Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

GP da Emilia Romagna: datas, horários e tudo sobre a 7ª etapa da F1 em 2025

O GP da Emilia Romagna não só marca o início da temporada europeia, como também é o começo de uma sequência de três corridas em três finais de semana seguidos, além de ser a estreia do composto C6, o mais macio - e, portanto o mais aderente e de menor durabilidade - oferecido pela Pirelli ao longo do ano.

É esperado que as equipes levem novidades para esta prova, já antecipando a mudança que terão que fazer para se adequar a um novo controle de flexibilidade da asa dianteira que entra em vigor no GP da Espanha.

Outro assunto que vai render é a volta de Franco Colapinto ao grid. O argentino está confirmado apenas nas cinco próximas etapas e, depois, a Alpine vai reavaliar a situação dele e de Jack Doohan, que ocupou a vaga nas seis primeiras etapas e segue no time.

Isso sem falar em Oliver Oakes, que era chefe da Alpine e chegou a ser cotado para substituir Christian Horner, pressionado pela queda da Red Bull e também pelo julgamento da acusação trabalhista feita por uma funcionária que lidava diretamente com ele, que deve começar no início do ano que vem. Oakes pediu demissão depois que seu irmão e sócio foi preso por movimentações financeiras suspeitas.

Como acompanhar o GP da Emilia Romagna:

Sexta-feira, 16 de maio
Treino livre 1, das 8h30 às 9h30: BandSports, BandPlay e site da Band
Treino livre 2, 12h às 13h: BandSports, BandPlay e site da Band

Sábado, 17 de maio
Treino livre 3, das 7h30 às 8h30: BandSports, BandPlay e site da Band
Classificação, das 11h às 12h: TV Band, BandSports, BandPlay e site da Band (transmissão começa 10h30)

Domingo, 18 de maio
Corrida, a partir das 10h: TV Band, BandPlay, site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM (transmissão começa às 9h)

Raio-X do circuito de Imola

Distância: 4909 m
Número de voltas: 63
Recorde em corrida: 1min14s484 (Lewis Hamilton, Mercedes, 2020)

Continua após a publicidade

DRS - 1 zona
Detecção antes da curva 16 e ativação na reta principal

Pneus disponíveis: C4 (duros), C5 (médios) e C6 (macios)

Características da pista de Imola

É um traçado em que a precisão do piloto é muito importante, nas linhas e nas freadas, já que é um circuito bastante estreito e sem muito espaço para erros, ainda mais agora que mais britas foram instaladas nas áreas de escape, substituindo asfalto. A classificação também promete ser importante justamente por isso: é difícil encontrar um espaço para passar na corrida.

O circuito se tornou mais rápido com as últimas reformas, embora seja considerada uma pista de média velocidade no geral. Em comparação com ao traçado que estava no calendário até 2006, a Variante Bassa foi removida, fazendo com um longo trecho, da curva Rivazza à Tamburello, seja feito de pé embaixo.

Pilotos e equipes estarão de olho no tempo neste fim de semana, já que há previsão de chuva em algum momento em todos os dias. Nos últimos dois anos, choveu em Imola e ficou claro que o asfalto demora para secar. Principalmente se as temperaturas estiverem mais baixas. Apesar da corrida ser em maio desta vez, em teoria é mais quente que abril, a previsão é de que os termômetros não passem dos 22ºC neste fim de semana.

Continua após a publicidade

Como foi o GP da Emilia Romagna em 2024

Max Verstappen liderando o GP da Emilia-Romagna
Max Verstappen liderando o GP da Emilia-Romagna Imagem: James Sutton - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Pole Position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min14s746

Pódio da corrida:
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1h25min25s
2º Lando Norris (ING/McLaren) +0s725
3º Charles Leclerc (MON/Ferrari) +7s916

O GP da Emilia Romagna parecia ser uma história de reviravolta da Red Bull após um começo ruim em termos de acerto do carro. Com 20 voltas para o fim, Verstappen tinha uma vantagem de 7s5 sobre Norris. No entanto, conforme os pneus duros se desgastavam, Verstappen perdia desempenho em comparação a Norris.

Os pneus da Red Bull perderam temperatura e não conseguiram se recuperar, enquanto a McLaren de Norris, que havia lutado com as temperaturas dos pneus antes, ganhou vida. Apesar disso, Verstappen segurou uma vitória estreita, que seria uma das melhores da temporada.

Continua após a publicidade

Mas o que ficou do GP foi que a Red Bull, mesmo vencendo, mostrou vulnerabilidade. A Ferrari trouxe atualizações, mas lutou para traduzi-las em tempo de volta, no que seria um longo caminho até que eles se encontrassem novamente.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.