Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Podcast Plano Geral: Documentário vence o Leão de Ouro pela segunda vez na história de Veneza

15/09/2022 17h15

O Plano Geral desta semana traz tudo sobre os vencedores do Festival de Veneza 2022. Pela segunda vez na história, o Leão de Ouro foi para um documentário: "All the beauty and the bloodshed" (Toda a beleza e o banho de sangue), sobre a fotógrafa americana Nan Goldin e sua batalha contra a família Sackler, fabricante de opióides que causam dependência química e que provocou uma epidemia neos Estados Unidos que já matou mais de 500 mil pessoas. (ouça a partir de 2'40)

O filme une histórias que Nan nunca havia contado sobre sua infância traumática, sua trajetória como artista e seu trabalho inovador como artista e sua vida em meio aos nomes que revolucionaram os costumes e a arte nos anos 70 e 80, principalmente, e o ativismo de Goldin com o P.A.I.N. (Prescription Addiction Intervention Now). Apesar de trazer tantas informações, é a emoção que move o filme e que mobiliza o público em torno da indignação diante do tema, mas também em torno da coragem de Nan.

Fundada por Nan Goldin, depois que ela se tornou dependente de OxiContim após ter sido receitado contra dores que ela sofria após uma cirurgia, o P.A.I.N. (que faz um jogo de palavras com o significado em inglês: Dor) pede intervenção contra a dependência química de medicamentos e promove atos em prestigiados museus dos Estados Unidos, Europa e move ações para que a Sackler / Perdue seja responsabilizada pela forma irresponsável e gananciosa que propagou o medicamento e como não alertou a população sobre seus riscos.

Para a diretora Laura Poitras, se trata de uma história de uma mulher corajosa. "Eu conheci pessoas talentosas e corajosas no mundo, mas como a Nan nunca", declarou a cineasta ao receber o Leão de Ouro na noite do sábado em Veneza.

A primeira vez que um documentário levou o Leão de Ouro foi em 2013, quando o italiano Gianfranco Rosi venceu o festival com "Sacro Gra". Neste ano, o diretor levou a Veneza o filme "In Viaggio", exibido fora de competição, que, a partir de imagens de arquivo do Vaticano e de filmes de ficção e documentário retrata as viagens e os discursos do Papa Francisco pelo mundo, tratando de temas que envolvem a política, o neoliberalismo, os casos de violência sexual e pedofilia cometidos por membros da Igreja, entre outros. (ouça a partir do minuto 5'40).

A cineasta francesa de origem senegalesa Alice Diop levou o Grande Prêmio do Júri e o Troféu de Primeiro Filme por "Saint Omer". A escolha mostrou mais uma vez o valor dado pelo júri ao cinema documental, pois Alice é famosa por seus documentários e "Saint Omer" é seu primeiro longa de ficção. "Este é meu primeiro filme de ficção, mas eu sou documentarista. E eu vou continuar a fazer documentários. Este filme partiu de uma história real, a partir do meu trabalho de documentarista. Quando os documentários ganham os primeiros prêmios em festivais do mundo, todos os documentaristas ficam felizes porque isso quer dizer que o documentário tem de ser separado do cinema de fição", declarou Diop. (ouça mais em 15'47)

Na categoria de atuação, a favorita Cate Blanchett levou a Copa Volpi de Melhor Atriz pela ótima performance em "Tar", longa que conta a história da controversa Lydia Tar, a primeira mulher a conduzir a Filarmônica de Berlim, que também foi acusada de cometer assédio sexual. Quando questionada sobre o valor político da arte e também de seu novo filme, a atriz australiana fugiu de polêmicas e afirmou que escolheu o filme por se tratar de um grande personagem. (ouça a partir 27'28).

Já a Copa Volpi de Melhor Ator foi para Colin Farrell por "The Banshees of Inesherim". Em Los Angeles para filmar um novo trabalho, Colin entrou por Zoom na cerimônia e, bem humorado, usou um cacho de banana "como troféu". (ouça em 26'48)

Na segunda parte: Thiago fala da quarta temporada americana da série "In Treatment" (Em Terapia), que traz pela primeira vez uma psicanalista negra, a doutora Brooke Taylor - Uzo Aduba, de Orange is the New Black. A quarta temporada começa dez anos depois da terceira e se passa na Los Angeles dos dias de hoje, e retrata as sessões de pacientes com Brooke que tratam de assuntos que povoam os corações e mentes do mundo contemporâneo, como a pandemia e as grandes transformações sociais e culturais do mundo atual. (ouça a partir de 34'33)

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais.

Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.