Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


OPINIÃO

Plano Geral: Drica Moraes vive mãe no filme "Verdades" e a volta de "Westworld"

Mais Plano Geral
1 | 25
Siga o UOL no

Flavia Guerra e Thiago Stivaletti

21/06/2022 12h23

Nesta semana, o podcast Plano Geral traz as séries e os filmes mais comentados do momento e também uma entrevista com a atriz Drica Moraes sobre o filme "As Verdades", já em cartaz nos cinemas.

O programa começa com uma das séries mais aclamadas dos últimos tempos: "Westworld" que estreou sua temporada 4 na HBO e HBO Max, com Aaron Paul (de "Breaking Bad") no elenco (ouça no arquivo acima a partir de 0:10) e Evan Rachel Wood em um novo papel, o da roteirista Christina, que, a priori, não tem nada a ver com Dolores, a androide que tornou a atriz famosa em todo o mundo.

Em conversa com o UOL Splash, Evan comentou que ama Dolores mas está muito feliz de viver esta nova personagem que, bem ao gosto de Westworld, promete muitas surpresas nesta temporada. "Eu adoro séries como esta. Amo as surpresas. É o tipo de série que você tem que se render e não saber sempre a cada minuto exatamente o que está acontecendo, mas saber que algo vai ser entregue a você. Você tem que esperar. Exatamente como fazemos quando recebemos os roteiros", declarou a atriz.

Quem também volta à telinha é o mestre Ryan Murphy. Ele está de volta com "American Crime Story: Impeachment", que conta o escândalo sexual de Bill Clinton e Monica Lewinsky nos anos 90, na plataforma Star+ (ouça a partir de 16:47).

Nos cinemas os destaques vão para "O Acontecimento", que levou o Leão de Ouro de Veneza 2021 e libelo a favor do direito ao aborto e à liberdade. Em um mês em que se debate o tema em todo o mundo, a diretora Audrey Diwan comentou: "Fiz este filme com raiva, com desejo também, eu fiz com minhas entranhas e com meu coração e minha cabeça. E eu queria que L'Événement ["O Acontecimento"] fosse uma experiência. Eu queria tentar fazer a jornada na pele desta jovem para ver se a gente talvez fizesse esta jornada? No set eu estava sempre pensando 'não vamos olhar para Anne, mas vamos ser Anne'."

As colunas de Thiago Stivaletti e Flavia Guerra trazem mais informações e dicas de como o cinema e a TV tratam e já trataram da questão do direito ao aborto.

A Cinemateca Brasileira também recebe a partir desta quinta (7) uma mostra de clássicos, com direito a sessão da cópia restaurada de "Deus e o Diabo na Terra do Sol"" que fez sua estreia mundial no último Festival de Cannes, em maio (ouça a partir de 33:46). No Itaú Cultural Play, uma mostra especial homenageia Zezé Motta por seus 50 anos de carreira (ouça a partir de 27:49).

Na entrevista da semana, a atriz Drica Moraes fala sobre a mãe que carrega segredos dolorosos do passado no filme "As Verdades", de José Eduardo Belmonte, em exibição nos cinemas. "O filme fala da herança maldita que cai sobre as mulheres, de abandono, de abuso e de séculos que isso vem sendo naturalizado por mais que a gente lute, por mais que já tenha havido muitas ondas feministas. É uma luta de muito tempo e que ainda durará muito tempo. Talvez o resto de nossas vidas e as outras que virão porque todo processo civilizatório é assim: anda para frente, anda para trás, anda para frente, anda para trás?", comentou a atriz.

"E a Amara é uma mãe abandonada neste mundo de Deus tendo de criar uma filha, precisando de apoio, num desespero profundo, numa solidão. Quantos anos ela não deve ter também sofrido abuso e teve de engolir isso a fórceps. E naturaliza isso porque muitas vezes não há outro jeito. A gente sabe que no Brasil ainda há tantas mulheres abandonadas à própria sorte e que se não tem alguém que toca nelas, que fala 'vamos denunciar, vamos falar, bota isso para fora', ela não vai botar para fora e vai morrer com aquele peso. E tem uma cena que, sem dar spoilers, a personagem dá um grito. E este grito é muito bonito vindo dela", completou Drica, que também conta mais sobre seus novos trabalhos na TV - a série "Os Outros" e a próxima novela das nove, "Travessia" (ouça a partir de 42:08).

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais.

Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.