Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Podcast Plano Geral: "A Baleia" e "Mato Seco em Chamas" esquentam os cinemas depois do Carnaval

23/02/2023 11h08

O Plano Geral desta semana traz os destaques do cinema que aquecem o circuito no pós-Carnaval e no pré-Oscar, que será entregue no próximo dia 12. Nas estreias brasileiras, o premiado "Mato Seco em Chamas", um dos grandes filmes brasileiros do ano, une documentário e ficção científica para contar a história das irmãs Chitara e Léa, líderes de uma gangue feminina, as Gasolineiras de Kebradas, que refinam gasolina roubada em Ceilândia, periferia de Brasília. (ouça a partir de 1min38).

Dirigido pelo brasileiro Ardiley Queirós e pela portuguesa Joana Pimenta, o filme abre a Sessão Vitrine 2023 e chega às telas do Brasil depois de passar por dezenas de festivais em todo o mundo, incluindo o Festival de Berlim 2022 e o Festival de Brasília 2022, onde conquistou seis Kikitos. Thiago Stivaletti e Flavia Guerra conversaram com os cineastas e comentaram mais sobre a mistura entre o documental e o ficcional e também sobre como a ficção científica é um gênero que pode e deve ser mais explorado no cinema brasileiro. (ouça a partir de 39min25)

Para Ardiley, que dirigiu filmes como "Branco Sai Preto Fica" e "A Cidade é uma Só", fazer ficção é uma forma de reinventar o mundo, que parte do real, mas traz novas propostas. "A ficção científica permite esse lugar da gente poder reinventar a nossa memória também, aquilo que a gente queria ter sido outra coisa, como cidade, sociedade, território queria ter sido outra coisa também. E este gênero, para mim, tem muito esta função. É onde a gente pode reinventar nossa memória em função das potencialidades que a gente tem e do lugar que a gente viu e viveu, dos filmes que a gente viu, que não é necessariamente o mesmo lugar de uma cinefilia institucional, do cânone, que eu também gosto, mas não é necessariamente o lugar que a gente está pensando quando faz os filmes", comentou Ardiley. (ouça a partir de 42min15).

"A ficção científica é este lugar em que a gente tem muita liberdade para a criação, para lidar com as pessoas em uma outra gramática porque ela por si só já diz isso, pois a gente inventa linguagem. A ficção científica só existe enquanto reinvenção do mundo. E para mim só faz sentido fazer filmes assim", completou o cineasta que cresceu e filma desde seu primeiro filme a Ceilândia, seu povo, suas riquezas e contradições.

A Baleia

Já nas estreias internacionais, destaque para o controverso "A Baleia", que traz Brendan Fraser no papel de Charlie, um professor de literatura que sofre de obesidade mórbida e enfrenta sérios problemas de saúde. Ele vive isolado em um pequeno apartamento e tem pouco tempo de vida, mas está disposto a tentar se entender com a filha adolescente, com quem ele perdeu contato após uma separação traumática da mãe da menina. (ouça a partir de 9min47)

A jornada de Charlie é repleta de culpa, dor, rancor, mas repleta de humanidade. Pelo papel, Fraser recebeu diversos prêmios, incluindo o SAG Award, o prêmio dado pelo Screen Actors Guild Awards, o sindicato dos atores para TV, cinema e outros profissionais de TV e rádio, e é um dos favoritos ao Oscar de Melhor Ator.

A direção de "A Baleia" é de Darren Aronofsky, que assina sucessos como "Cisne Negro" e "Réquiem para um Sonho" e sempre retrata personagens que mergulham fundo em jornadas que muitas vezes trazem experiências de autodestruição, mas que também auto-conhecimento e redenção.

Conexões

No streaming, o francês Vincent Cassel estrela a série de espionagem "Conexões". Na trama, ele vive um espião que se envolve em uma complicada missão em que reencontra um amor do passado com uma agente vivida por Eva Green. Dirigida por Stephen Hopkins, da premiada "24 Horas", a série é a primeira falada em francês e inglês da Apple TV +. (ouça a partir de 27min07)

Em conversa com Flavia, Cassel, que fez questão de falar português, comentou que também dublou seu personagem na versão brasileira da série e que sua relação com o Brasil é profunda e importante. "Eu tenho uma casa no País, volto sempre. Todas as vezes que tenho a oportunidade, vou pelo menos para ficar uma semana. O Brasil faz parte da minha vida", contou o ator. (ouça a partir de 30min34).

Para Cassel, além de ser uma série de espionagem inteligente, "Conexões" traz personagens femininas que saem do comum. "As mulheres gostam muito desta série porque os papéis femininos são muito fortes. Além do papel da Eva, todos os outros personagens femininos são fortes. Coisa rara", analisou o ator.

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais. Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.