Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Podcast Plano Geral: Com elenco renovado, "The Crown" retoma os conflitos entre Diana e a monarquia

16/11/2022 11h14

A edição 124 do podcast Plano Geral traz tudo sobre a volta de uma das séries mais queridas da Netflix. "The Crown" chega à sua quinta temporada contando a história da Rainha Elizabeth II, morta este ano, a partir de 1992, que ela mesma considerava o pior ano do seu reinado. (ouça a partir do minuto 3:00)

Os produtores trocaram praticamente todo o elenco para esta nova temporada. Para viver a Rainha, sai Olivia Colman e entra Imelda Staunton, mais conhecida como a Dolores Umbridge da franquia Harry Potter e a Maud dos filmes inspirados na série "Downton Abbey". Elizabeth Debicki ("Tenet") assume como a Princesa Diana, e Dominic West (das séries "The Wire - A Escuta" e "The Affair") entra como o Príncipe Charles.

Esta nova temporada mostra o aprofundamento da crise no casamento entre Charles e Diana, com alguns golpes mortais desferidos pela princesa na família real - o mais emblemático é a entrevista devastadora que Diana decide dar à BBC, maior emissora pública da Inglaterra, em 1995, dois anos antes de morrer, contando detalhes de sua crise conjugal. Mas "The Crown" também cresce ao usar seus dez episódios para relembrar outras histórias interessantes da monarquia longe das picuinhas de família. A mais fascinante delas está no episódio 6, "Casa de Ipatiev", que relembra como o Clã dos Romanov foi fuzilado na Revolução Russa de 1917 e o papel que a monarquia inglesa teria tido no episódio, se recusando a enviar um navio para salvar os parentes distantes. O episódio é retomado com a visita de Boris Ieltsin, primeiro líder democrático da Rússia, à rainha nos anos 90.

Cena de "Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo", de Juliana Vicente - Divulgação - Divulgação
Cena de "Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo", de Juliana Vicente
Imagem: Divulgação

Da Inglaterra para a periferia de São Paulo, o podcast traz uma entrevista com Juliana Vicente, fundadora da produtora Preta Portê Filmes e diretora do documentário "Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo", que acaba de estrear na Netflix. Juliana conta como foi o garimpo do arquivo de imagens de shows e turnês antigas do maior grupo de rap do país, fundado em 1988. (ouça a partir de 36:30)

O filme relembra dois momentos-chave da carreira dos Racionais: o lançamento de "Sobrevivendo no Inferno", seu álbum mais popular, em 1997, que fez o grupo ser "consumido" por uma elite longe das periferias - com isso, o grupo decidir fazer um hiato de cinco anos para repensar seus objetivos; e o show na Virada Cultural de São Paulo em 2007 na Praça da Sé, que terminou em violência. "O Racionais sempre teve uma forma muito genuína de se comunicar. Eles estão o tempo todo fazendo uma revisão dos objetivos deles, são muito honestos com o que estão buscando", diz Juliana.

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais. Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.