Review Xiaomi Poco X7 Pro: como é e o que faz o celular do Homem de Ferro
O Poco X7 Pro é um dos mais novos celulares intermediários da Xiaomi, focado em oferecer alguns recursos premium, como muita bateria e uma tela bacana para filmes e jogos, por um bom custo-benefício.
Testamos a edição especial do Homem de Ferro, cheia de detalhes temáticos. Ela não chegou oficialmente ao Brasil, mas por dentro é igual ao modelo vendido por aqui em outras cores (preto e amarelo, verde ou preto). Confira a seguir os detalhes do nosso review.
O que mais gostamos
Tela grande, com alto brilho e resolução. Uma das minhas partes favoritas deste aparelho, digna de um modelo top de linha. O display de 6,67 polegadas é AMOLED, com resolução 1,5K (2170 x 1220 pixels), taxa de atualização de 120 Hz e suporte a HDR10+ e Dolby Vision.
O conjunto é ótimo para jogar e ver filmes, as transições são suaves e as cores vibrantes, e a resposta ao toque é rápida. O pico de brilho é de 3200 nits, o que permite uma boa visualização mesmo sob luz do Sol.
O leitor de impressões digitais fica sob a tela. Na aparência do sistema, a edição do Homem de Ferro inclui ícones e papéis de parede temáticos.

Design moderno. No geral, o design do aparelho em si é minimalista, lembra um pouco o iPhone 16, com as duas câmeras em um módulo vertical em forma de pílula. As laterais, de plástico fosco, são bem retas, deixando a pegada firme. Também é leve para um aparelho deste tamanho (195g).
A versão do Homem de Ferro tem a traseira toda trabalhada em vermelho e dourado, com o capacete do herói, o logo de Avengers e texturas e brilhos que refletem diferente de acordo com a luz.
Vem em uma caixa especial, incluindo um extrator de SIM card no formato do reator Arc (o "coração" do Iron Man), um cabo vermelho USB-C, e uma capinha "armadura" que não cobre os desenhos da parte de trás.

As outras opções de cores são: são preto, verde (ambas com acabamento em dois tons/texturas) e amarelo com listra preta (couro vegano).
Câmeras honestas e fotos bonitas. São duas lentes traseiras e uma frontal:
- 50 MP (principal wide com zoom digital de 10x e estabilização óptica)
- 8 MP (ultrawide 0.6x)
- 20 MP (selfie)
As fotos com a câmera principal (Sony IMX882) ficam com um aspecto bem bonito, com cores vibrantes e alcance dinâmico amplo, ajudadas pelo processamento com inteligência artificial. O zoom até 2x é feito dentro do sensor (ou seja, sem perder qualidade) e há um bom efeito de desfoque de fundo.

O modo macro também é feito com a lente principal, ao dar zooms maiores (ou seja, não é necessário se aproximar tanto do alvo), e fica bem detalhado. Já a estabilização óptica reduz a maior parte dos tremidos nos vídeos, que são gravados em até 4K a 60 fps (câmera lenta a 960 fps).

A frontal grava em Full HD a 30 fps e faz boas selfies, com uma suavização que achei agradável (na minha idade, mais de 35, não quero destacar cada detalhe; inclusive, o recurso de remover imperfeições, rugas e olheiras funciona bem e você pode controlar a intensidade para não ficar artificial).

Bateria dura muito e carrega rápido. Com tecnologia silício-carbono, são 6.000 mAh. Isso significa entre um dia e meio e dois de uso moderado; nem jogando e assistindo filmes eu consegui acabar com a bateria antes de dormir. Com a recarga turbo de 90W, a carga vai de 0 a 100% em cerca de 50 minutos (necessário usar um carregador compatível).
Bom desempenho e espaço para arquivos. O processador é o Dimensity 8400 Ultra da MediaTek, de 4 nanômetros, aliado a 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno no modelo testado (há opções com 8GB + 256GB e 12GB + 256GB). Na prática, a performance é boa, sem engasgos ou lentidão, mesmo em multitarefas ou jogos pesados.
Com uma grande câmara de vapor, a dissipação de calor é eficiente; ele pode até esquentar um pouquinho por breves momentos mais exigentes, mas resfria rápido e não chega a prejudicar o desempenho. Isso também ajuda a economizar bateria durante sessões de jogos, videochamadas ou uso da câmera.
Proteção e resistência. O celular tem certificação IP68 contra poeira e água (imersão até 1,5 metro), que não é comum nessa faixa de preço. Já o vidro da tela tem Gorilla Glass 7i.

