Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Podcast Plano Geral: Confira a lista dos cem melhores filmes dos anos 90

Thiago Stivaletti e Flavia Guerra

22/08/2022 17h08

O podcast Plano Geral desta semana vem cheio de novidades. Flavia Guerra e Thiago Stivaletti comentam a lista publicada pelo site americano de cinema Indiewire com os cem melhores filmes dos anos 90. Encabeçando a lista, aparece "De Olhos Bem Fechados", último filme de Stanley Kubrick estrelado por Tom Cruise e Nicole Kidman. A lista ainda traz no top 10 "Titanic", de James Cameron, recordista de prêmios no Oscar; "Os Bons Companheiros" de Martin Scorsese e "A Lista de Schindler" de Steven Spielberg. "Central do Brasil" é o único longa brasileiro da lista e aparece em 88ª posição. Como toda lista, esta foi motivo de polêmicas ao não incluir, entre outros, nenhum filme de Robert Altman, como "O Jogador" e "Short Cuts - Cenas da Vida". (ouça a partir do minuto 0:00)

Outro destaque é a entrevista com Tony Ramos e o diretor Luís Villaça sobre a comédia "45 do Segundo Tempo", em cartaz nos cinemas. O filme conta a história de Pedro Baresi, dono de uma cantina falida no Bixiga, em São Paulo, que decide se matar, mas conta com o apoio de dois amigos de longa data (Cássio Gabus e Ary França) para não chegar a esse limite.

Nascido no Paraná, Tony relembra os anos que morou em São Paulo e o período em que trabalhou como repórter de campo cobrindo jogos de futebol para a extinta TV Tupi. "Em São Paulo me casei há 53 anos, nasceram meus dois filhos. Tenho toda uma história muito forte com a cidade. Morei na Vila Maria, no Brás, no Brooklin velho. Aos 14 eu já trabalhava na Tupi, pegava ônibus, almoçava pastel e garapa pra economizar", recorda.

Direto de Gramado, Flavia Guerra conta tudo sobre o festival que selecionou e premiou pela primeira vez um filme do Acre, "Noites Alienígenas", de Sérgio de Carvalho. O filme conta a história de Rivelino (Gabriel Knoxx), um jovem que faz entregas para o traficante local Alê. Apesar de aparentemente contraditório, Alê enxerga com humanidade a situação dos tantos jovens acrianos que são cooptados pelas facções criminosas do Norte do Pais, hoje assolado pela guerra de facções que outrora ocorria no Sudeste e que hoje também atinge a Amazônia urbana (ouça a partir do minuto 14:09).

O podcast traz ainda entrevista a head de Talentos Artísticos da Warner Media Latin America, Mônica Albuquerque, que aponta os fatores do sucesso da série "Pacto Brutal", sobre o assassinato de Daniella Perez, na plataforma HBO Max. "A escolha inicial foi pelo gênero 'true crime'. Mas a gente tinha a sensação de que ela tinha uma representatividade muito atual. Esse é um crime que teria hoje um olhar e uma cobertura muito diferente do que teve na época", explica (ouça a partir de 28:13).

O Plano Geral ainda levanta as razões do sucesso de "Rensga Hits", série da Globoplay que traz um olhar cômico sobre o universo da sofrência de Goiânia. Na série, Raíssa (Alice Wegmann) é uma espécie de nova Marília Mendonça, uma jovem talentosa que cai nas graças de uma gravadora com seu talento para compor e cantar sofrências. "Rensga Hits" traz temáticas que chocam com esse universo tradicionalmente mais conservador. É o caso de Deivid Cafajeste (Alejandro Claveaux), uma figura calcada no sucesso de Wesley Safadão, mas com um grande diferencial em sua vida pessoal: ele vive o dilema de esconder do público sua paixão pelo próprio segurança, Kevin Costa (Samuel de Assis) (ouça a partir do minuto 47:21).

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais.

Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.