Cães de abrigo do Havaí voam para outro lado do país e dão lugar a feridos

Um avião da Southwest Airlines partiu de Maui, no estado americano do Havaí, na sexta (18) levando 136 cães e gatos para novos lares — ao menos temporários — em Portland, no Oregon. As informações são do site do programa Today Show, da rede NBC.

Estes pets haviam sido resgatados das ruas e estavam sob os cuidados da entidade de proteção animal Maui Humane Society quando o incêndio destruiu a porção oeste da ilha, especialmente a cidade de Lahaina. O fogo, no entanto, fez com que outros animais terminassem feridos ou separados de sua família — o que levou à necessidade de esvaziar o único abrigo da ilha para atender aos novos desabrigados.

Um dos cães do abrigo no Havaí que, após o incêndio florestal, foram levados ao Oregon em busca de uma família
Um dos cães do abrigo no Havaí que, após o incêndio florestal, foram levados ao Oregon em busca de uma família Imagem: Divulgação/Southwest Airlines

Assim, a equipe da Maui Humane Society emitiu um sinal de socorro a outras organizações, tutores temporários e reduziu taxas para adoções para que os antigos moradores do abrigo pudessem encontrar um novo destino e permitir que mais pets sejam socorridos.

"Sabemos que há animais na zona de queimada que precisam da nossa ajuda. Estamos priorizando salvar as vidas deles e reunir o pet e seu tutor", contou Katie Shannon, diretora de marketing da organização, ao Today.

Maui possui apenas um abrigo, o que necessitou a remoção daqueles que já viviam no local a Oregon Humane Society, para dar lugar aos pets queimados e desabrigados após o incêndio florestal
Maui possui apenas um abrigo, o que necessitou a remoção daqueles que já viviam no local a Oregon Humane Society, para dar lugar aos pets queimados e desabrigados após o incêndio florestal Imagem: Divulgação/Southwest Airlines

Outra entidade sem fins lucrativos, a Greater Good Charities, ofereceu seu suporte em parceria com a Southwest Airlines e a ONG Lucky Dog Animal Rescue. Assim, 33 cães e 103 gatos embarcaram em um voo de emergência após terem sido examinados por veterinários na ilha, que garantiram que estavam saudáveis e prontos pro trajeto.

Os pets voaram na cabine, em caixas de transporte, junto a humanos — inclusive um veterinário voluntário da Greater Good Charities que estava à bordo do avião para garantir o bem-estar dos animais durante a viagem. Logo, eles serão colocados para adoção pela Oregon Humane Society, que os recebeu em Portland, informou o Today.

Roman sendo atendido pela equipe veterinária da Maui Humane Society
Roman sendo atendido pela equipe veterinária da Maui Humane Society Imagem: Divulgação/Maui Humane Society
Continua após a publicidade

Com focos de incêndio que ainda não foram apagados em Lahaina e Kula, cerca de 3 mil pets seguem desaparecidos porque voluntários e a equipe da Maui Humane Society não podem entrar nas áreas de queimada. No entanto, eles já contabilizam ajuda a centenas de animais em campo, em áreas onde o fogo foi extinto, e milhares de litros de água para o gado.

Veterinários da organização têm atendido os pets queimados ou que respiraram fumaça. Até o momento, 60 já foram resgatados — e destes oito estão de volta com suas famílias. Entre eles está Roman, um cão sem raça definida encontrado por um "bom samaritano" desidratado, com queimaduras nas costas e nas patas. Ao atendê-lo, o veterinário achou nele um microchip em que constavam informações de seus tutores, que o buscaram no mesmo dia.

Roman reunido com sua família após o resgate
Roman reunido com sua família após o resgate Imagem: Divulgação/Maui Humane Society

"Ele estava sob os cuidados de um pet sitter [uma espécie de babá de animais] que vivia em Lahaina quando as chamas começaram. A pessoa teve que correr do fogo e pular no oceano para salvar sua vida. Roman não é fã de água e fugiu. Ele estava desaparecido há dois dias. Agora ele está sarando com seus familiares e estamos incrivelmente gratos. É um vislumbre de esperança no meio deste tipo de destruição.", contou Katie Shannon.

A Maui Humane Society espera receber uma nova onda de pets assim que o fogo for totalmente apagado em Lahaine e suas equipes possam, finalmente, vasculhar a área. "Sabemos que há animais vivos. Há relatos de gatos se reunindo, alguns deles com coleiras, cachorros se escondendo, alguns com queimaduras severas", conta Shannon. Ela garante que a organização fará todo o possível por eles, seguindo protocolos de segurança.

Deixe seu comentário

Só para assinantes