Topo

CarnaUOL

Polícia Civil apreende quase 600 celulares roubados durante Carnaval em SP

Do UOL, em São Paulo

28/02/2020 08h27

A Polícia Civil de São Paulo deteve nove pessoas e apreendeu 575 celulares por meio da Operação Dakar, ação que investiga os destinos dos aparelhos furtados ou roubados durante o Carnaval em todo o Estado.

O órgão informou que as prisões aconteceram em dias diferentes: ontem, quatro pessoas foram detidas na Santa Ifigênia, região central da cidade de São Paulo.

Na quarta-feira (26), a polícia capturou outros quatro suspeitos que estavam no Aeroporto Internacional de Guarulhos portando centenas de eletrônicos. O outro caso aconteceu durante o próprio feriado de Carnaval, quando um homem com 98 celulares teve prisão decretada.

A Dakar foi deflagrada pela 3ª Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista (Deatur), do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope).

De acordo com apurações da polícia, grande parte dos aparelhos roubados seria levada para a África. Os nove detidos até o momento são senegaleses e foram indiciados em flagrante. Eles vão responder por receptação.

"Essa atividade teve início com a apreensão de celulares que chamaram a atenção da Receita Federal pelo fato de se tratar de aparelhos usados. Prontamente, em contato com a Polícia Civil do Aeroporto de Guarulhos, começamos a identificar que uma boa parte daqueles aparelhos era produto de roubo", declarou André Martins, auditor da Receita Federal e delegado da alfândega do Aeroporto de Guarulhos.

CarnaUOL