Topo

Android não atualiza? Saiba o que dá para fazer para driblar o problema

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

15/11/2020 04h00

Manter o sistema operacional de seu smartphone atualizado não é uma futilidade. A cada atualização, novos recursos são incorporados e muitos problemas, inclusive falhas de segurança, são corrigidos — outros aparecem, é verdade. O processo é simples, gratuito e, na maior parte das vezes, rápido.

Você pode verificar se existem atualizações disponíveis entrando em "Configurações" - "Atualização de software" - "Baixar e instalar". É importante destacar que esse passo a passo pode variar de acordo com o modelo do Android e que nem sempre haverá uma nova atualização disponível.

Mas pode ser que o Android de seu dispositivo deixou de atualizar porque seu celular:

Se você se enquadra em um desses casos, é importante já ir pensando em trocar de aparelho, mas se essa ainda não é uma opção existem alguns truques que podem deixar seu smartphone com cara de atualizado.

Antes de começar, a gente já te aconselha a fazer um backup dos seus arquivos. Isso vale para qualquer procedimento que envolva o sistema operacional.

ROMs customizadas

Uma forma de burlar os limites impostos pela fabricante é usar as chamadas ROMs customizadas. Elas são softwares produzidos por desenvolvedores independentes e entusiastas do Android que acabam trazendo para celulares antigos funcionalidades e desempenho da versão mais atual do sistema operacional.

Mas para isso é preciso ter certo nível de conhecimento técnico para se aventurar no mundo das ROMs customizadas.

A mais famosa dessa comunidade de desenvolvedores é a LineageOS, que no seu site afirmar estender "a funcionalidade e a vida útil de dispositivos móveis de mais de 20 fabricantes diferentes, graças à nossa comunidade de código aberto de colaboradores de todo o mundo".

Além dela, existem outras comunidades de desenvolvedores igualmente famosas, como a Resurrection Remix e a Aosp Extended, que também prometem oferecer sempre "as últimas atualizações de código-fonte e segurança do Android".

Embora já tenha sido muito populares no passado, os usuários têm visto poucas atualizações e notícias mais recentes dessas plataformas.

É preciso salientar que ao realizar um processo desse tipo você corre o risco de perder a garantia do fabricante. Mas se você quiser se aventurar, dá para usar aquele smartphone velhinho cuja garantia já expirou e que está esquecido no armário como cobaia.

Dar aquele tapa na interface

Nos casos em que o problema é apenas a aparência do Android — afinal, você não quer ser visto por aí com uma versão desatualizada — há aplicativos que te permitem customizar a interface do seu aparelho. Dois deles são o U Launcher Lite 2020 e o Nova Launcher que te deixam customizar a interface do seu celular.

O primeiro te permite personalizar o telefone, baixar papéis de parede e temas, em 3D e 4D, esconder apps privados, entre outras funcionalidades.

O segundo não tem as funções de papéis de parede e temas em 3D e 4D, mas tem funções parecidas de customização e garante trazer "os recursos mais recentes do iniciador Android para todos os outros telefones".

Mas, como nem tudo são flores, e tem alguns usuários reclamando da quantidade de anúncios e do download de aplicativos desnecessários na versão gratuita do U Launcher Lite 2020. Já sobre o Nova Launcher, tem gente reclamando que faltou atualizar a navegação para o Android 10.