Topo

Brasileirão - 2020

Vasco vence o Santos e fica perto de sair da zona de rebaixamento

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/12/2020 18h01

O Vasco pôs fim a um jejum que já durava sete partidas, venceu o Santos por 1 a 0 na tarde de hoje (20), com gol de Carlinhos, e ficou mais perto de sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Os paulistas, por sua vez, perderam a oportunidade de se aproximar do G-4.

Essa foi apenas a quarta vitória do Cruz-maltino em São Januário na competição. Até esta rodada, o time tinha o quarto pior aproveitamento como mandante.

Na próxima rodada, a última antes do Reveillón, o Vasco enfrenta o Athletico Paranaense na Arena da Baixada (PR). Já o Santos recebe o Ceará na Vila Belmiro (SP).

Vasco abre o placar e depois se segura

O Vasco teve a iniciativa do jogo no começo da partida, mas passou a se defender depois de fazer o gol. No segundo tempo, esta situação se intensificou, com o Santos pressionando e o Cruzmaltino tentando engatar algum contra-ataque. Com muito sufoco, o time do técnico Ricardo Sá Pinto conseguiu se segurar.

Fernando Miguel "paredão"

O experiente goleiro fechou o gol e fez duas grandes defesas, ajudando o Vasco. Uma no primeiro e a outra no segundo tempo.

Pituca tem iniciativa

Em um time castigado por lesões, problemas pessoais e desgaste físico, Diego Pituca se salvou. Sobrou iniciativa ao meio-campista, que foi o melhor jogador do sistema de marcação do Santos. Ele ainda tentou conduzir a bola ao ataque, mas sem o mesmo sucesso.

Kaio Jorge apagado

Na ressaca dos dois gols marcados na classificação sobre o Grêmio pela Libertadores, Kaio Jorge teve atuação apagada. O centroavante santista sofreu com a falta de entrosamento do setor ofensivo, bastante modificado com as ausências de Marinho e Soteldo no primeiro tempo, e não teve nenhuma oportunidade para marcar.

Juninho dá outra dinâmica ao Vasco

Muito pedido pelos torcedores, o jovem meia Juninho enfim foi escalado como titular - e correspondeu. Habilidoso, ele deu outra dinâmica ao time e quase fez um golaço no primeiro tempo.

Carlinhos faz primeiro gol pelo Vasco

O Vasco abriu o placar logo aos 8 minutos do primeiro tempo, quando Léo Matos foi à linha de fundo e fez um belo cruzamento para Carlinhos, que chegou "chapando" para estufar a rede. Foi o primeiro gol do meia pelo clube.

Marinho "auxiliar"

No banco de reservas no início do jogo, Marinho foi quase que um "auxiliar-técnico" de Cuca à beira do campo. Durante a parada para a hidratação, o atacante orientou seus companheiros e passou instruções.

Cuca discute com árbitro

No primeiro tempo, o técnico Cuca, do Santos, bateu boca com o árbitro Ricardo Marques Ribeiro. Com o dedo em riste, o "homem do apito" pediu "mais respeito" ao treinador.

Benítez vetado

O meia Martín Benítez acabou vetado da partida por conta de dores musculares. Seu contrato de empréstimo se encerrará no próximo dia 31, e o Vasco ainda não chegou a um acordo de compra com o Independiente (ARG).

A chegada do Vasco

A chegada do Santos

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 x 0 SANTOS

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20 de dezembro de 2020 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Alessandro Alvares Rocha de Matos (BA) e Guilherme Dias Camilo (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto (MG)
Cartão amarelo: Jadson (Vasco)
Gols: Carlinhos, aos 9min do primeiro tempo (Vasco)

Vasco: Fernando Miguel; Léo Matos, Jadson, Leandro Castan e Henrique; Marcos Júnior (Bruno Gomes), Andrey, Juninho (Marcelo Alves) e Carlinhos (Yago Pikachu); Cano e Vinícius (Gustavo Torres). Técnico: Ricardo Sá Pinto

Santos: John, Fernando Pileggi (Bruno Marques), Luiz Felipe (Soteldo), Alex e Felipe Jonatan; Alison, Sandry (Lucas Lourenço) e Diego Pituca; Madson (Marinho), Kaio Jorge (Marcos Leonardo) e Lucas Braga. Técnico: Cuca.