PM do Rio ganha carros 'secretos', mas governador deixa escapar quais são
Ler resumo da notícia
O anúncio dos novos carros da Polícia Militar gerou polêmica no Rio de Janeiro. Em postagem nas redes sociais, o governador Claudio Castro (PL) exibiu a criação de uma frota descaracterizada, que agirá a paisana em um trabalho de inteligência e investigação. O detalhe, porém, é que a postagem deixou escapar quais seriam estes 38 veículos 'secretos'.
Ainda que tenham tentado disfarçar, sem mostrar a logomarca e a frente dos veículos, dá para perceber claramente que se trata do Nissan Kicks Active, veículo que é produzido em Resende, no estado do Rio de Janeiro.
A principal crítica recai sobre a exposição dos modelos dos veículos, já que a ideia divulgada pelo governador era de que eles atuariam disfarçados.
"É como se a polícia estivesse anunciando para os bandidos quais carros evitar", ironizou um internauta nos comentários da postagem.
Além das críticas à exposição dos veículos, a iniciativa também gerou preocupação em relação à segurança de cidadãos que possuem carros com características semelhantes às das viaturas a paisana. "Se eu tenho um carro desse, venderia e compraria um de outro modelo", comentou outro internauta.
A controvérsia se acentuou com o fato de que detalhes como modelo, das cores prata, preto e branco, placas e até o Renavam dos veículos estão acessíveis pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo do Rio, sem qualquer proteção de sigilo. O valor total do contrato com a Nissan é de R$ 4,3 milhões (R$ 114 mil cada um dos 38 veículos).
Questionado sobre o episódio, Claudio Castro minimizou o fato de ter divulgado quais serão os carros a paisana da PM do Rio. Segundo o governador, "quando esse veículo vem para a segurança pública ele tem as placas alteradas. Sempre foi assim e continuará assim porque está na lei".
"Sobre o vídeo, esses veículos são apenas uma das marcas, com uma das cores e não representam nem 10% dos veículos descaracterizados que vão para 92 municípios, para diversos bairros. Ou seja, é uma agulha no palheiro tentar achar que só esses 38, de quase 400, que vão causar risco a qualquer um", completou.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
54 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Amanda Maria de Aragao Pinheiro
Surreal! Se alguém tinha dúvidas se esse governador era um completo IDIOTA agora não tem mais.
Francisco Carlos Garisto
Governador que ninguem sabe o nome , idiota e incompetente. Agora quem tem NISSAM KICKS no RJ vai levar tiro e não vai nem saber o porquê. Boa hora para comprar esse carro no RJ e levar para outro estado. Os proprietários desses carros vão dar de graça até.Eles devem adorar o porcaria que elegeram.
Antonio Fernandes Lira
Se eu TINHA uma ideia de comprar um Kicks, acabei de desistir!! Imagina, saio de férias com a família e vou passear no Rio de Kicks prata.... tomo uma rajada, pois fui confundido com carro descaracterizado! Nissan vendo as vendas de Kicks caírem!!!