Ronronar poderoso: Gata de 14 anos bate recorde de mais barulhenta do mundo

Bella, uma gata sem raça definida de 14 anos nascida em Huntingdon, no interior do Reino Unido, se tornou oficialmente o felino doméstico vivo mais barulhento do mundo, anunciou na terça (17) o Guinness World Records, organização que publlica anualmente o Livro dos Recordes.

O ronronar da pet chegou a 54,59 decibéis durante a aferição oficial conduzida pela entidade, aproximadamente o barulho de uma máquina de lavar roupas. Nicole Spink, sua tutora, contou ao jurado Dave Wilson e à equipe independente de engenheiros de som que aferiu o recorde que a família já desconfiava há tempos que a gata pudesse ser uma das mais barulhentas do mundo.

"Amigos e parentes sempre notavam o ronronar alto da Bella, todo mundo comentava 'o que é esse barulhão?'"
Contou Nicole. Segundo ela, o som indica apenas que Bella está contente.

A britânica decidiu checar a teoria com a filha, após folhearem uma edição antiga do Livro dos Recordes. A dupla baixou um aplicativo para aferir o som produzido pela gata e o resultado lhes indicou que ela poderia ser a nova recordista.

Foi então que a família Spink entrou em contato com a organização, para que fosse feita uma avaliação oficial. Durante a sessão, o equipamento foi mantido a um metro de distância de Bella e também a um metro do chão para garantir medições precisas, que confirmaram a suspeita dos Spink.

A rotina da barulhenta

"Ela ronrona o dia inteiro. Se tem comida por perto ou se ganha carinho, ela sempre ronrona." Mas Bella não se detém apenas aos momentos felizes. "Alguns veterinários já comentaram que ela é a única gata que já viram ronronar no consultório", lembrou Nicole.

Ela também compete pela atenção da família com outras 'atrações'. "Também [acontece] quando assistimos tevê — ela gosta de fazer barulho junto com a televisão. Meu falecido marido sempre costumava reclamar sobre como o barulho dela bloqueava o som da tevê à noite."

Continua após a publicidade
Bella, a gata mais barulhenta do mundo
Bella, a gata mais barulhenta do mundo Imagem: Divulgação/Guinness World Records

Com tanta personalidade, a tutora se preocupava que Bella não ronronasse no dia da avaliação do Guinness. "Ela é uma velhinha teimosa e só faz o que quer." Mas Nicole ofereceu comida à ela e a gata não conseguiu se conter de empolgação.

"Comer e dormir são tudo na vida dela. Ela acorda na minha cama, sempre me acorda bem cedo e pede pela comida dela. Depois ela pede mais para os meus filhos ou para qualquer um que chegue em casa. Depois ela tira uma soneca, [e quando acorda], quer mais comida e carinhos", conta a tutora, que a considera bem preguiçosa.

Bella com sua tutora Nicole, o jurado Dave Wilson e seu recorde de gata mais barulhenta do mundo
Bella com sua tutora Nicole, o jurado Dave Wilson e seu recorde de gata mais barulhenta do mundo Imagem: Divulgação/Guinness World Records

"Como está ficando mais velha, ela sai cada vez menos. Ela pode passear pelo jardim, cheirar as flores, mas não vai além dali, de verdade". Apesar disso, ela é sociável — se há visitas, ela é a primeira a chegar na porta, ao contrário do segundo gato da casa, Lola.

Outros recordistas

Apesar de Bella ser a mais barulhenta gata viva do mundo, o recorde de felino doméstico mais barulhento da História pertence a dois pets já falecidos: Smokey e Merlin.

Continua após a publicidade

O também britânico Smokey, de Northampton, conquistou o seu em 2011 por ronronar a 67,8 decibéis. Quatro anos depois, seu recorde foi igualado por Merlin, outro conterrâneo de Devon.

Deixe seu comentário

Só para assinantes