Gustavinho de Conti é demitido do Flamengo; argentino assume o cargo
Ler resumo da notícia

Reviravolta significativa no comando do basquete do Flamengo. Pouco mais de uma semana após a conquista da Copa Super 8 contra o líder Minas na casa do adversário, o técnico Gustavinho de Conti foi demitido de sua posição de treinador principal depois de mais de seis anos no clube.
Como sucessor, a diretoria do Flamengo anunciou o experiente técnico argentino Sergio Hernandez, de 61 anos. Hernandez é reconhecido por seu trabalho à frente da seleção argentina, com a qual conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim.
"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o técnico Gustavo de Conti foi liberado do comando da equipe de basquete. O clube agradece imensamente sua contribuição para a história rubro-negra, ao final de seis anos de dedicação e ótimo trabalho. Na sexta-feira (14), o Flamengo recebe o novo treinador, o argentino Sergio Hernández, 61 anos, mais conhecido como "Oveja". Com uma trajetória vitoriosa e uma filosofia de jogo consolidada, Hernández chega para dar início a um novo ciclo do basquete rubro-negro. Medalhista olímpico, o técnico acumula conquistas e experiência no cenário internacional", informou o Flamengo, em comunicado enviado à imprensa.
Ninguém está seguro no cargo
Depois de seis anos no comando do Flamengo, acumulando troféus nacionais e internacionais, a queda foi realmente surpreendente no mundo do basquete.
Pelo rubro-negro, Gustavinho conquistou dois títulos do NBB (2018/19 e 2020/21), uma BCLA (2020/21), uma Copa Intercontinental (2021), quatro Copa Super 8 (2018, 2020, 2024 e 2025), além de seis campeonatos cariocas (de 2018 a 2023 depois parou de disputar o regional). De Conti caiu no meio da temporada do NBB com o time na 2ª posição na tabela de classificação com 16 vitórias e 5 derrotas, só atrás do Minas e classificado para as quartas de final da Champions League das Américas.
Gustavinho foi o treinador mais jovem da história do NBB a vencer o troféu Ary Vidal de melhor treinador do ano na temporada 2013/14, aos 34 anos, quando ainda era técnico do Paulistano.
Venceu mais três vezes o prêmio de melhor treinador do ano (17/18 pelo Paulistano e duas vezes pelo Flamengo, em 18/19 e 20/21), se tornando o maior vencedor entre os comandantes.
Pressão por resultados
Apesar do currículo recheado de títulos e conquistas individuais, Gustavo viu o grande rival Sesi/Franca assumir o posto de melhor time do país e a hegemonia do basquete brasileiro, conquistando três NBB seguidos, a última final em cima do Flamengo dentro do Maracanãzinho lotado de rubro negros.
Perdeu também a final da BCLA para o Quimsa, da Argentina, o que gerou ainda mais pressão no cargo.
Não foi a primeira vez
Ano passado, Gustavinho já havia passado por situação similar quando, em uma decisão também conturbada, foi desligado como treinador da seleção brasileira principal de basquete às vésperas do pré-olímpico na Letônia.
Petrovic assumiu como treinador, conquistou a vaga e o Brasil ficou entre os 8 do mundo nos jogos olímpicos de Paris.
Desafio de Oveja
Sergio Hernandez tem um currículo extremamente vitorioso como treinador, e já teve uma passagem como técnico do Brasília Basquete na temporada 2013/14, alternando bons e maus resultados.
Com um elenco estrelar que contava com Alex Garcia, Guilherme Giovannoni e Nezinho, o Brasília foi campeão sul-americano, mas não conseguiu manter a mesma produtividade a longo prazo e foi varrido nas quartas de final do NBB contra o São José dos Campos por 3 a 0 nos playoffs melhor de cinco.
No Flamengo, Oveja conta novamente com um elenco recheado de estrelas e espera conseguir implantar sua filosofia de jogo.
"Espero transmitir minha identidade ao time. Gosto de um basquete dinâmico, agressivo, com uma defesa compacta que force erros do adversário e ataque em transição. Ao mesmo tempo, precisamos ter paciência e inteligência para tomar as melhores decisões em cada posse. Estou muito motivado e ansioso para começar este novo desafio com o Flamengo ", comentou o novo treinador.
Sua estreia à frente do Flamengo está marcada para para 28 de fevereiro, contra o Pato Branco, no Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.