Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Lexus traz seu primeiro híbrido plug-in ao Brasil; veja impressões

A Lexus promoveu no Brasil a estreia do seu primeiro modelo plug-in por aqui, o novo RX 450h. O SUV chega para ocupar o topo da família RX ao lado do 500 HEV (que dispensa a tomada) e agrada pelo nível de acabamento e construção, irretocáveis. O importado eletrificado, que reúne luxo e tecnologia, rodará com a mesma motorização do RAV4.

O RX 450h plug-in tem um conjunto mecânico composto por um propulsor a combustão de 2.5 litros de quatro cilindros associado a dois motores elétricos - um para o eixo dianteiro e outro para o traseiro. Com bateria de íons de lítio de 18,1 kWh, oferece autonomia de até 56 km no modo totalmente elétrico.

No interior, silêncio a bordo, acabamento extremamente refinado e dirigibilidade que permite a associação de um sofá ergonômico atrás do volante minimalista com conforto em primeiro plano. Traz como itens de série pacote ADAS como frenagem de emergência e leitura das faixas, além de head up display que projeta o indicador de velocidade e navegador.

Dados da ficha técnica apontam para 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada no modo híbrido, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Já no elétrico, baseado na metodologia do instituto para equiparar consumo de energia ao uso de combustível, faz 36,1 "km/l e" na cidade e 30,2 "km/l e" na estrada.

Imagem
Imagem: Jorge Moraes/UOL

São questões técnicas que vi na prática durante as primeiras impressões ao volante na pista de testes do complexo de Sorocaba (SP). Sem exigir muito e apelando para o modo de condução mais esportivo, o carro se amostra com potência combinada de 308 cv e 23,6 kgfm de torque.

Só pisar mais para entender isso e associar a suspensão e rodagem aro 21 à leves passadas com pantufas dentro de casa, tudo muito suave. Vale lembrar que o modelo faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos.

O híbrido plug-in oferece de série o carregador portátil e uma caixa wallbox da WEG capaz de recarregar a bateria completamente em apenas 2h45min. A autonomia elétrica é de 56 km no modo 100% elétrico.

O modelo será comercializado por R$ 609,9 mil em sua versão topo de linha. Seria ele mais carro que o Porsche Macan, por exemplo? Sim, mesmo concorrendo somente em termos de valores.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Jorge Moraes/UOL

O importado plug-in tem sete airbags, além de tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores por meio do sistema Lexus Safety System 3.0. Na cabine, a central multimídia tem tela de 14" que pode ser controlada pela voz por meio da frase 'Olá, Lexus', oferecendo conectividade sem fio para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, bem como sistema de som com assinatura da Mark Levinson com 21 alto-falantes e excelente qualidade.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Marcio de Andrade

Ótimo carro  Mas Lexus vende pouco  Esse venderá menos ainda pelo preço 

Denunciar

Domingos Spinelli

Caríssimo e sem mercado de revenda. Mais caro que uma Macan ou um Mercedes GLC 300, carros com revendeamuito melhor. Não vão vender nada com esse preço absurdo.

Denunciar

Cláudia Cristina Stein

Olha, é pura questão de gosto. Mas, com menos dinheiro se compra coisa melhor e bem mais divertida, como um Audi TTRS 2018 e ainda vai sobrar uma grana para comprar Peugeot 2008 GT 2025 ou qualquer outro de sua preferência, até um Toyota.

Denunciar