PUBLICIDADE
Topo

Deu pau? 6 problemas comuns do Android que você pode resolver sozinho

Wilson Nantes/ Pixabay
Imagem: Wilson Nantes/ Pixabay

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

03/06/2020 04h00

Assim como todos os sistemas operacionais, o Android também apresenta alguns problemas depois de um tempo, principalmente se o smartphone já é mais velhinho. Alguns deles são mais fáceis de resolver e você consegue fazer sozinho, sem precisar de ajuda de um técnico. Imaginou ter que sair de casa atrás de assistência técnica nesses tempos de quarentena?

Confira abaixo seis problemas comuns encontrados no Android, suas explicações e possíveis soluções.

1. Não atualiza

Se seu aparelho não está atualizando pode ser por alguns motivos. Os mais comuns são: por ser um dispositivo antigo e, portanto, não está compatível com a nova atualização e falta de espaço na memória interna.

Às vezes, a nova versão contém falhas e bugs relatados por outros usuários que receberam a atualização primeiro e reportaram ao desenvolvedor. Então, os dispositivos que ainda não obtiveram essa versão terão que esperar um pouco até que ela seja melhorada.

2. Está sem som

Se o som não está saindo de seu aparelho, você pode:

  • Verificar se o problema não é apenas de um aplicativo;
  • Ajustar o volume de multimídia;
  • Desligar o Bluetooth;
  • Tirar do modo silencioso;
  • Verificar se a entrada de fone de ouvido não está com mau funcionamento;
  • E por fim, reiniciar o dispositivo.

3. Não liga

Às vezes o Android desliga do nada, por estar com muito pouca bateria ou simplesmente porque ele "quis".

Se for o primeiro caso, conecte o aparelho ao carregador e espere uns dez minutos até ligá-lo novamente. Isso porque é normal a bateira demorar um pouco para receber alguma carga significativa para conseguir ligar o dispositivo.

Caso a falta de bateria não tenha sido o problema, tente apertar o botão liga/desliga e o de diminuir volume ao mesmo tempo. O Android mostrará um menu de inicialização. Pressione o botão liga/desliga para selecionar a opção "Start". Dessa forma, você estará forçando o aparelho a funcionar.

Se nenhuma das dicas funcionar, procure uma assistência técnica.

4. Está lento e travando

Se a versão do sistema operacional for antiga, pode causar certa lentidão. Portanto, tente sempre deixar o seu Android atualizado para a versão mais recente.

Outras causas de lentidão são: cartão SD ou memória interna cheia; aplicativos abertos sem serem usados; aplicativos não usados ocupando espaço na memória.

5. Não conecta ao wi-fi

Geralmente, este problema está sendo causado pelo roteador e não necessariamente pelo seu Android. Para confirmar essa hipótese, tente conectar outros dispositivos ao wi-fi e verifique se estão funcionando corretamente.

Se for isso mesmo, tente desligar o roteador por alguns minutos e ligá-lo novamente, conectando-o com o wi-fi do seu celular.

Caso não funcione, tente apagar os dados do roteador nas configurações do wi-fi em seu aparelho e reinicie o smartphone. Ao ligá-lo, conecte-se novamente a rede wi-fi desejada como se fosse a primeira vez.

6. Não carrega

Normalmente, o problema está no cabo de seu carregador, que já pode estar bem gasto e com mau funcionamento. Verifique se outros carregadores estão funcionando com seu dispositivo ou se o USB usado está funcionando quando ligado ao computador.

Se esse for o caso, substitua o carregador por outro de boa qualidade.

Caso não seja esse o problema, procure uma assistência técnica.