Topo

Não liga? Está lento? Não conecta? Como resolver 3 problemas do Android

Aqui vão algumas dicas fáceis para te ajudar a lidar com o Android - Getty Images
Aqui vão algumas dicas fáceis para te ajudar a lidar com o Android Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

14/02/2021 12h03

Seu Android está velhinho e já dá sinais de cansaço? Alguns problemas do sistema operacionais são mais fáceis de resolver e você pode fazer sozinho, antes de partir para outro aparelho ou para o conserto.

Confira abaixo:

Não liga

O Android desligou do nada? Pode ser por falta de bateria. Neste caso, conecte o aparelho ao carregador e espere 10 minutos até ligá-lo novamente. É normal que, ao longo dos anos, a bateria demore mais para receber carga significante para conseguir acender o dispositivo.

Além disso, tente apertar o botão liga/desliga e o de diminuir volume ao mesmo tempo, por alguns segundos. O Android mostrará um menu de inicialização. Pressione o botão liga/desliga para selecionar a opção "Start". Dessa forma, você estará forçando o aparelho a funcionar.

Se nenhuma das dicas funcionar, daí sim procure uma assistência técnica.

Está lento e travando

A primeira coisa a ser feita é atualizar o sistema operacional e mantê-lo sempre na versão mais recente —isso serve para consertar falhas e bugs descobertos.

Depois, cheque a memória do aparelho:

O cartão SD ou memória interna estão cheios? Faça uma limpeza e deixa apenas o necessário.

Há muitos aplicativos abertos ou sem uso? Feche tudo e elimine todos aqueles que não fazem mais sentido serem mantidos ali. Além disso, pense se o celular precisa mesmo daqueles apps super pesados, como jogos.

Não conecta ao wi-fi

Neste caso, o problema costuma estar no roteador e não no seu Android. Para confirmar essa hipótese, tente conectar outros dispositivos ao wi-fi e verifique se estão funcionando corretamente.

Se for isso mesmo, desligue o roteador por alguns minutos e ligue-o novamente. Depois, vá até as configurações do wi-fi celular e conecte-se à rede.

Caso não funcione, apague os dados do roteador nas configurações do wi-fi em seu aparelho. Em "Redes e internet" e depois em "Redes Salvas". Escolha a rede que quer apagar e clique em "Esquecer".

Reinicie o Android. Ao ligá-lo, conecte-se novamente a rede wi-fi desejada como se fosse a primeira vez.