Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


OPINIÃO

Podcast Plano Geral: Filmes e séries trazem reflexões sobre a Independência

Mais Plano Geral
1 | 25
Siga o UOL no

Flavia Guerra e Thiago Stivaletti

05/09/2022 16h06

Em suas duas últimas edições, o podcast Plano Geral traz uma reflexão sobre as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil a partir de duas obras: o filme "A Viagem do Pedro", em cartaz nos cinemas, e a série "Independências", que estreia na TV Cultura no dia 7 e terá 16 episódios, exibidos sempre às quartas-feiras às 22h.

A edição 115 (confirma acima o episódio na íntegra) traz uma entrevista com Antônio Fagundes, que fala sobre o seu trabalho como Dom João VI na série "Independências". Este é o primeiro grande trabalho em televisão dele e do diretor Luiz Fernando Carvalho após o fim do contrato com a TV Globo, onde tiveram inúmeras parcerias de sucesso - as novelas "Renascer", "O Rei do Gado", "Velho Chico" e a série "Dois Irmãos".

Fagundes leu vários livros históricos e biografias para montar o seu retrato do imperador português, pai de Dom Pedro I, que fugiu com sua corte de Portugal em 1808 para se livrar das guerras napoleônicas e se instalou no Rio de Janeiro com a família. Ele lembra que a caricatura de Dom João como comedor de frangos sempre foi pejorativa, mas ao mesmo tempo o protegeu de outras avaliações históricas. "Ele foi um exterminador de indígenas, um escravagista, que decuplicou a entrada de escravizados no Brasil" (ouça mais em 43:18).

Num ano em que as comemorações de uma data tão redonda como os 200 anos da Independência foram dominadas pelo bolsonarismo, Fagundes evita emitir opiniões políticas ou falar dos seus medos e esperanças para as eleições que estão se aproximando. "Eu acredito no povo brasileiro. Então... vamos ver", diz, sucinto. É sua colega Ilana Kaplan, que vive Carlota Joaquina na série e divide os palcos com Fagundes na comédia "Baixa Terapia", quem emite uma opinião mais assertiva sobre o momento. "Tenho uma esperança que as pessoas reavaliem o que aconteceu nestes últimos quatro anos. Houve um desmanche na cultura, na saúde, na educação... Um desmoronamento gigante que vai levar muito tempo para reconstruir. Independente de quem pegar a bomba, é preciso se lembra disso", diz a atriz.

Na edição 114 (confira no arquivo abaixo), a diretora Laís Bodanzky contou sobre o longo processo para botar nas telas "A Viagem de Pedro", que tem Cauã Reymond vivendo o imperador Dom Pedro I em 1831. Na data, ele acaba de ceder o trono do Brasil a seu filho Dom Pedro II e empreende uma viagem de volta a Portugal, onde seu irmão Miguel usurpou o trono que seria de seus filhos por direito. Em crise, ele passa sua vida a limpo e começa a entender os inúmeros erros que cometeu, inclusive com as mulheres de sua vida. "Quando o Cauã me chamou e eu entrei no projeto, já havia um primeiro roteiro. Mas eu logo entendi que o enfoque deveria ser outro. Eu precisei escrevei e emprestar meu olhar para o personagem", conta a diretora (ouça mais em 39:06 da edição 114).

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais.

Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.