Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Podcast Plano Geral: Retrospectiva elege as melhores séries de 2022

13/12/2022 13h34

Fim de ano é tempo de retrospectiva no podcast Plano Geral! Quais foram as séries que nos prenderam na frente da TV (ou do notebook) em 2022? As surpresas vieram de toda parte. Nesta semana, fãs do mundo inteiro não pararam de elogiar o final da segunda temporada de "White Lotus", na HBO Max, que trouxe surpresas e revelações bombásticas e fez muitos decretarem que esta até superou a primeira temporada.

Mas muitas outras séries marcaram o ano. A distopia "Ruptura", na Apple TV+, inovou com a história de um executivo (Adam Scott) que tem suas memórias pessoais apagadas quando entra em seu ambiente de trabalho - e as lembranças do trabalho deletadas quando está em sua casa à noite. "Gaslit", na Starzplay, reuniu duas grandes estrelas de cinema, Julia Roberts e Sean Penn, numa trama de vários personagens em torno do escândalo Watergate, que derrubou o presidente Richard Nixon em 1974. (Detalhe: o próprio Nixon não aparece na série.)

Entre as produções brasileiras, o ano foi mais farto em séries documentais marcantes. Foi difícil encontrar quem não tenha visto "Pacto Brutal - O Assassinato de Daniella Perez", que fez reviver um dos maiores traumas dos anos 90, o assassinato de uma atriz da Globo por seu parceiro de cena e a namorada dele. Foi o grande destaque num ano que foi farto em séries do gênero "true crime", como as duas dedicadas à ex-deputada Flordelis (uma na Globoplay e outra na HBO Max) e "O Caso Celso Daniel" (Globoplay).

A plataforma de streaming da Globo também foi a maior responsável pelas séries musicais que resgatam em detalhes a história de grandes artistas. Só este ano, tivemos "Elza & Mané", sobre Elza Soares e sua relação com o jogador Mané Garrincha; "O Canto Livre de Nara Leão" e "Vale Tudo com Tim Maia". Entre as séries de ficção, os destaques foram "Rota 66", baseado no best seller do jornalista Caco Barcellos; "Rensga Hits", comédia sobre o universo da sofrência de Goiânia, na Globoplay; e a segunda temporada de "Bom Dia Verônica", que trouxe Reynaldo Giannechini como um pastor pra lá de sinistro, na Netflix (ouça a partir do minuto 0:00).

Na entrevista da semana, Flávia Guerra e Thiago Stivaletti conversam com a equipe da comédia romântica "O Amor Dá Voltas", que estreia no próximo dia 22. O filme conta a história de um médico (Igor Angelkorte) que passa um bom tempo fora do Brasil achando que se corresponde por cartas com sua namorada (Juliana Didone), mas quem as escreve na verdade é a irmã de dela (Cleo). O filme marca 20 anos de carreira de Cleo (ex-Pires) no cinema - ela estreou em 2003, aos 19 anos, no drama "Benjamim". "Sempre sonhei em cantar e trabalhar no cinema. Continuar neste mundo, hoje também como produtora, me trouxe muitas ferramentas para lidar com a vida. Tenho muita gratidão, amor e paixão pelo cinema", comemora ela. (ouça a partir de 53:00)

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais. Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.