Brasileiros pelo mundo: Raphinha e Vini comandam vitórias; ex-Vasco brilha
Ler resumo da notícia

Barcelona e Real Madrid tiveram dificuldades, mas venceram seus duelos pela 32ª rodada da Liga Espanhola, ambos com atuações decisivas de brasileiros.
No sábado, Raphinha colocou nas costas um time que perdia por 3 a 1 e comandou a virada para 4 a 3 contra o Celta, com uma assistência e dois gols, incluindo a cobrança de pênalti aos 53min da etapa final, que fechou o placar.
O abraço do camisa 11 do Barcelona no treinador Hansi Flick, após a partida, foi a imagem do jogo e acabou nas capas dos jornais esportivos da Catalunha no domingo.

O resultado em Montjuic colocou pressão sobre o Real Madrid, que enfrentaria o Athletic Club. Sem Kylian Mbappé — que cumpria suspensão pelo cartão vermelho contra o Alavés —, Carlo Ancelotti escalou o time num esquema diferente, com Vini Jr. e Rodrygo à frente, Jude Bellingham como um meia com mais presença ofensiva, e Endrick no banco.
Só que a mudança não deu certo na primeira etapa e o time só engrenou graças a uma boa exibição de Vini Jr.
O camisa 7 era a principal arma ofensiva, jogando pela esquerda, e chegou a marcar um gol, que foi anulado por impedimento de Endrick, que participou da jogada; o atacante de 18 anos entrou em campo aos 13min da segunda etapa, substituindo Dani Ceballos.
Endrick deu uma nova dinâmica ao ataque, num momento em que o Real Madrid pressionava. Mas foi de Federico Valverde o golaço que garantiu a vitória por 1 a 0, num chute de primeira, da entrada da área, sem chances para o goleiro Unai Simon.
Falha de goleiro marca empate
Um dos jogos mais emocionantes da rodada na Espanha, Villarreal 2 x 2 Real Sociedad, acabou marcado pelo erro de um goleiro brasileiro.
Luiz Júnior, do Villarreal, complicou-se ao receber um passe de um companheiro e chutou a bola em cima de Mikel Oyarzabal, no lance em que a Real Sociedad fez 2 a 1. Ayoze Pérez empatou o duelo.
A falha foi um ponto fora da curva para o arqueiro, que foi revelado pelo Mirassol e passou pelo Famalicão, de Portugal, antes de chegar à Espanha. Júnior começou a temporada na reserva, mas ganhou a posição de Diego Conde após boas atuações.

Martinelli mantém boa forma
Depois da atuação de destaque na vitória por 2 a 1 sobre o Real Madrid, que eliminou os espanhóis da Champions League, Gabriel Martinelli voltou a jogar bem pelo Arsenal.
O brasileiro marcou o segundo gol na goleada por 4 a 0 sobre o Ipswich Town, fora de casa. O ponta chegou a nove gols na temporada, superando os oito marcados em 2023-24.
Trio comanda arrancada dos Wolves
Ainda na Premier League, o Wolverhampton chegou à quinta vitória seguida com o 1 a 0 sobre o Manchester United, no Old Trafford. O gol foi marcado de falta, pelo espanhol Pablo Sarabia, mas o resultado teve um toque brasileiro.
André, João Gomes e Matheus Cunha foram titulares do time comandado por Nuno Espírito Santo. Os três tiveram bom desempenho, com destaque para Cunha, que mais uma vez esteve em bom nível, mesmo diante de um rival complicado.

Ex-Vasco marca dois na MLS
Na MLS, o Cincinnati manteve-se no topo da Conferência Leste graças à vitória por 3 a 2, fora de casa, contra o Chicago Fire. A estrela da partida foi o meio-campista Evander, ex-Vasco, que marcou duas vezes.
O brasileiro abriu o placar com uma arrancada de seu próprio campo que acabou no fundo das redes após um chute que desviou na defesa e enganou o goleiro; depois, fez o terceiro em jogada individual pela ponta esquerda.
Em sua primeira temporada pelo clube — depois de brilhar em dois anos no Portland Timbers —, Evander já soma oito gols e duas assistências em 11 jogos.
Outro brasileiro que brilhou na partida foi Sergio Santos, revelado pelo Audax e que disputa a sétima temporada na MLS; ele deu duas assistências, suas primeiras neste ano.

Talisca mantém boa fase
Anderson Talisca continua em grande fase no Fenerbahçe. No domingo, ele marcou mais duas vezes, no empate por 3 a 3 contra o Kayserispor, pela 32ª rodada da Liga Turca.
O resultado foi pouco interessante para o time, que viu a desvantagem para o Galatasaray aumentar para cinco pontos. Já para Talisca, foi a coroação do bom momento: ele vinha de marcar três na goleada por 4 a 1 contra o Trabzonspor e outro gol na vitória por 3 a 1 contra o Sivasspor.
O brasileiro soma 11 gols e uma assistência em sua temporada de estreia pelo clube.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.