentos extremamente rígidos.

Lado luz

Conexão com a natureza

Virgem é o signo que representa a própria Mãe Natureza, visto que é a essência do elemento terra. Por isso, está muito conectado com as plantas e todos os organismos vivos do planeta. Essa conexão traz, para os nativos virginianos, capacidades criativas bastante potentes, além de dons naturais para o artesanato, a culinária e a jardinagem. Perceber essa conexão é interessante para criar momentos de aterramento e harmonia junto à natureza, a fim de driblar a rigidez e a teimosia que podem bater à porta.

Praticidade

Sem enrolação: assim é Virgem quando precisa resolver qualquer tipo de situação. Os problemas, para este signo, podem parecer muito menores quando sua visão prática está em jogo. Se é preciso um novo olhar para determinada circunstância que parece difícil ou trabalhosa, os atributos virginianos podem trazê-lo acompanhado de uma boa dose de segurança e assertividade. Saiba que, com o Sol em Virgem, todos os signos podem sentir um gostinho dessa qualidade ao longo do mês!

Nutrição

A terra nutre todos os seres vivos com o que eles precisam e, como reflexo dessa ligação natural, Virgem é um signo que não mede esforços para nutrir todos ao seu redor. Essa nutrição pode ser literal, já que há uma ligação intrínseca com a alimentação e a vontade de ver as pessoas queridas alimentadas e saudáveis. Porém, pode ser bastante simbólica, fazendo alusão ao incentivo e proteção que Virgem concede a quem ama sem medir esforços.

Organização

Esse é um dos atributos mais famosos de Virgem, signo conhecido por seu gosto pela organização. O que poucos sabem é que isso vale não só para o ambiente, como também para a saúde, as relações e o trabalho. Essa qualidade virginiana permite ter uma rotina fluida, abrindo espaço para o autocuidado e o melhor aproveitamento do tempo. Assim, é possível dedicar mais atenção a todas as áreas da vida — uma grande lição de Virgem para todo o zodíaco.