Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Podcast Plano Geral: Lista britânica dos 100 melhores filmes inclui mulheres e esquece a América Latina

07/12/2022 13h17

O Plano Geral desta semana traz a polêmica lista da revista britânica Sight and Sound, que a cada dez anos elege os 100 melhores filmes da História. Em uma seleção que por anos trazia entre os primeiros colocados filmes clássicos como "Cidadão Kane", de Orson Welles, e "Um Corpo que Cai", de Alfred Hitchcock, desta vez houve uma grande mudança. Pela primeira vez desde 1952, quando a lista foi criada, um filme dirigido por uma mulher ficou em primeiro lugar: "Jeanne Deielman", da belga Chantal Akerman.

O longa acompanha três dias na vida de Jeanne Dielman (Delphine Seyrig), uma viúva ainda jovem que mora com seu filho adolescente. Sua rotina oscila entre os cuidados com a casa enquanto o filho está na escola e fatos que ocorrem nas ocasiões esporádicas em que ela se prostitui em sua própria casa. Na narrativa, o choque entre o tédio do dia a dia de uma dona de casa comum e as visitas de seus clientes provocam uma crise em que tragicamente Jeanne se vê cada vez mais envolvida. (ouça a partir do minuto 0h00).

Apesar dos diversos acertos como a inclusão de mais cineastas mulheres e negros, a lista dos críticos não inclui nenhum filme latino-americano. Até mesmo o cineasta espanhol Pedro Almodóvar ficou fora da lista. E o cinema coreano, que passa por uma fase de ouro, integra apenas o 90o. lugar, com "Parasita", de Bong Joon-ho, o primeiro filme da Coreia a concorrer ao Oscar e que levou quatro estatuetas, incluindo a de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme em 2020.

No mundo dos festivais, trazemos tudo o que está rolando no Fest Aruanda, em João Pessoa, e no Red Sea Internation Film Festival, na Arábia Saudita, que sinaliza mais um passo da abertura do país para a cultura internacional e para a valorização da cultura e do cinema. Acompanhe a cobertura do Red Sea na coluna de Flavia Guerra e do Fest Aruanda na coluna de Thiago Stivaletti. (ouça a partir do minuto 1:34)

Entre os destaques do cinema nesta semana, Luca Guadagnino conta uma história de amor canibal em ATÉ OS OSSOS (ouça em 22'53).

Atenção especial também para a cineasta Charlotte Wells, que estreia com um dos melhores filmes do ano, o drama "Aftersun" (ouça a partir do minuto 29:00). O longa acaba de levar os prêmios de de melhor filme, melhor filme de estreia, melhor direção, roteiro e fotografia, montagem e supervisão musical no BIFA (British Independent Film Awards), o prêmio do cinema independente mais importante da Europa. Além disso, também foi o grande vencedor da Mostra de Cinema de São Paulo 2022.

Primeiro longa-metragem de Charlotte Wells, a escocesa radicada em Nova York, "Aftersun" conta a história de Sophie, que relembra, já adulta, um feriado muito especial que passou com seu pai há 20 anos. Protagonizado pela garota Frankie Corio e pelo irlandês Paul Mescal, um dos mais talentosos atores britânicos da atualidade, o longa mistura imagens que Sophie guarda na memória com imagens filmadas com uma câmera miniDV, na tentativa de montar a figura de um pai que ela conheceu com o pai que não conhecia. Poético, lírico, emocionante, "Aftersun" tem sido apontado como uma das melhores estreias britânicas do ano.

O filme venceu também a Semana da Crítica do Festival de Cannes 2022 e foi muito elogiado pela crítica do Festival de Toronto também neste ano, "Aftersun" estreia em 6 de janeiro de 2023 na plataforma MUBI.

Entre os destaques brasileiros, o documentário DEUS TEM AIDS retrata como vivem hoje os jovens com HIV (ouça a partir do minuto (ouça a partir de 34:40). Na Netflix, o chileno Sebastián Lelio (de Uma Mulher Fantástica) conta uma história de embate entre ciência e fé em O MILAGRE, com Florence Pugh (ouça a partir de 40:30).

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais. Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.