Recursos de IA. Com sistema operacional HyperOS 2 sobre Android 15, o aparelho inclui recursos de inteligência artificial como:
- Circule para Pesquisar (facilita buscas no Google a partir de qualquer coisa na tela)
- Borracha Inteligente (para remover objetos indesejados das fotos)
- Intérprete (traduz conversas presenciais em idiomas diferentes, chamadas telefônicas e reuniões online)
- Legendas (transcrições e traduções em tempo real)
- Gravador de voz com IA (transcreve, resume, traduz e reconhece quem fala)
- Anotações com IA (resume, revisa, traduz e organiza o layout)
Além disso, o celular conta com o assistente de IA Gemini, do Google. É possível pedir diversas coisas para ele, por voz, texto ou imagem, como receitas, roteiros de viagens, planos de treinos e textos para e-mails. Também tem a capacidade de criar imagens do zero com simples comandos.

Pontos de atenção
Câmera ultrawide poderia ser melhor. A segunda câmera, de campo mais aberto (0.6x), funciona bem nas cenas diurnas, mas perde em resolução e detalhes e não tem foco automático (por isso o modo macro não é feito com ela).
Sem carregamento por indução. Como de costume nos celulares da Xiaomi desta faixa de preço. Mas a velocidade alta do carregamento com fio compensa essa falta.
Muitos apps pré-instalados. Outra prática da marca, que gera um incômodo inicial, pois a interface fica poluída com coisas que você não vai usar. Mas é facilmente resolvido desinstalando cada um.

Quem pode gostar?
Poco é a marca descolada da Xiaomi, focada no público mais jovem, e uma das queridinhas dos brasileiros. O X7 Pro é uma opção interessante para quem procura um celular intermediário mais completo. Ele é pelo menos bom em tudo que faz.
Pelo preço atual, o modelo entrega mais do que o esperado, incluindo uma tela muito boa para quem gosta de assistir filmes e séries ou jogar no celular. A bateria dura pelo menos o dia inteiro mesmo nesses casos.
A câmera produz fotos bonitas, com destaque para a principal com sensor Sony e a de selfie. Além disso, há muito espaço de armazenamento, carregamento super rápido, proteção IP68 e um sistema de resfriamento eficiente.
A versão do Homem de Ferro é objeto de desejo dos fãs da Marvel e dos Vingadores, mas é difícil/cara de encontrar no Brasil. As cores comuns, porém, frequentemente estão em oferta nos varejistas.
Ficha técnica - Poco X7 Pro
- Tela: 6.67 polegadas, AMOLED, 1,5K (1220x2712 pixels), 120Hz, 3.200 nits (pico), Dolby Vision, HDR10+
- Dimensões: 7,52cm x 16,08cm x 0,83cm; 195g
- Câmeras traseiras: principal wide 50 MP (Sony IMX882, f/1.5, 26mm, OIS); ultrawide 8 MP (f/2,2, 15mm)
- Câmera selfie: 20MP (f/2.2, 25mm)
- Processador: Mediatek Dimensity 8400 Ultra (4 nm)
- Memória: 8GB ou 12GB RAM
- Armazenamento interno: 256GB ou 512GB
- Bateria: 6.000 mAh, carregamento 90W
- Sistema operacional: Android 15; HyperOS 2
- Certificação: IP68 (água e poeira)
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
@uol Chocolate ao leite, originado de bombons, recheado com amendoim ou banana. O Guia de Compras UOL testou 10 ovos de Páscoa por até R$ 100 para descobrir quais são os melhores. Os itens avaliados foram: Alpino, Arcor ao leite, Cacau Show Miau, Caribe, ChocoTrio recheio de amendoim, Ferrero Rocher ao leite, KitKat, Ouro Branco, Sonho de Valsa e Talento Avelãs. Curtiu? Link na bio @Guia de Compras UOL ? som original - uol
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo e não se responsabiliza pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.