'Difícil puxar o gatilho': vencedor do Oscar vive novo desafio na carreira

Rami Malek, 43, tem um novo desafio na carreira. Ele protagoniza "Operação Vingança", thriller de espionagem e ação que acompanha Charlie Heller (Malek), um criptógrafo da CIA, extremamente introvertido, cuja vida sofre uma reviravolta dramática quando sua esposa (Rachel Brosnahan) é assassinada em um atentado terrorista em Londres.

No longa, o personagem de Malek vê que seus superiores não investigam o caso e decide agir por conta própria. Ele, então, embarca em uma perigosa jornada ao redor do mundo para encontrar os responsáveis.

Diferente de outros filmes do gênero, o longa dirigido por James Hawes ("Black Mirror), mostra como um amador (inclusive, este é o nome em inglês: "The Amateur"), se torna uma pessoa violenta, mas tem dificuldades, por exemplo, no manuseio de armas. O ator esteve no Brasil para divulgar o longa durante a D23.

O ator vencedor do Oscar por "Bohemian Rhapsody" conta que esta foi uma dificuldade que encontrou durante a produção do longa. "Não é fácil apertar o gatilho, é bem difícil. Mas, estamos acostumados a colocar as pessoas a frente de uma câmera e eles fazerem isso como se fosse algo natural", disse.

Há uma ingenuidade, e isso me faz rir, porque deveríamos sentir que podemos fazer qualquer coisa quando se trata de segurar uma arma, mas essa não é a melhor arma que você tem. É o seu cérebro. Rami Malek, em entrevista para Splash

Além da ação, "Operação Vingança" aborda o luto de um marido que vê sua esposa brutalmente assassinada. "Continuo pensando em luto e o quanto isso nos afeta. O filme é um thriller e tem tudo o que você espera de um filme de ação: elementos explosivos, espionagem? Você questiona tudo a todo momento. São essas coisas que queremos desse tipo de gênero. Mas, no coração disso tudo, há um verdadeiro senso de humanidade."

Talvez, essa seja a pergunta: o que eu faria nessa situação. O filme te coloca ali, no lugar do personagem. Não importa quem você seja, o público vai se identificar e pensar: 'será que eu conseguiria fazer isso? Quero poder fazer isso?'

Malek acredita que a produção aborda diferentes modos de lidar com o luto e, ao misturar a temática com ação, inova. "Há diversas maneiras de lidar com o luto: podemos enfiar nossa cabeça na areia, mas existem outras formas de lidar, de encontrar forças e continuar. E, colocar isso em um filme de espionagem? Acho que nunca tinha visto isso antes. Ele pega tudo de um gênero que amamos e traz uma nova perspectiva."

"Operação Vingança" estreia em abril de 2025. Além de Rami Malek e Laurence Fishburne, o elenco também conta com nomes como Rachel Brosnahan, Caitríona Balfe, Holt McCallany e Julianne Nicholson.

Continua após a publicidade