Jorge Moraes

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Leapmotor exibe sedã e prepara chegada de SUV eletrificado 'barato' no país

A Leapmotor, marca chinesa de automóveis eletrificados que integra o Grupo Stellantis ainda fará seus dois primeiros lançamentos no Brasil, mas já trabalha para anunciar a chegada de seu terceiro SUV ao país.

Após confirmar o lançamento para 2025 dos utilitários esportivos médios e elétricos C10 e B10, a montadora asiática terá em nosso mercado um utilitário do porte de Fiat Pulse e do futuro Jeep Avenger..

Para não ficar fora do segmento que cobra de R$ 125 mil a R$ 160 mil por um utilitário esportivo e disputar clientes do hatch 100% elétrico BYD Dolphin Mini, a Leapmotor tem na prateleira duas tecnologias de eletrificação disponíveis para este SUV mais acessível. Além do sistema elétrico convencional, a empresa desenvolveu modalidade de propulsão na qual o motor a combustão funciona como um gerador para recarregar a bateria.

Nesta nova tecnologia, batizada como REEV, o automóvel opera 100% de sua tração no modo elétrico.

Cotado para o Brasil, sedã elétrico B01 mede 4,77 m de comprimento e tem autonomia de até 650 km
Cotado para o Brasil, sedã elétrico B01 mede 4,77 m de comprimento e tem autonomia de até 650 km Imagem: Daniel Neves/UOL

Este novo SUV deve chegar como o líder em vendas da marca, com foco em um público "mais jovem e descolado". Em visita às instalações da marca em Hangzhou, na China, deu para perceber que a Leapmotor foca tecnologia, minimalismo e bons acabamentos.

Além dos três SUVs, um quarto veículo ainda está em processo de "escolha". Para este colunista, o B01, sedã revelado nesta quarta-feira (23) no Salão de Xangai, na China seria uma boa opção - com porte de Toyota Corolla, utiliza a mesma base do utilitário esportivo B10 e chega com duas versões, ambas elétricas, com potência inicial de 180 cv e autonomia de até 650 km no ciclo chinês CLTC.

Confira a seguir mais informações sobre os dois SUVs elétricos da Leapmotor já confirmados para o mercado brasileiro, onde desembarcam ainda neste ano - o cronograma de lançamentos deve começar em outubro.

Leapmotor C10

Leapmotor C10
Leapmotor C10 Imagem: Daniel Neves/UOL
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Melhor do que Jeep Commander? Sim. O C10, segundo a ficha técnica, chegará ao Brasil, importado da China, com 215 cv (158 kW) e 320 Nm (32,6 kgfm).

Tem versão híbrida plug-in, combinando motor 1.5 a gasolina com um propulsor elétrico. Nessa configuração, a autonomia no modo elétrico é de 145 km e chega a 970 km com o auxílio do sistema híbrido, de acordo com o ciclo WLTP - o tanque é de 50 litros.

Com 4,7 metros de tamanho e 2,8 de entre-eixos, também é comercializado em variante 100% elétrica, trazendo bateria de 69,9 kWh e autonomia de 424 km. São 218 cv (160 kW) e 320 Nm (32,6 kgfm).

Leapmotor B10

Leapmotor B10
Leapmotor B10 Imagem: Jorge Moraes/UOL

Medindo 4,5 metros de comprimento e 2,7 m de entre-eixos, o B10 tem porte semelhante ao do Jeep Compass e virá para concorrer com modelos como BYD Song Pro e Toyota Corolla Cross.

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Aqui na China só apresentaram a versão elétrica. com 218 cv (160 kW) e 240 Nm (24,5 kgfm) - são duas opções de baterias, com capacidades de 56,2 kWh e autonomia de 380 km e e 67,1 kWh, que promete alcance de 460 km com uma carga completa. Também há configuração híbrida.

Segundo Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América Latina, o time local calibrou os carros em rigidez de molas, direção, amortecedor e buchas traseiras para atender os anseios do consumidor brasileiro.

O B10 vem com central multimídia de 15 polegadas e pacote de condução semiautônoma com processador Qualcomm Spnapdragon 8155.

A experiência na central multimídia, que traz tela com resolução 2,5 K, é das melhores do momento.

O painel também é digital, com outra tela de 10 polegadas.

Mais sobre a Leapmotor

A Leapmotor tem duas fábricas e vai abrir uma terceira unidade em 2026. É verticalizada e pode fazer 600 mil baterias por ano.

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A plataforma atual comporta quatro modelos. A marca desembarcou em julho de 2024 na Europa e a chegada na América Latina por Brasil e Chile será no próximo semestre, por volta do mês de outubro.

Com apenas dez anos de existência, tem apresentado crescimento muito rápido. Vendeu 300 mil unidades em 2024, e, neste ano, a previsão é de comercializar 600 mil veículos.

Em 2023, firmou uma joint-venture com a Stellantis, que possui 51% da nova empresa e será responsável pela comercialização e distribuição global dos produtos.

Reportagem

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