Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Podcast Plano Geral: Mostra de São Paulo terá Palma de Ouro de Cannes e outros grandes filmes do ano

Siga o UOL no

11/10/2022 10h55

O Plano Geral desta semana destaca a força dos festivais de cinema brasileiros e conta tudo sobre os dois dos maiores festivais de cinema do Brasil: o Festival do Rio, que ocorre até dia 16, e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, de 20 de outubro a 2 de novembro.

Da Mostra de Cinema de São Paulo, os destaques dos grandes festivais incluem Cannes Veneza, Berlim, entre outros, e Renata de Almeida, diretora da Mostra, comenta a dificuldade de se realizar um evento de cultura no Brasil. "Não vou falar que é um ano muito difícil porque todo ano eu falo. E piora depois. Vai que agora melhora! Em junho a gente teve a certeza de que não poderia usar a Lei Rouanet. Teve uma instrução normativa que impossibilitou, pedia contrapartidas que para a gente eram impossíveis de fazer. Por causa de uma insegurança jurídica, a gente resolveu tirar o projeto da Lei Rouanet, em julho, e abrimos o Programa Patronos da Mostra. Depois de trabalhar e fazer isso há tanto tempo (faço a Mostra há 30 anos), esta resposta do próprio setor audiovisual deu um conforto para a Mostra e um sentido. Acho que dá para existir por mais um tempo", explicou Renata. (ouça em 12'33)

A Mostra SP traz 223 filmes em sua programação e abre no dia 19, na Cinemateca Brasileira, com o vencedor da Palma de Ouro deste ano: O Triângulo da Tristeza, de Ruben Ostlund. A lista inclui ainda "Bardo", de Alejandro Gonzalez Iñarritu, "Sem Ursos", de Jafar Panahi, entre tantos outros. (ouça a partir de 6'29)

O Festival do Rio exibe filmes premiados em Cannes como "Close", de Lukas Dhont, o iraniano "Holly Spider", entre outros. O evento também volta a seu formato grandioso, com a presença de talentos internacionais e nacionais. Destaque para a Première Brasil, que se tornou uma janela importante da nova safra do cinema nacional e uma competição prestigiada, com longas como "Carvão", de Carolina Markowicz, que competiu em Toronto, "Fogaréu", de Flavia Neves, que integrou a seleção do Festival de Berlim, "Perlimps", nova animação de Alê Abreu e (ouça a partir de 20'50)

Destacamos também os documentários, como "Corpolítico", de Pedro Henrique França, e "Não é a Primeira Vez que Lutamos pelo Nosso Amor", de Luís Carlos Alencar, que retrata a luta LGBTQIA contra a Ditadura Militar brasileira. (ouça a partir de 25'16)

Na entrevista da semana, Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães falam de "Transe", longa que mostra jovens boêmios do Rio de Janeiro aturdidos com a eleição de Bolsonaro em 2018, ecoando a nossa ansiedade atual. O filme compete na Première Brasil do Festival do Rio e estará na Mostra. (ouça a partir de 34'00)

"Tudo começou num dia específico, numa hora específica. Veio de uma intuição da Carolina, com quem trabalho há muito tempo. E no dia do protesto das mulheres, o #Elenão, em setembro de 2018, ela me falou sobre o projeto", comentou Anne. Carolina completou: "No dia 29 de setembro, na chamada para o #Elenão, eu também recebi uma filipeta, um convite, para uma festa surrealista. Que coisa! No dia de algo tão real, tão pungente, a gente ainda tem uma festa falando de surrealismo. Então partimos para filmar o #Elenão, que era um fato importante para se registrar, mas, em vez de só documentar, partimos para a ficção. Em vez de documentar somente, começamos a contar uma história que unisse o olhar dos jovens para o momento em que a gente está vivendo", explicou Carolina Jabor.

Na lista dos grandes festivais brasileiros, atenção especial também para o Cine Ceará, que está sendo realizado nesta semana em Fortaleza. Em pauta, a importância dos festivais de cinema e dos filmes para a difusão e a formação cultural do País, além da possibilidade e da necessidade de se retratar e refletir sobre o atual momento sócio-político do Brasil, que no próximo dia 30 elege seu o presidente.

Nesta edição do Plano Geral, Camila Pitanga, que foi homenageada no Cine Ceará, comenta a atual fase do Brasil e defende seu posicionamento político e o apoio à candidatura do ex-presidente Lula. "Os festivais são resistências, são arautos da cultura gritando. Dizendo que está viva, dizendo que é pungente, dizendo o que se pensa. E é também uma cultura que tem uma posição de enfrentamento a todo o obscurantismo, uma posição de enfrentamento no sentido de apoiar a candidatura do Luiz Inácio Lula da Silva. Acho importante colocar isso", declarou a atriz.

"A gente está falando de um projeto de país que precisa ser, que a gente não pode abrir mão de um Brasil democrático, de um Brasil antirracista, de um Brasil que convive com a diferença e que vai se vai se repactuar", completou. (ouça a partir do minuto 3'00)

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais. Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.