Brasileiros pelo mundo: rodada pós-Data Fifa tem gols, polêmica e reserva
A cada atuação ruim da seleção brasileira, a frase se repete: "Tem jogador que só joga bem no clube". Depois de uma vitória magra contra o Equador, uma derrota para o Paraguai — ambas com placar de 1 a 0 — é natural que o torcedor fique desconfiado e questione os atletas e o treinador.
Na volta às atividades do futebol europeu, os jogadores da seleção puderam virar a página das atuações que deixam o Brasil apenas na sexta colocação das Eliminatórias. E teve quem conseguiu fazer isso em grande estilo.
Foi o caso do zagueiro Gabriel Magalhães, titular da seleção nos dois jogos oficiais da última Data Fifa. Ele marcou o gol da vitória por 1 a 0 do Arsenal sobre o Tottenham. O resultado, na casa do arquirrival, mantém o time de Mikel Arteta invicto e na vice-liderança da Premier League.
Quem também tem 10 pontos em quatro rodadas no Campeonato Inglês é o Newcastle, de Bruno Guimarães. Criticado na seleção, o meio-campista continua sendo peça fundamental no time do norte da Inglaterra: contra o Wolverhampton, Bruno deu uma assistência, quase fez um golaço de fora da área e, como capitão, foi o líder do time em campo, na vitória por 2 a 1.
Derrotado pela terceira vez em quatro rodadas, o Wolverhampton está na zona de rebaixamento. Os volantes brasileiros André e João Gomes foram titulares, mas não se sobressaíram.
Ainda na Premier League, o Liverpool protagonizou a zebra da rodada, ao perder em casa para o Nottingham Forest, por 1 a 0. Foi o primeiro gol sofrido por Alisson no Campeonato Inglês nesta temporada, depois de três partidas invicto. Depois do jogo, ele disse que gol poderia ter sido evitado caso o Liverpool desse menos espaços ao rival.
Titular do meio-campo de Dorival Júnior, Lucas Paquetá também jogou no fim de semana: no sábado, ele começou a reserva do West Ham e entrou no segundo tempo do empate por 1 a 1 contra o Fulham. João Pedro, do Brighton, que entrou na etapa final contra o Paraguai, foi poupado por "questões físicas" — o clube deve confirmar se ele tem alguma lesão nesta semana.
Na Espanha, o trio do Real Madrid — Vini Jr., Rodrygo e Endrick — esteve em campo na vitória por 2 a 0 sobre a Real Sociedad, com participações bem diferentes.
Vini Jr. foi um dos personagens do jogo: mesmo ainda longe do nível apresentado na temporada passada, ele fez o primeiro gol em cobrança de pênalti e sofreu outro penal, batido por Mbappé. Na comemoração do gol que abriu o placar, o brasileiro fez um gesto de "silêncio" para a torcida rival. O gesto causou polêmica na Espanha e deve ser um dos assuntos da semana.
Rodrygo, por sua vez, não foi titular. Ele começou no banco, mas uma lesão de Brahim Díaz ainda no primeiro tempo colocou o ex-jogador do Santos na partida. Endrick foi novamente uma opção de fim de jogo: entrou nos acréscimos, no lugar de Mbappé.
A lista de jogadores do futebol europeu que estiveram em campo contra o Paraguai tem ainda Marquinhos, do PSG, e Danilo, da Juventus. Ambos não entraram em campo no fim de semana: o zagueiro ficou fora da vitória por 3 a 1 sobre o Brest; já o lateral-direito não saiu do banco no empate sem gols contra o Empoli.
Deixe seu comentário