Gatos também gostam de brincar de correr atrás de objetos, diz pesquisa

Os gatos têm a reputação de serem indiferentes (alguns podem até dizer preguiçosos) - mas nossa nova pesquisa descobriu que eles interagem com seus donos de maneiras surpreendentes. O que descobrimos também mostra como esse tipo de interação pode ser importante para o bem-estar dos bichanos.

Pelo que nos foi relatado, é mais comum gatos domésticos buscarem objetos do que virem quando são chamados ou miarem quando comandados. Também pode haver diferenças de raça no comportamento de apanhar objetos (pelo menos entre os gatos de raça pura). Por exemplo, os gatos siameses e suas variações cruzadas são conhecidos por serem proficientes em buscar.

Queríamos saber mais sobre como e por que os gatos buscam. Em uma pesquisa online, perguntamos aos proprietários de gatos que brincam de buscar sobre esse comportamento. Quase todos esses gatos (94,4%) não haviam sido treinados para buscar, e a maioria era jovem (menos de um ano de idade) quando seus donos perceberam que eles podiam buscar.

Na época de nossa pesquisa, esses gatos tinham buscado, em média, por aproximadamente quatro anos. Mas havia muita variação - alguns eram novos buscadores, enquanto outros haviam brincado de buscar por toda a vida.

O que aprendemos

Descobrimos que os gatos preferem estar no controle de suas sessões de busca. De acordo com seus donos, os gatos que geralmente iniciam as sessões de busca parecem mais entusiasmados com isso. Esses gatos tiveram mais sessões de busca por mês e recuperaram o objeto mais vezes em uma única sessão de brincadeira.

Imagem
Imagem: Viacheslav Lopatin/Shutterstock

A maioria dos gatos de nossa amostra era de raça mista (86%). Entre os gatos de raça pura, os siameses foram os mais comuns (22,5%), o que corrobora sua reputação de buscadores.

Os gatos que buscam preferem brincar com brinquedos como imitações de camundongos e brinquedos com catnip. Mas eles também aproveitavam ao máximo o ambiente ao seu redor e oportunamente apanhavam itens como papel amassado, laços de cabelo ou tampas de garrafa.

Continua após a publicidade

Em geral, os proprietários relataram muitas diferenças no comportamento de busca. Alguns gatos trazem o objeto para o dono primeiro, enquanto outros respondem ao fato de o dono jogar o objeto primeiro. Alguns gatos só trazem o objeto de volta na metade do caminho. Alguns são exigentes com os objetos com os quais querem brincar e outros só buscam em determinados momentos ou em determinadas áreas da casa (como subir e descer escadas).

Gatos brincalhões

Quando os gatos brincam, eles se assemelham a quando caçam. Por exemplo, perseguindo, mordendo, pulando e perseguindo a presa ou o objeto de sua preferência. A caça é um comportamento natural dos gatos, portanto, eles precisam de um escape para isso.

Brincar traz benefícios importantes para os gatos de estimação em termos de prevenção da agressividade contra os seres humanos e de substituição da predação de animais vivos.

Os donos também podem aprender sobre as necessidades de seus gatos por meio de sessões de brincadeiras, como por quanto tempo eles gostam de brincar, e assim ajudar a fortalecer o vínculo entre eles. Os gatos jovens têm maior probabilidade de serem brincalhões, tanto com objetos quanto com seus companheiros de ninhada. No entanto, não sabemos muito sobre como as brincadeiras dos gatos adultos diferem das brincadeiras dos filhotes ou dos gatos jovens, pois há poucas pesquisas sobre como os gatos adultos brincam.

Embora não tenha havido muitas pesquisas sobre o vínculo entre os gatos e seus donos, alguns estudos mostraram que esse relacionamento é importante. Por exemplo, um estudo de 2017 na Suécia descobriu que os gatos buscavam mais contato social com o dono depois de serem deixados sozinhos por 30 minutos - eles lidavam bem sozinhos, mas seu comportamento mudava quando o dono voltava para casa.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Pocket Canyon Photography/Shutterstock

É importante que os donos reservem um tempo para brincar com seu gato todos os dias. Pequenos períodos de brincadeira algumas vezes por dia são suficientes - e não precisa ser um jogo de busca. Se os gatos gostam de brincar de buscar em seus próprios termos, isso provavelmente se aplica a todos os tipos de brincadeiras. Em geral, eles preferem brinquedos que tenham características de presa - por exemplo, brinquedos que possam quebrar ou desmontar, ou que se movam de forma irregular (como brinquedos em uma haste).

Os donos podem aprender e entender o que os sinais comportamentais de seus gatos significam durante uma sessão de brincadeira. Quando um gato quer que o dono brinque com ele, ele pode levar um brinquedo até o dono ou sentar-se ao lado de um brinquedo e olhar fixamente para o dono. Exemplos de comportamento que mostram que o gato quer encerrar a sessão de brincadeiras incluem deitar-se, afastar-se da área ou não correr mais atrás de um brinquedo quando ele é jogado.

Se os donos souberem ler e interpretar a linguagem corporal do gato e souberem quando iniciar ou encerrar uma sessão de brincadeiras, o gato gostará dessa experiência e poderá ter mais oportunidades de brincar no futuro - talvez até mesmo buscar!The Conversation

Elizabeth Renner, Lecturer of Psychology, Northumbria University, Newcastle e Jemma Forman, PhD Candidate in Psychology, University of Sussex

This article is republished from The Conversation under a Creative Commons license. Read the original article.

Deixe seu comentário

Só para assinantes