A nova era do basquete feminino
Ler resumo da notícia

Na charmosa Arena Centauro, localizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a LBF fez o lançamento da temporada 2025, que promete agitar os corações dos fãs do basquete feminino.
Com a participação de jogadoras, técnicas, dirigentes e patrocinadores, a apresentação serviu para comemorar os 15 anos da Liga de Basquete Feminina e anunciar as 11 equipes participantes para a nova edição.
Cinco Estados mais o Distrito Federal na disputa
Os onze times que concorrem pela taça de campeão são: Sampaio Basquete (MA), ADRM Maringá (PR), Unisociesc Blumenau (SC) Sodiê Mesquita (RJ), Santo André, Corinthians, Sesi Araraquara, Unimed Campinas, Pontz São José Basketball e a volta do tradicional Ourinhos (todos de SP) além do Cerrado (DF).
As equipes jogam todas contra todas em turno e returno. As oito melhores se classificam para a disputa dos playoffs em melhor de três nas quartas e semis e em melhor de cinco jogos nas finais.
O Sesi Araraquara é o atual bicampeão e entra em quadra para defender o título.
Presença de Iziane
Depois de uma carreira extremamente vitoriosa como jogadora de basquete, se despedindo das quadras com um título da LBF, Iziane Castro Alves assumiu o cargo de Secretária Nacional de Excelência Esportiva no Ministério do Esporte e abrilhantou o evento assumindo o compromisso com o desenvolvimento do basquete feminino, reforçando o apoio institucional do Ministério do Esporte e a parceria com a Liga de Basquete Feminino.
Jogo das Estrelas no Ginásio do Pacaembu
Em uma ótima escolha, foi anunciado que o tradicional ginásio do Pacaembu, que já foi sede dos Jogos Pan Americanos de 1963, será o palco do Jogo das Estrelas nesta temporada.
Copa LBF em São Luís do Maranhão
O torneio reúne os quatro melhores classificados do primeiro turno, e esse ano a competição segue para novas terras, em São Luís onde a adrenalina e a paixão pelo basquete encontram a fervorosa torcida maranhense.
Linda Homenagem
Em uma excelente iniciativa, a ex-jogadora Simone Lima foi homenageada com a silhueta do troféu de Melhor Jogadora da Partida.
Simone brilhou no campeonato nacional, e ficou marcada por ter feito a primeira cesta da história da competição além de ter se sagrado também campeã da primeira edição da LBF pelo Santo André em 2011.
A pivô travou uma luta contra um câncer durante mais de três anos e morreu em 2023 ainda muito jovem aos 43 anos.
Tratado Antirracista pela Diversidade
Em parceria com a LNB (Liga Nacional de Basquete) a LBF adotou o Tratado Antirracista pela Diversidade, focado no combate ao racismo e na luta contra todos os tipos de preconceitos dentro do ecossistema do basquete.
Mulheres como protagonistas
A LBF 2025 segue crescendo e na luta por maior protagonismo, com um novo capítulo sendo escrito.
"O crescimento do esporte feminino no Brasil é uma realidade, e a LBF CAIXA 2025 reflete esse avanço. Nosso compromisso é oferecer uma liga cada vez mais forte, com mais investimento, visibilidade e oportunidades para os atletas. O basquete feminino tem talento e história, e queremos que ele continue ganhando o espaço e o reconhecimento que merece", comentou Mariana Camargo, gestora administrativa e operacional da LBF.
Já passou a hora de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, e o basquete feminino que já foi campeão mundial e bimedalhista olímpico sem dúvida merece voltar a ter maior apoio, visibilidade e um lugar de real destaque.
O campeonato inicia no dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, com a partida entre Corinthians e Pontz São José Basketball no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.