Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Pinguins reabilitados são soltos em praia de Florianópolis (SC); assista

Do UOL, em São Paulo

15/10/2020 16h28

Um grupo de 10 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foi solto ontem na praia de Moçambique, em Florianópolis, Santa Catarina. A Associação R3 Animal informou em comunicado enviado ao UOL que as aves foram resgatadas no litoral catarinense entre julho e agosto. Antes de serem soltos, todos os animais receberam um microchip de identificação e passaram por testes e exames.

Os pinguins soltos ontem foram o terceiro grupo liberado pela associação desde meados do outono, quando se inicia a temporada anual de migração desses animais a partir da Patagônia Argentina. O primeiro grupo de 20 pinguins foi liberado no dia 3 de agosto. Já a segunda leva, com 13 pinguins, foi solta no dia 24 do mesmo mês.

As aves soltas ontem foram resgatadas pelas equipes do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos) e reabilitadas no CePRAM/R3Animal (Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos), em Florianópolis.

Todos os pinguins que são resgatados pela associação fazem exames, testes de impermeabilização das penas e recebem um microchip com um número de identificação antes de serem soltos.

Segundo a associação, os pinguins que encalham nas praias catarinenses são, em sua maioria, "animais juvenis, [que] estão em seu primeiro ano de vida e encaram pela primeira vez a longa viagem de migração".

Além disso, a inexperiência dos pinguins jovens pode causar a dificuldade de se alimentar, facilidade em se perder dos seus bandos, provocando a debilitação e resultando no encalhamento desses animais nas praias. Inclusive, há o risco deles serem capturados acidentalmente por redes ou utensílios de pesca.

Somente em 2019, a Associação R3 Animal conseguiu reabilitar e soltar 67 pinguins no habitat natural.

O que fazer se você encontrar um pinguim encalhado?

Se você encontrar um ou mais pinguim encalhado, a Associação R3 indica que você faça o seguinte procedimento:

  • Ligue no telefone 0800 642 3341 e a base mais próxima do PMP-BS irá resgatar o animal;
  • Se possível, use uma toalha para conter o pinguim e coloque-o em uma caixa de papelão para mantê-lo aquecido. Cuidado com o bico;
  • Não o alimente, não molhe, jamais coloque-o no gelo. Se ele saiu da água, pode estar cansado, desidratado, doente ou com a temperatura corporal baixa. Não o force a entrar na água;
  • Mantenha distância e afaste os animais domésticos, eles podem transmitir doenças aos pinguins.