Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Documentário na Mostra de São Paulo destaca as vozes LGBTQIA+ na política

17/10/2022 16h27

Em 2020, Pedro Henrique França decidiu acompanhar as candidaturas assumidamente LGBTQIA+ ao cargo de vereador em algumas das principais cidades do país. Algumas, como a de Erika Hilton em São Paulo e de Mônica Benício, viúva de Marielle Franco, no Rio de Janeiro, saíram vitoriosas. Outras, como a de William de Luca em São Paulo, não conseguiram a tão sonhada vaga.

Ouvindo essas vozes, Pedro percebeu que havia ali material para o seu primeiro longa-metragem, "Corpolítica" - um dos destaques da Mostra Internacional de Cinema que começa nesta quinta. "Em julho daquele ano, com a pandemia rolando e todo mundo em casa, me deparei com a notícia da candidatura recorde de LGBTQIA+. Nossa comunidade ficou um pouco atônita com a vitória do Bolsonaro em 2018 e ficou pensando em como reagiria àquele momento. Fui atrás do que era possível naquele 'aqui e agora', com uma estrutura muito pequena, sem dinheiro pra viajar", conta o diretor, em entrevista ao podcast Plano Geral (ouça a partir do minuto 35:30). Das 546 candidaturas LGBT em 2020, 97 foram eleitas - quase 18% do total.

Pedro também conta como procurou também Fernando Holliday e Thammy Miranda, um gay assumido e o outro um homem trans, que preferem não defender causas abertamente LGBTQIA+ em seus projetos na Câmara dos Vereadores de São Paulo. "Sempre achei importante trazê-los para o filme. A representatividade não é algo externo à pessoa. Queria mostrar essa diferença de posicionamento dos dois, assim como havia do Clodovil na época dele enquanto deputado. É importante lembrar que, até hoje, todas as leis de proteção à nossa comunidade vieram do Judiciário, e nunca do Congresso, que ainda não nos representa", explica.

Outro grande destaque da edição do podcast é o último episódio da franquia de terror "Halloween". Em "Haloween Ends", em cartaz nos cinemas. Nele, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) trava um embate final com o psicopata Michael Myers, que enfrenta desde 1978, quando foi lançado o primeiro filme da franquia, dirigido pelo mestre John Carpenter. (ouça a partir do minuto 0:00).

"Haloween Ends" tem conquistado boas bilheterias pelo mundo, mas deixa a desejar pondo em segundo plano o embate entre os dois protagonistas. Toda a primeira parte do filme se concentra em Corey (Rohan Campbell, da série "Virgin River"), rapaz tido como criminoso por toda a comunidade, que namora a neta de Laurie e se vê atraído pela maldade de Myers. O filme é o terceiro desde que a franquia foi retomada pelo diretor David Gordon Green em 2018.

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais. Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.