Topo

Brasileirão - 2020

Athletico-PR vence, abre distância da zona e complica situação do Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

27/12/2020 20h06

Em casa, o Athletico-PR venceu o Vasco, hoje (27), abriu distância para a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, e entrou de vez na luta por vaga na Sul-Americana do ano que vem. O triunfo por 3 a 0 foi construído com gols de Nikão e Carlos Eduardo, duas vezes, e contou com falhas do setor defensivo do Cruz-Maltino.

O resultado fez a equipe paranaense chegar a 34 pontos, seis a mais que o próprio Vasco, primeiro na zona da degola.

Na próxima rodada, o Athletico-PR visita o Botafogo, no Nilton Santos, enquanto a equipe da Colina encara o Atlético-GO, fora de casa.

Carlos Eduardo brilha

Carlos Eduardo se tornou o nome do jogo ao fazer dois gols na vitória, um em cada tempo. O segundo, com uma finalização da intermediária, inclusive, aconteceu em momento que o Vasco ensaiava uma reação.

Zaga falha e entrega

A zaga do Vasco foi um desastre. Com muitas falhas de marcação e, principalmente, na saída de bola, o setor foi o ponto negativo da equipe cruz-maltina.

Começo agitado

A partida mal havia começado e as duas torcidas lamentaram chances perdidas. A primeira foi a do Vasco, quando Neto Borges foi ao fundo e cruzou. A bola passou pela área e Vinicius, sem marcação na segunda trave, não conseguiu fazer a conclusão. Pouco depois, Nikão cobrou escanteio e Thiago Heleno, sozinho, subiu e cabeceou, mas mandou por cima da meta.

Vasco vacila e Furacão abre o placar

Pressionando a saída de bola do Vasco, o Athletico-PR conseguiu abrir o placar ainda cedo. Aos 10 minutos, Richard aproveitou falha de Neto Borges e achou Nikão, que bateu forte, sem chance para Fernando Miguel.

Tranquilidade x morosidade

Com a vantagem no placar, o Furacão passou a trocar passes com certa tranquilidade e a ditar o ritmo do duelo. O Cruz-Maltino, por sua vez, tinha buracos entre os setores e não apresentava uma marcação mais em cima, dando espaço ao adversário.

Equilíbrio e gol anulado

Aos poucos, o jogo foi ganhando equilíbrio. O Vasco foi conseguindo avançar e criar chances, fazendo com que o duelo ficasse um pouco mais igual. Neste momento, a torcida do time da Colina chegou a celebrar, mas o gol foi anulado. Em cobrança de falta, Cano dominou e bateu para o fundo da rede, mas estava à frente da linha da zaga adversária.

Furacão amplia em nova falha

O Vasco ainda lamentava a chance desperdiçada quando o Athletico-PR ampliou a vantagem no placar. Em nova bobeira do setor defensivo, a bola sobrou para Nikão, que achou Léo Citaddini. Ele chutou de fora da área e Fernando Miguel deu o rebote no pé de Carlos Eduardo, que completou.

Anulado de novo

O Vasco voltou para o segundo com mudanças e partindo para cima. Logo no início, Torres tentou passe para Talles Magno, a bola desviou e sobrou para Cano, que driblou Pedro Henrique e balançou a rede. Porém, após aviso do VAR foi, novamente, apontado impedimento do atacante.

Fernando Miguel aparece

O goleiro Fernando Miguel voltou a aparecer, desta vez com boas defesas. Primeiramente, caiu no canto e espalmou finalização de Nikão. Depois, em chute de Christian de fora da área.

Athletico-PR coloca a "pá de cal"

O Furacão chegou ao terceiro gol ainda aos 15 minutos do segundo tempo, novamente com Carlos Eduardo. Quando o Vasco tentava reagir no confronto, ele recebeu na intermediária sem marcação, escolheu o canto, bateu e saiu para a comemoração.

Tudo ou nada

Depois do terceiro gol, o Vasco tentou de tudo para, ao menos, diminuir o prejuízo na Arena da Baixada, mas esbarrava nos próprios erros com a bola no pé. O Athletico-PR, por sua vez, com o placar confortável, esperava o adversário e saia em velocidade.

Bola na área

Sem criatividade, o Vasco passou a explorar as bolas na área. Em um desses lances, Torres cabeceou bem, mas a bola passou ao lado da trave e foi para fora.

Dividida e preocupação

Após dividida pelo alto com Tiago Reis, já na reta final da partida, o volante Richard caiu no gramado e teve de receber atendimento médico. Ele saiu de campo de maca e foi substituído por Jadson, ex-Corinthians.

Quase o quarto (duas vezes)

O Furacão quase chegou ao quarto gol depois de bonita jogada nos minutos finais. Jadson evitou a saída de bola, foi à linha de fundo e cruzou. Walter ajeitou de peito para Nikão, que vinha de trás e bateu de primeira, mas mandou para fora. Nos acréscimos, Jadson achou Nikão entrando sozinho na área. Ele saiu na cara de Fernando Miguel e tentou uma cavadinha, mas o goleiro pegou.

FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR 3 X 0 VASCO


Competição: Campeonato Brasileiro
Data: 27 de dezembro de 2020, domingo
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Horário: 18h15 (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Jose Claudio Rocha Filho (SP)
Cartões amarelos: Carlinhos (VAS)
Gols: Nikão, do Athletico-PR, aos 10'/2ºT; Carlos Eduardo, do Athletico-PR, aos 37'/2ºT; Carlos Eduardo, do Athletico-PR, aos 15'/2ºT

Athletico-PR: Santos, Jonathan (Khellven), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner, Richard (Jadson), Christian (Lucho), Léo Cittadinni (Canesin) e Nikão; Carlos Eduardo e Kayzer (Walter). Técnico: Paulo Autuori

Vasco: Fernando Miguel, Léo Mattos (Pikachu), Werley, Leandro Castan e Neto Borges; Andrey (Tiago Reis), Marcos Júnior (Leo Gil), Juninho (Gustavo Torres) e Carlinhos; Vinicius (Talles Magno) e German Cano. Técnico: Ricardo Sá Pinto