Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: Alisson e Raphinha são campeões, e Cunha dá show

Dois titulares da seleção brasileira comemoraram títulos no fim de semana do futebol na Europa: o goleiro Alisson e o atacante Raphinha celebraram as conquistas de Liverpool e Barcelona.

O primeiro a levantar a taça foi Raphinha. No sábado, em Sevilha, o Barcelona venceu o Real Madrid por 3 a 2, na prorrogação, para ficar com seu 32º título na Copa do Rei. O brasileiro teve atuação abaixo da média da temporada: perdeu boas oportunidades e chegou a cavar um pênalti, depois anulado pelo VAR.

Apesar do jogo sem muito brilho, o segundo título do Barcelona na temporada — também venceu a Supercopa da Espanha — coloca Raphinha em uma posição de destaque na briga por prêmios individuais.

Coletivamente, a equipe ainda está na disputa pelos títulos do Campeonato Espanhol (lidera com 4 pontos de vantagem sobre o Real Madrid) e da Champions League, em que está na semifinal.

Alisson celebra a conquista da Premier League ao lado do escocês Andrew Robertson
Alisson celebra a conquista da Premier League ao lado do escocês Andrew Robertson Imagem: Liverpool FC

No domingo, foi a vez de Alisson ser campeão da Premier League pela segunda vez com o Liverpool. A equipe de Arne Slot goleou o Tottenham por 5 a 1 e chegou a 82 pontos, garantindo a taça por antecipação.

Com mais um título, o brasileiro ganha ainda mais espaço na galeria de ídolos do clube. Ele já é considerado o segundo melhor goleiro da história do Liverpool, atrás apenas de Ray Clemence, mito da equipe nos anos 1970 e 1980, melhor fase da história dos Reds.

Vini Jr, do Real Madrid, e Lamine Yamal, do Barcelona, disputam a bola durante final da Copa do Rei
Vini Jr, do Real Madrid, e Lamine Yamal, do Barcelona, disputam a bola durante final da Copa do Rei Imagem: REUTERS/Marcelo Del Pozo

Descontrole e decepção

Do outro lado da final da Copa do Rei, o trio brasileiro do Real Madrid viveu uma noite para esquecer, marcada pelo destempero da equipe madrilenha e por atuações abaixo do esperado.

Continua após a publicidade

Comecemos por Endrick: artilheiro do time na Copa do Rei e estrela da competição nas rodadas anteriores, o jovem atacante foi deixado no banco de reservas por Carlo Ancelotti — mesmo sem Kylian Mbappé no time titular.

O ex-jogador do Palmeiras só entrou em campo no segundo tempo da prorrogação e praticamente não tocou na bola.

Vini Jr e Rodrygo foram titulares, mas também tiveram uma noite ruim. O camisa 7 ainda melhorou no segundo tempo, quando o time reagiu na partida, mas teve que deixar a partida mais cedo com uma lesão; depois, ficou marcado pelas reclamações enérgicas contra a arbitragem, já no banco de reservas.

Para Rodrygo, a final também não trará boas lembranças. Titular do ataque, em uma formação parecida à da temporada 2023-24, ele não rendeu e foi substituído por Mbappé no intervalo.

Matheus Cunha já marcou 17 gols na temporada e vai deixar os Wolves
Matheus Cunha já marcou 17 gols na temporada e vai deixar os Wolves Imagem: Getty Images

O show de Cunha

Voltemos à Liga Inglesa, onde Matheus Cunha tem alegrado a torcida do Wolverhampton em suas últimas partidas pelo clube. Em uma das melhores atuações de um jogador brasileiro na temporada, ele marcou uma vez e deu duas assistências nos 3 a 0 sobre o Leicester, no sábado.

Continua após a publicidade

Além de balançar as redes pela 17ª vez no ano e servir os companheiros, o meia-atacante ainda criou pelo menos outras cinco boas chances. O jogo foi dele. Com os três pontos, os Wolves chegaram a 41, ocupando a 13ª posição, à frente de Manchester United, Everton e Tottenham.

O United, aliás, deve ser a nova casa do brasileiro. Ele tem negociações avançadas com os Diabos Vermelhos e pode ser anunciado como reforço já nas próximas semanas.

Final inglesa terá três brasileiros

O fim de semana também teve a definição dos finalistas da Copa da Inglaterra, o torneio mais tradicional do país: Crystal Palace e Manchester City se enfrentarão em Wembley pelo título.

No sábado, o Palace venceu o Aston Villa por 3 a 0; no domingo, o City passou pelo Nottingham Forest, com 2 a 0 no placar.

Assim, a final terá três brasileiros na disputa: Matheus França, ex-Flamengo, tem jogado pouco, mas é membro do elenco do Palace; pelo City, o goleiro Ederson (que tem sido reserva nos jogos do torneio) e o ponta Savinho são os representantes do país.

Continua após a publicidade

Adeus ao título invicto

Na França, o PSG entrou em campo no Parc des Princes, contra o Nice, defendendo a invencibilidade na Ligue 1 — e o sonho de terminar a liga sem perder uma única vez. Não deu: os visitantes venceram por 3 a 1.

O zagueiro Marquinhos começou como titular e foi substituído por Lucas Beraldo, outro brasileiro do elenco, aos 24min da segunda etapa. Na terça-feira, o PSG volta a campo para encarar o Arsenal, nas semifinais da Champions League.

Ainda na França, o Lille venceu o Angers fora de casa por 2 a 0, com gol do zagueiro Alexsandro. Foi o primeiro gol do defensor na temporada. Ele é um dos destaques da equipe, que pulou para o terceiro lugar na classificação, e já entrou em pré-listas de convocados de Dorival Jr. para a seleção brasileira.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.