Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Podcast Plano Geral: Cerimônia do Oscar tem favoritos, mas deve guardar algumas supresas

07/03/2023 21h08

O Plano Geral desta semana traz tudo sobre os favoritos ao Oscar, cuja cerimônia será realizada neste domingo, dia 12 de março, com transmissão da TNT e no streaming da HBO Max. Convidamos o crítico, cineasta e produtor Felipe Haurelhuk, do canal Meu Tio Oscar, para montarmos o nosso bolão de palpites dos premiados. (ouça a partir de 0min25)

O filme mais badalado desta temporada, "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" desponta como favorito a melhor filme, com 11 indicações. Entre elas, algumas são consideradas garantidas, como Melhor Roteiro Original. Mas o longa também tem sido apontado como favorito ao principal prêmio da noite, a de Melhor Filme. Dirigido pela dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert, os Daniels, que trazem a linguagem ágil do universo dos videoclipes para um cinema que ousa tanto na narrativa quanto na linguagem, "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" corre o risco de também levar o Oscar de Melhor Direção e desbancar o mestre Steven Spielberg, que concorre em sete categorias, incluindo as de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante, além de Melhor Roteiro. (ouça em 29min)

No episódio, Thiago Stivaletti propôs um exercício divertido e perguntou a Flavia Guerra e a Felipe Haurelhuk qual a primeira cerimônia do Oscar da qual se lembram. "A primeira vez que eu entendi melhor o Oscar foi quando o Federico Fellini foi homenageado, em 1993, lembro que ele já me chamava a atenção e já conhecia, claro, o Oscar, mas aquela foi uma edição que me marcou porque entendi melhor o jogo", comentou Flavia. (ouça a partir de 7min32).

Thiago Stivaletti lembra que, em 1989 , assistiu a "Ligações Perigosas" e torceu muito por Glen Close levar o prêmio de Melhor Atriz pelo filme, mas que Jodie Foster foi a vencedora por "Os Acusados". "Eu não tinha visto o filme no cinema porque tinha uma temática mais difícil, eu tinha apenas dez anos e não vi. E quando ela, a Jodie ganhou, fiquei indignado. Mas, alguns anos depois, eu descobri a Jodie Foster em "Silêncio dos Inocentes" e sou apaixonado até hoje", contou ele. Felipe Haurelhuk lembra que o primeiro Oscar do qual se lembra é o de 1998, quando "Titanic", dirigido por ninguém menos que James Cameron, que concorre neste ano a Melhor Filme com o fenômeno "Avatar 2 - O Caminho da Água", mas não concorre na de Melhor Direção.

Sobre o panorama geral do Oscar 2023, Felipe analisa que a Academia de Hollywood voltou a fazer questão de incluir grandes projetos entre os indicados a Melhor Filme. "Temos o número exato de dez indicados. Destes, três são gigantescos: a terceira maior bilheteria de todos os tempos, "Avatar 2", "Top Gun" e "Elvis", a segunda bilheteria musical de todos os tempos", comentou o criador de Meu Tio Oscar.

"A gente também tem filmes que vêm da carreira nos festivais, como "Tar", "Os Banshees de Inisherim". É uma boa safra. Não acho que o "Tudo em Todo Lugar" vai envelhecer bem. Eu gosto do filme. Acho que é um sintoma bem forte do tempo, com as narrativas audiovisuais que temos hoje. Mas acho que é daqueles que parecem modernos quando são lançados, mas daqui a cinco anos vai parecer velho", analisou Felipe.

Thiago observa que mesmo quem não é muito fã de "Tudo em Todo Lugar" reconhece as qualidades do filme, a começar pela mistura de gêneros. "O filme é comédia, é ação, tem questão de filme de família, tem questões dramáticas, crise conjugal, conflito de gerações, com a filha lésbica que a família não aceita. É um grande liquidificador que os diretores manejam muito bem. As pessoas só não esperavam que recebessem 11 indicações." (ouça em 15min00)

A conversa sobre o Oscar 2023 é longa e a disputa segue um pouco mais acirrada nas categorias direção (Spielberg ou os Daniels), ator (Austin Butler de "Elvis" ou Brendan Fraser do controverso "A Baleia", que também é favorito na categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo), além de atriz. Michelle Yeoh, de "Tudo em Todo Lugar" pode levar e consagrar o talento asiático? Ou a já duplamente premiada Cate Blanchett é quem vai levar por "Tár"? (ouça em 33min30).

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais. Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.