Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Podcast Plano Geral: Laís Bodanzky conta fatos por trás do mito da independência em 'A Viagem de Pedro'

29/08/2022 15h40

O Plano Geral desta semana traz uma entrevista com a diretora Laís Bondazky, que explica por que Dom Pedro I era hostilizado pelos brasileiros em 1831, quando retorna a Portugal. O personagem é tema de "A Viagem de Pedro", com Cauã Reymond, que retrata o retorno de D. Pedro a Portugal para recuperar seu trono. O filme chega nesta semana, que também marca o bicentenário da Independência do Brasil e é um ótimo ensejo para se rediscutir nossos heróis. (ouça a partir do minuto 33:45)

Flavia Guerra e Thiago Stivaletti falam também sobre a recém publicada pesquisa do Itaú Cultural em parceria com o Datafolha sobre os hábitos culturais dos brasileiros, que revelou que a população ainda não retomou os hábitos culturais que tinha antes da pandemia. Cerca de 62% dos brasileiros ainda não estão participando de atividades culturais, por exemplo. (ouça a partir do minuto 1:30).

Os apresentadores comentam ainda sobre os outros lançamentos brasileiros da semana. Maria Bethânia é tema do documentário, "Maria - Ninguém Sabe Quem Sou Eu", de Carlos Jardim, traz uma entrevista exclusiva da cantora. O depoimento atual, inédito e exclusivo gravado no teatro do Hotel Copacabana Palace, é entremeado de falas, imagens raras que, fruto do processo de pesquisa, encontradas nos arquivos da TV Globo e da TV Bahia, afiliada da Globo, tais como ensaios do show histórico que Bethânia e Chico Buarque fizeram em 1975, além do espetáculo que a cantora e Caetano realizaram em 1978. Há ainda trechos do longa "A hora da estrela", de 1984, baseado na obra de Clarice Lispector e dirigido por Suzana Amaral, com a atriz Marcélia Cartaxo no papel de Macabéa. (ouça a partir do minuto 18:00).

O ator Caio Blat conta como tomou o pulso da polarização política em seu primeiro longa como diretor, "O Debate". Escrita pelos roteiristas e cineastas Jorge Furtado e Guel Arraes, a trama se inicia no dia do último debate presidencial antes do segundo turno das eleições de 2022. Desta forma, o espectador acompanha os bastidores da produção do telejornal que vai ao ar logo depois do primeiro encontro entre os dois principais candidatos.

Marcos (Betti) e Paula (Débora) foram casados por 20 anos, em que também trabalharam juntos. O casamento acabou, mas a amizade e a relação profissional continuam. Esta dinâmica é perfeita para também se discutir a capacidade de dialogar, respeitar a visão e a opinião do outro e ainda assim ser possível discordar. ( ouça a partir do minuto 24:30)

E o mineiro Gabriel Martins lança o singelo "Marte Um", sobre família na periferia de Contagem. Na tela, a vida comum dos Martins. Eles formam uma família negra e humilde brasileira, que luta para vencer desde grandes até pequenas questões do cotidiano e não desistir de ser feliz em um Brasil que acaba de eleger um presidente que não os representa. O pai desta família Wellington, o ótimo Carlos Francisco, é porteiro e espécie de faz tudo de um condomínio de luxo que sonha em ver seu filho Deivinho se tornar um grande jogador de futebol.

Mas o menino quer ser astrofísico e embarcar na missão Marte Um, que pretende mandar missões para povoar o planeta vermelho. A mãe Tércia (Rejane Faria, também ótima no papel) é diarista e cuida de todos, menos de si mesma. Já a irmã de Deivinho, Eunice (Camilla Damião), é uma jovem antenada, que cursa direito e quer sair de casa para morar com a namorada.

"Eu sinto que há uma força nos personagens, na maneira como o elenco também trouxe esses personagens à vida que atravessa muito as pessoas. As pessoas quando vêm falar de "Marte Um", inevitavelmente estão conectadas ao elenco. Há algo muito forte nesta conexão emocional. E acho que este é um momento em que a gente está precisando delas. Adoro ver filmes em que fico pensando nos personagens depois", comentou Martins ao UOL. (ouça a partir do minuto 7:56)

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais.

Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.