Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Podcast Plano Geral: Nos últimos dias, Mostra de São Paulo exibe filme vencedor de Veneza

02/11/2022 13h25

A nova edição do podcast Plano Geral já está no ar fazendo um apanhado da reta final da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que se encerrou oficialmente no último dia 2, mas segue sua repescagem até dia 9 na capital paulista.

Em seus últimos dias, a Mostra programou o vencedor do Leão de Ouro em Veneza, o documentário "All the Beauty and the Bloodshed" (Toda a beleza e o derramamento de sangue), de Laura Poitras. O filme toma como ponto de vista a vida e a obra da fotógrafa americana Nan Goldin, que sofreu por muitos anos a dependência química de opioides. Um dos mais populares nos EUA é o Oxycontin, produzido pela Purdue Pharma, gigante farmacêutica da poderosa família Sackler. Goldin empreendeu uma verdadeira luta de Davi contra Golias para processar a família Sackler, que (ironicamente) financia diversos museus e galerias de arte nos EUA. O filme ainda tem sessões no dia 5 e no dia 9 na Mostra. (ouça mais a partir do 0:00)

Flávia Guerra e Thiago Stivaletti comentam ainda "Com Amor e Fúria", o novo filme de Claire Denis, queridinha do cinema francês. O longa retoma o tema mais clássico do cinema francês, o triângulo amoroso, ao narrar a história de uma mulher (Juliette Binoche) casada que vê voltar para sua vida um homem por quem foi perdidamente apaixonada - e que agora é sócio de seu atual marido. Muito criticado pela imprensa no Festival de Berlim, o filme acabou rendendo o Urso de melhor direção para Denis. (ouça mais a partir do 33:24).

Na entrevista da semana, a diretora Carolina Marcowicz e a atriz Maeve Jinkings falam sobre "Carvão", estreia desta semana nos cinemas. O filme mostra uma família pobre, dona de uma carvoaria no interior do Brasil, que aceita um insólito acordo: hospedar em casa um traficante argentino que está foragido da polícia. "Eu sou uma apaixonada por absurdos. Por isso, acho que nasci no país certo", brinca a diretora. "Nasci no interior de São Paulo e sempre observei como as pessoas se julgam e se vigiam o tempo todo. Quis contar uma história que falasse um pouco sobre isso". "Estamos falando de uma história dura, às vezes trágica, mas ao mesmo tempo contada com tons patéticos e um humor muito ácido", diz Maeve, atriz que se projetou em filmes como "O Som ao Redor", "Aquarius" e "Amor, Plástico e Barulho". "O que mais nos alimentou em 'Carvão' foi o puro suco da realidade brasileira". (ouça mais a partir do 44:25)

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais. Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.