Topo

Porto Alegre veta Gre-Nal no Beira-Rio e clássico deve ser no interior

Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/07/2020 13h17

A Prefeitura de Porto Alegre definiu hoje que não vai dar autorização para realização do Gre-Nal 425, marcado para quarta-feira (22), no estádio Beira-Rio. O argumento do Comitê Técnico de Enfrentamento ao coronavírus é o aumento na taxa de ocupação no número de leitos de UTI e crescente curva de mortes em decorrência da doença.

A tendência é que o clássico seja disputado em Caxias do Sul ou Bento Gonçalves.

O jogo entre Grêmio e Internacional, anunciado pela FGF (Federação Gaúcha de Futebol) e Governo do Rio Grande do Sul, chegou a ser antecipado em um dia para ter transmissão em TV aberta. O clássico marca a retomada do Campeonato Gaúcho.

A FGF analisa os estádios de Caxias do Sul, Centenário e Alfredo Jaconi, e também o estádio do Esportivo, em Bento Gonçalves. Disputar o Gre-Nal no Vale do Sinos está, em um primeiro momento, descartado.

"Vamos acatar a decisão da Prefeitura, mas é um pouco difícil de entender, por todas as situações colocadas. Chegamos ao limite do que poderíamos chegar", disse Luciano Hocsman, presidente da FGF, em entrevista à Rádio Gaúcha.

Confira nota oficial da Prefeitura de Porto Alegre

Diante do quadro de aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI da Capital, a Prefeitura de Porto Alegre, anunciou nesta sexta-feira, 17, que a realização de jogos de futebol segue restrita temporariamente. A medida leva em conta o aumento da taxa de contaminação por Coronavirus e seguirá tendo acompanhamento das equipes técnicas da Secretaria de Saúde. Apesar do acompanhamento técnico e de protocolos criados pela Federação Gaúcha de Futebol, o momento da pandemia na cidade não permite a realização de eventos desse porte.

A Prefeitura informa que seguirá avaliando a situação e manterá contato direto com a Federação Gaúcha de Futebol e os clubes com sede na capital para que todas as medidas a serem adotas sejam pensadas com base na segurança de toda a população de Porto Alegre.