Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Podcast Plano Geral: Em segunda temporada, "The White Lotus" volta com humor ácido, agora na Sicília

07/11/2022 16h28

Depois da maratona da Mostra de São Paulo, nesta edição 113, o Plano Geral Podcast volta à TV e destaca a segunda temporada da série mais aclamada de 2021: "The White Lotus", que retorna para uma segunda temporada num resort na Sicília e traz a mesma fórmula que explora o patético de cada personagem, na HBO Max. O elenco é todo novo, mas a excêntrica (e maravilhosa) Tanya McQuad está de volta (ouça a partir de 0:00).

Entre os novos nomes, destaque para a atriz italiana Sabrina Impacciatore, que faz a manager do resort (a locação real foi o Four Seasons Hotel - San Domenico Palace di Taormina) que recebe os hóspedes mais ricos e neuróticos.

No mundo dos festivais, trazemos os premiados da Mostra de São Paulo, cujo grande vencedor foi o britânico "Aftersun", de Charlotte Wells, que recebeu o troféu Bandeira Paulista ( dedicado a um primeiro ou segundo filme de um/uma cineasta), além de outros destaques que podem ainda ser conferidos na Repescagem da Mostra, no CineSesc até a próxima quinta, dia 9. (ouça a partir de 10:30)

Esta edição também traz o festival Mix Brasil 2022, que começa nesta quinta-feira, com destaque para o belga CLOSE, que levou o Grande Prêmio do Público do Festival de Cannes 2022. Dirigido pelo jovem Lukas Dhont, que vem ao Brasil para participar do evento, o longa conta uma história de amizade e perda da inocência. Na trama, dois garotos que vivem em uma pequena cidade da Bélgica, são amigos inseparáveis, mas tudo muda quando a cumplicidade deles começa a ser vista com olhos julgadores na escola.

O Mix Brasil completa 30 edições neste ano e também traz vários outros filmes premiados em festivais no Brasil e no mundo, como "Três Tigres Tristes", de Gustavo Vinagre, que levou prêmio Teddy Awards do Festival de Berlim 2022, dedicados a filmes de temática LGBTQIA+. O festival traz também uma programação de filmes em VR (Realidade Virtual) (a partir de 19:00).

Na entrevista da semana: o diretor Marcelo Gomes e a atriz Kika Sena falam sobre PALOMA, que estreia nos cinemas de todo o Brasil. (ouça a partir de 30:45) O filme é inspirado em uma notícia real e conta a história de uma mulher trans, que é agricultora e que sonha em se casar na igreja com seu companheiro Zé (Ridson Reis), com quem ela cria sua filha de sete anos.

Eles vivem em uma pequena cidade de Pernambuco e têm de enfrentar o conservadorismo e o preconceito da população local quando decidem se casar em uma cerimônia religiosa. "Foi muito desafiador acolher Paloma. Agora eu consigo ver com outros olhos, um pouco distantes de quando a gente começou a ensaiar. Eu precisei entender que o sonho dela era legítimo, que ela era legítima ao correr atrás deste sonho e de acolher a ingenuidade dela, suas contradições. Se eu não a acolhesse ou não acreditasse nela, eu não conseguiria interpretá-la", comentou Kila ao Plano Geral.

"Para mim a grande mudança de chave como atriz foi acreditar de fato que aquela pessoa podia ser minha amiga, poderia ser eu. Entender que eu também tenho meus sonhos. E não cobrar dela o empoderamento que está só no lugar de conflito. O empoderamento dela está ali. Está na determinação em aprender a escrever o próprio nome para poder assinar um documento. Persistir em casar na igreja é super empoderador, mas que eu deslegitimava. Quando comecei a legitimar este lugar de empoderamento que a gente não vê com frequência no cinema, na TV, no teatro, tudo mudou", completou Kika, que é a primeira artista trans a receber o Troféu Redentor de Melhor Atriz do Festival do Rio, onde o filme estreou em outubro e levou também o prêmio de Melhor Filme da Mostra Brasil. (ouça a partir de 37:28)

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais. Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.