Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Podcast Plano Geral: Retrospectiva elege os melhores filmes de 2022

20/12/2022 11h20

O Plano Geral desta semana elege os melhores filmes de 2022! "Aftersun", "O Acontecimento", "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo", "Argentina 1985", "Boa Sorte Leo Grande", "Drive My Car" foram os destaques entre os filmes internacionais.(ouça a partir do minuto 0:50).

Para comentar os seus favoritos, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti recebem o convidado especial Vitor Búrigo, editor do site CineVitor. Ele, que segue com afinco os festivais brasileiros, trouxe um olhar especial sobre a produção do País, com uma lista de melhores nacionais do ano, além de filmes que em breve chegarão ao circuito. "Tenho migrado muito para os festivais do nordeste e descoberto filmes lindos, que nem sempre estreiam em grande circuito, mas chegam às telas, ao streaming e merecem toda nossa atenção", comentou Vitor.

Antes da retrospectiva, Thiago, Flavia e Vitor comentaram sobre a estreia que fecha este ano tão desafiador: "Avatar - O Caminho da Água", continuação da saga criada por James Cameron em 2009 que chega a mais de 2 mil cinemas de todo o Brasil com a promessa de bater recordes de bilheteria e garantir a realização das próximas três sequências da saga. (ouça a partir de 3:40)

"É uma trama clássica, a tradicional jornada do herói, mas com produção e efeitos especiais que nunca vimos, que enchem os olhos. Para quem se propuser a mergulhar no universo de Pandora criado com minúcias por James Cameron, é uma grande viagem cinematográfica", comentou Flavia. (ouça no minuto 6:00)

O Globo de Ouro 2023 também ganha destaque neste episódio especial. Depois de encarar uma grande crise nos últimos anos, a premiação concedida pelos correspondentes estrangeiros de Hollywood tenta recuperar seu glamour e sua relevância com diversas reformas. Os prêmios serão entregues em 10 de janeiro de 2023 e o Plano Geral traz uma análise dos indicados, com destaque para os filmes internacionais que estão no páreo e para o fenômeno "Tudo ao Mesmo Tempo em Todo Lugar", que deve levar diversos prêmios e chegar bem na corrida ao Oscar 2023. (ouça a partir de 13:20).

Já entre os melhores do ano, Vitor Búrigo lista seus favoritos: "Mães Paralelas, Great Freedom, Drive My Car, Licorice Pizza e Aftersun, que foi uma grande surpresa da Mostra SP e do ano." Entre os brasileiros, "Medida Provisória", de Lázaro Ramos, "Paloma", de Marcelo Gomes, "Os Primeiros Soldados", de Rodrigo de Oliveira, e "A Mãe", de Cristiano Burlan, estão entre os mais bem avaliados.

"'Aftersun' é um filme belíssimo, que conta a história de uma garota e as férias que ela passou com o pai que, ao que se entende, além deste acontecimento, não esteve presente na vida dela. Dirigido por uma mulher, Charlotte Wells. Aliás, minha lista dos cinco melhores internacionais tem três mulheres: ela, a diretora de 'Pleasure", a Nina Thyberg, e a de "O Acontecimento", Audrey Diwan", comentou Thiago.

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais. Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.