Gustavinho Lima

Gustavinho Lima

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Lucas 'Nowitzki' Dias sobra no Brasil, e chegar ao topo é questão de tempo

Lucas Dias atingiu a marca dos 6 mil pontos no NBB. Um feito reservado a apenas nove jogadores na história da Liga. Mas, no caso dele, o número vem com detalhe importante: aos 29 anos, é o mais jovem a alcançar tal pontuação. Um marco que não apenas coloca seu nome entre os grandes, mas também reforça o que já está evidente para quem acompanha o basquete nacional: estamos falando do melhor jogador atuando no Brasil.

O Dirk Nowitzki do NBB

Campeão do Novo Basquete Brasil pelo Paulistano na temporada 2017/18 aos 22 anos, atual tricampeão com o Sesi/Franca e atual bi MVP, além de também ter sido eleito jogador mais valioso da última Final, Lucas vem construindo uma carreira que mistura talento e uma liderança poderosa.

A técnica refinada de costas para a cesta, o chute no estilo fade away (caindo para trás com um pé só) e o afiado chute de três pontos (com uma parábola perfeita!) fazem lembrar (guardadas as devidas proporções) a técnica do alemão Dirk Nowitzki, campeão da NBA pelo Dallas Mavericks.

Poder para decidir e empoderar

Isso sem falar da frieza nos momentos decisivos, os arremessos que parecem pesar toneladas e ainda assim caem com naturalidade (que diga o arremesso no último segundo para dar o título ao Franca na final da Copa Intercontinental em 2023). Mas o diferencial de Lucas vai além da bola que entra: está na capacidade de fazer os outros jogarem melhor, de confiar e elevar o nível de quem está ao lado.

Essa liderança ficou evidente quando, mesmo lesionado, entrou em quadra na final do Paulista contra o São José dos Campos. No sacrifício, o Franca saiu campeão, mas a um preço alto, pois a lesão no adutor agravou e o time ficou cambaleante sem seu pilar.

Na sua ausência, o Franca perdeu oito dos primeiros 19 jogos no NBB. Com ele de volta? Uma campanha quase perfeita com 11 vitórias e apenas uma derrota. Isso não é só sobre basquete. É sobre presença, comando, influência!

O topo é só questão de tempo

Os números nesta temporada (14.3 pontos por jogo de média) mostram consistência. Mas se Lucas Dias continuar no Brasil, saudável, esses 6 mil pontos vão virar só mais um degrau. O topo da lista é só questão de tempo. E pra chegar lá basta continuar confiando no grupo, jogando bonito, decidindo nos momentos grandes e, acima de tudo, liderando.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.